
O concurso do ICMBIO foi publicado com a oferta de 350 vagas para os cargos de Analista Administrativo e Analista Ambiental, ambos exigindo escolaridade de nível superior.
O período de inscrições foi encerrado no dia 27 de janeiro. Agora, os candidatos devem manter o foco total nas etapas do concurso ICMBIO.
Neste conteúdo você ficará por dentro de todos os detalhes das etapas avaliatórias. Os inscritos foram avaliados em duas etapas.
A prova para o cargo de Analista Administrativo terá 120 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. Já o cargo de Analista Ambiental terá 100 questões, sendo 40 de conhecimentos básicos e 60 de conhecimentos específicos.
Analista Administrativo
Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato ao Cargo 1: Analista Administrativo que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:
- Obtiver nota inferior a 10 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos P1;
- Obtiver nota inferior a 21 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos P2; e
- Obtiver nota inferior a 36 pontos no conjunto das provas objetivas.
Analista Ambiental
Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato ao Cargo 2: Analista Ambiental que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:
- obtiver nota inferior a 8 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos P1;
- obtiver nota inferior a 18 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos P2; e
- obtiver nota inferior a 30 pontos no conjunto das provas objetivas.
A prova objetiva valerá 120 pontos.
A prova discursiva terá diferenças conforme o cargo pretendido:
Para Analista Administrativo: valerá 20 pontos e consistirá na redação de um texto dissertativo de até 30 linhas sobre um tema relacionado aos conhecimentos específicos do cargo.
Para Analista Ambiental: valerá 20 pontos e consistirá na resposta a uma questão discursiva sobre uma situação-problema (estudo de caso), a ser respondida em até 45 linhas, abordando um tema relacionado ao meio ambiente.
Fique atento ao cronograma! A aplicação das provas objetivas e discursivas ocorrerá no dia 30 de março de 2025.