O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi lançado em 2024 com um modelo inovador que marcou uma nova fase nos processos seletivos para a administração pública.
O Governo Federal já trabalha na organização da próxima edição do CPNU, mantendo os avanços conquistados em 2024 e incorporando novos aperfeiçoamentos para garantir ainda mais qualidade e transparência ao processo.
Se você deseja se preparar para as próximas oportunidades, confira abaixo o que já sabemos sobre o CNU 2025.
Acesso democrático: assim como na edição anterior, o concurso seguirá um modelo descentralizado, garantindo provas presenciais em todas as regiões do Brasil. Isso evita deslocamentos longos e reduz custos para os candidatos.
Sistema unificado de seleção: em vez de múltiplos editais e processos seletivos distintos para cada órgão público, o CPU de 2025 terá apenas um edital
Organização por blocos temáticos: as vagas continuarão sendo distribuídas por áreas de conhecimento, permitindo que os candidatos se candidatem a cargos que exigem habilidades e formações similares.
Fim das "bolinhas": cada caderno de questões virá com um código único, que identificará o candidato sem revelar seus dados pessoais aos corretores.
A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, anunciou que o Termo de Referência para a escolha da banca organizadora do CPNU 2025 será publicado em abril, com as provas previstas para ocorrer no segundo semestre. O governo pretende instituir um calendário recorrente de concursos, com ofertas de vagas mais frequentes, mesmo que em menor quantidade, visando a renovação contínua do quadro de servidores públicos.