Quer acelerar seus resultados, estudando com questões de acentuação de uma forma diferente, mas com eficácia comprovada?
Nas próximas linhas você terá acesso a um conteúdo exclusivo do Tec Concursos. Bons estudos!
Acentuação é um conteúdo de Português cobrado em grande parte dos concursos públicos no Brasil. Pensando nisso, a professora Denise Carneiro preparou um material explicativo para intensificar seus estudos.
Não esqueça de praticar o que aprendeu com questões inéditas sobre o tema, combinado?
Meus queridos, a acentuação correta pode fazer muita diferença em uma oração, por isso é importante que vocês tenham uma boa noção sobre o tema para diminuir a incidência de erros. Vamos ver a diferença que um acento errado ou omitido pode fazer?
Exemplo: Ela pode fazer a questão sem problemas. (ação no presente)
Exemplo: Ela pôde fazer a questão sem problemas. (ação no passado)
Percebam que apenas um acento circunflexo faz a ação sair do presente para o passado.
E tem mais... a pele pode virar Pelé, a mulher sábia pode virar sabiá, a carne do churrasco pode virar carnê. O melhor, entretanto, é quando o forro da roupa, vira forró, rs.
Todas essas "mutações" podem ocorrer por causa de um simples acento, então vamos nos ligar e aprender as regras!
As palavras proparoxítonas são aquelas cuja sílaba forte é a antepenúltima. A regra é simples: se é proparoxítona, é acentuada!
Exemplos: parábola (pa-rá-bo-la), gramática (gra-má-ti-ca), proparoxítona (pro-pa-ro-xí-to-na), médico (mé-di-co), hóspede (hós-pe-de), romântico (ro-mân-ti-co).
Perceberam que é simples? Basta identificar a sílaba tônica, se ela coincidir com antepenúltima da palavra: acento nela!
As palavras paroxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima. Agora a decoreba vai começar (é o jeito! rs), pois não acentuamos todas as palavras paroxítonas. Vamos às regrinhas!
A dica que ajuda na fixação é: não relaxe = N RLX , parece tirada de uma conversa de WhatsApp, mas tudo é válido para lembrar na hora da prova. As palavras paroxítonas terminadas em N R L X são acentuadas, vamos ver?
Exemplos: útil, ônix, hífen, elétron, éter, cadáver, pólen.
As palavras paroxítonas terminadas em ÃO, ÃOS são acentuadas, vejamos!
Exemplos: órgão, órgãos, órfão, bênção, bênçãos.
As palavras paroxítonas terminadas em ON(s) são acentuadas!
Exemplos: elétron, elétrons, próton, prótons.
Também acentuamos as palavras paroxítonas terminadas em UM/UNS, vejamos!
Exemplos: álbum, álbuns
As palavras paroxítonas terminadas em PS são acentuadas!
Exemplos: fórceps, bíceps, tríceps, quadríceps. (*Dica: lembrem de músculos ou de academia).
As palavras paroxítonas terminadas em U(s) ou I(s) são acentuadas.
Exemplos: júri, júris, vírus, lápis, táxi.
As palavras paroxítonas terminadas em ditongo oral (som oral, pronunciado apenas pela boca) devem ser acentuadas, vejamos!
Exemplos: história, imóveis, jóquei, túneis.
As palavras oxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a última. Acentuamos as oxítonas terminadas em: A(s), E(s), O(s), EM(ens), vejamos!
Exemplos: português, picolé, maracujá, armazém, parabéns, Pará, paletó, mocotó, aliás.
As palavras formadas por uma única sílaba (tônica) são acentuadas quando terminadas em: A(s), E(s) ou O(s).
Exemplos: pó, pá, só, pé, má, mês.
Atenção! As formas verbais tônicas e monossilábicas terminadas em "A", "E" ou "O" seguidas de "lo(s)" ou "la(s)" são acentuadas! Exemplo: dá-lo (verbo dar), pô-lo (verbo pôr), fê-lo ( verbo fazer).
Algumas palavras são acentuadas para que sejam diferenciadas de outras e isto acontece com a terceira pessoa do plural dos verbos TER e VIR, vejamos:
► Ele vem, eles vêm
► Ela tem, elas têm
Percebam que, neste caso, a acentuação visa distinguir a terceira pessoa do singular (ELE/ELA sem acento) da terceira pessoa do plural (ELES/ELAS com acento).
A forma verbal PÔDE (pretérito perfeito do Indicativo) é acentuada para ser diferenciada de PODE (presente do Indicativo), vejamos!
Exemplo: Ele pôde fazer a prova tranquilamente ontem. (passado)
Exemplo: Ela pode fazer a prova tranquilamente hoje. (presente)
Como a conjugação do verbo "PODER" no pretérito perfeito do Indicativo é muito, digamos, estranha (rs), aqui está ela na íntegra para vocês:
A forma verbal PÔR é acentuada para não ser confundida com a preposição POR, vejamos!
Exemplo: Pare de pôr refrigerante na mesa, já temos o suficiente. (verbo)
Exemplo: Maricota estudou por três livros diferentes. (preposição)
Palavra com vogal I ou vogal U tônica, isolada ou seguida de S na mesma sílaba, formando hiato = acento agudo!
Atenção! A vogal tônica deve ser a segunda do hiato. (Ocorre hiato quando temos duas vogais juntas, mas em sílabas diferentes).
Exemplos: saída (sa- í - da), saúde (sa-ú-de), heroína (he-ro-í-na), açaí (a-ça-í).
Assim, palavras como: raiz (ra-iz), juiz (ju-iz), cair (ca-ir) não são acentuadas, pois a vogal (i ou u) não está sozinha na sílaba, nem acompanhada pelo S, mas por outra consoante.
Segundo o Novo Acordo Ortográfico, os hiatos OO e EEM (nos verbos "CRÊ-DÊ-LÊ-VÊ": crer, dar, ler, ver e derivados) não são mais acentuados, vejamos!
Exemplos: voo, creem, veem, enjoo, abençoo, leem, deem.
Os monossílabos e as oxítonas com ditongo aberto são acentuados.
Exemplos: réis, herói, papéis, chapéus, rói, céu, troféus.
Prosseguindo apenas na escrita de nomes próprios estrangeiros e de adjetivos derivados de nomes estrangeiros (Müller, "obra mülleriana"), o trema foi abolido da escrita das demais palavras, vejamos!
Exemplos: linguiça, frequente, cinquenta, sagui, consequência, quinquênio.
Aulas completas e gratuitas no canal do TEC para complementar seus estudos.
Com o Tec Concursos você tem acesso a mais de dois milhões de questões cadastradas, sendo que mais de um milhão delas são comentadas por professores. Além de aulas teóricas sempre atualizadas, feitas por professores especializados, em um ambiente customizável.
E ainda consegue monitorar seu desempenho e sua evolução com os nossos guias de estudo, pacotes para editais com teoria e comentários dos conteúdos mais cobrados nas provas, bem como nos seus resultados individuais ao resolver cada uma das questões.
Dessa forma, é possível direcionar seus estudos para as disciplinas e questões que vão fazer a diferença na sua jornada rumo à aprovação.
O TEC foi decisivo na minha aprovação através do grande número de questões e da qualidade dos comentários dos professores. Francisco Gentil Braga de Sousa Neto Oliveira, 1º — Auditor Fiscal (Prefeitura de Araripe - CE)
Quer avançar nos estudos? Conheça nossos planos e prepare-se com a ferramenta preferida dos aprovados nos concursos e exames mais concorridos do país!