Blog Estude com questões de Matemática: números inteiros

Estude com questões de Matemática: números inteiros

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Quer acelerar seus resultados, estudando com questões de Matemática, números inteiros, de uma forma diferente, mas com eficácia comprovada?

Nas próximas linhas você terá acesso a um conteúdo exclusivo do Tec Concursos. Bons estudos!

Questões de Matemática: teoria

Números inteiros é um conteúdo de Matemática cobrado em grande parte dos concursos públicos no Brasil. Pensando nisso, o professor Vítor Menezes preparou um material explicativo para intensificar seus estudos.

Não esqueça de praticar o que aprendeu com questões inéditas sobre o tema, combinado?

Introdução

Em aula anterior nós já aprendemos que os números naturais são aqueles usados para a contagem:

\mathbb {N} = \{0, \, 1, \, 2, \, 3, \, 4, \, 5, \, \cdots \}

Se acrescentarmos ao conjunto acima os opostos de cada elemento, obtemos os números inteiros, representados por: \mathbb{Z}

 

\mathbb{Z} = {..., -5, -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4, 5, ...}

O conjunto dos naturais está estritamente contido no conjunto dos inteiros:

\mathbb{N}\subset\mathbb{Z}

Dentro dos inteiros, a questão pode trazer alguns conjuntos especiais. São eles:

Símbolo

Conjunto

Comentários

Z*

{..., -3, -2, -1, 1, 2, 3, ...}

Conjunto dos números inteiros não nulos

Z_+

{0, 1, 2, 3, ...}

Conjunto dos inteiros não negativos

Z_-

{..., -3, -2, -1, 0}

Conjunto dos inteiros não positivos

Z_-^*

{..., -3, -2, -1}

Conjunto dos inteiros negativos

Z_+^*

{1, 2, 3, ...}

Conjunto dos inteiros positivos

O conjunto dos inteiros apresenta as mesmas propriedades já estudadas para os naturais (associativa, comutativa e elemento neutro, tanto para adição quanto multiplicação, além da distributiva da multiplicação em relação à adição). Apresenta ainda a propriedade do oposto, ou seja, para todo a inteiro, existe -a, tal que:

a+(-a)=0

A soma de um número com seu oposto dá 0. Exemplificando, o oposto de 3 é -3.

Módulo

Módulo indica a distância até a origem. Suponha uma rodovia "especial", com origem no km 0. Para valores à direita de 0, a quilometragem assume sinal positivo. Para valores à esquerda, negativos.

Acima exemplificamos as quilometragens -3 e +3.

Qual a distância do km 3 até a origem? A distância é de 3 quilômetros, concorda? Portanto o módulo de 3 vale 3.

Módulo de 3 = 3

Representamos o módulo por duas barras verticais:

|3|=3

E qual a distância do km -3 até a origem?

Também é uma distância de 3 quilômetros. Então o módulo de -3 também vale 3.

|-3| = 3

Assim, no fundo, o módulo transforma os números em positivos. Se o valor original já é positivo, o módulo o mantém. Se o número original é negativo, o módulo o transforma em positivo. 

Mais exemplos:

|-8| = 8

|56| = 56

|-1.560| = 1.560

Por fim, o módulo de 0 é o próprio 0. Pois a distância da origem para si mesma é uma distância nula (já que não saímos do lugar).

|0| = 0

Operações com números inteiros

1) Adição e subtração

Primeiro caso: valores de mesmo sinal. 

Basta somar e manter o sinal. Assim:

2 + 5 = 7

-2-5 = -7

Na segunda linha, primeiro fazemos 2+5=7. E depois mantemos o sinal negativo que estava presente nas duas parcelas. 

Segundo caso: valores de sinais opostos.

Basta subtrair e manter o sinal o sinal do termo de maior módulo. 

Exemplo:

6-4

Temos um termo positivo (6), um negativo (-4). Então subtraímos (6-4=2) e mantemos o sinal do termo de maior módulo 

Outro exemplo:

-8+2 = -6

Primeiro fazemos a subtração (8-2=6). Depois mantemos o sinal negativo, que é o sinal do termo de maior módulo (o maior módulo é do termo -8).

Terceiro caso: uso de parênteses.

Exemplo:

2 + (-1)=?

E agora temos que lembrar das seguintes regras:

  • menos com menos dá mais
  • mais com menos dá menos
  • mais com mais dá mais

Vejam:

No nosso caso, temos +(-1). É o caso "mais com menos". Isso dá menos.

2 + (-1)

 

2 - 1

 

=1

Outro exemplo:

-2-(-7)

Menos com menos dá mais:

=2+7

 

=9

2) Multiplicação e divisão

Basta multiplicar ou dividir os valores. Em seguida:

  • se ambos tiverem o mesmo sinal, o resultado será positivo
  • se ambos tiverem sinais opostos, o resultado será negativo

Exemplo:

2 \times (-3) = -6

 

(-5) \times (-2) = +10

 

{15 \over 5} = 3

 

{-15 \over 5} = -3

 

{-15 \over -5} = 3

Questões de Matemática: números inteiros

#2131785   VUNESP - Engenheiro Clínico (Pref Campinas)/2022

Um grupo de 9 remadores estão todos em um mesmo barco. Para um treino, esses remadores se revezaram de maneira que, a qualquer momento, sempre tinham exatamente 6 pessoas remando. Esse barco percorreu um total de 33 km e cada pessoa no barco remou a mesma distância em quilômetros. A distância que cada pessoa no barco remou nesse treino foi

A) 22 km.

B) 24 km.

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Bruna Giroldo
Formação em marketing com especialização em aprendizagem e inovação. Exerceu atividades de natureza técnico-administrativa como servidora pública no Governo do Estado de São Paulo e na Prefeitura de São Paulo entre os anos de 2008 e 2011. Dedica-se a projetos de desenvolvimento pessoal e profissional, bem como ao estudo da mente e do comportamento humano.

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