A greve dos professores da rede pública do Distrito Federal chegou ao fim nesta terça-feira (25), após a categoria aceitar as propostas apresentadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF). A paralisação durou 23 dias e mobilizou profissionais de diversas regiões administrativas.
Entre as medidas anunciadas pelo governador Ibaneis Rocha, três envolvem concursos públicos. Uma das promessas é a publicação de um novo edital já no primeiro semestre do próximo ano.
Foto: reprodução/Sinpro
Nomeação de até 3 mil aprovados até dezembro de 2025;
Prorrogação do concurso atual por mais dois anos (até julho de 2027);
Apesar do fim da greve, o resultado não foi considerado satisfatório por grande parte dos professores. A votação foi apertada, e a principal insatisfação da categoria diz respeito à ausência de uma proposta concreta para reajuste salarial.
O último concurso da Secretaria de Educação do Distrito Federal ofereceu um total de 776 vagas imediatas, além de 3.104 oportunidades para formação de cadastro de reserva, destinadas ao cargo de Professor de Educação Básica, integrante da carreira de Magistério Público do DF.
Além disso, também foram abertas 20 vagas imediatas e 80 para cadastro de reserva para o cargo de Pedagogo – Orientador Educacional, dentro da mesma carreira.
Outro destaque do edital foi a oferta de 16 vagas imediatas e 258 em cadastro de reserva para o cargo de Gestor em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da carreira de Assistência à Educação.
Direto ao ponto e sem rodeios. Com a plataforma do TEC você pode direcionar os estudos por banca, cargo, instituição e muito mais. E, o melhor, você pode começar estudando de graça! Veja os benefícios da conta gratuita:
A ferramenta do Tec Concursos possui mais de 8,4 mil questões para a SEDF, além de aulas teóricas com conteúdos atualizados, que já auxiliaram milhares de concurseiros em aprovações.