Blog Estude com questões de acentuação

Estude com questões de acentuação

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Quer acelerar seus resultados, estudando com questões de acentuação de uma forma diferente, mas com eficácia comprovada?

Nas próximas linhas você terá acesso a um conteúdo exclusivo do Tec Concursos. Bons estudos!

Questões de acentuação: teoria

Acentuação é um conteúdo de Português cobrado em grande parte dos concursos públicos no Brasil. Pensando nisso, a professora Denise Carneiro preparou um material explicativo para intensificar seus estudos.

Não esqueça de praticar o que aprendeu com questões inéditas sobre o tema, combinado?

Introdução

Meus queridos, a acentuação correta pode fazer muita diferença em uma oração, por isso é importante que vocês tenham uma boa noção sobre o tema para diminuir a incidência de erros. Vamos ver a diferença que um acento errado ou omitido pode fazer?

Exemplo: Ela pode fazer a questão sem problemas. (ação no presente)

Exemplo: Ela pôde fazer a questão sem problemas. (ação no passado)

Percebam que apenas um acento circunflexo faz a ação sair do presente para o passado.

E tem mais... a pele pode virar Pelé, a mulher sábia pode virar sabiá, a carne do churrasco pode virar carnê. O melhor, entretanto, é quando o forro da roupa, vira forró, rs.

Todas essas "mutações" podem ocorrer por causa de um simples acento, então vamos nos ligar e aprender as regras!

Proparoxítonas

As palavras proparoxítonas são aquelas cuja sílaba forte é a antepenúltima. A regra é simples: se é proparoxítona, é acentuada!

Exemplos: parábola (pa--bo-la), gramática (gra--ti-ca), proparoxítona (pro-pa-ro--to-na), médico (-di-co), hóspede (hós-pe-de), romântico (ro-mân-ti-co).

Perceberam que é simples? Basta identificar a sílaba tônica, se ela coincidir com antepenúltima da palavra: acento nela!

Paroxítonas

As palavras paroxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima. Agora a decoreba vai começar (é o jeito! rs), pois não acentuamos todas as palavras paroxítonas. Vamos às regrinhas!

N RLX

A dica que ajuda na fixação é: não relaxe = N RLX , parece tirada de uma conversa de WhatsApp, mas tudo é válido para lembrar na hora da prova. As palavras paroxítonas terminadas em N R L X são acentuadas, vamos ver?

Exemplos: útil, ônix, hífen, elétron, éter, cadáver, pólen.

ÃO, ÃOS

As palavras paroxítonas terminadas em ÃO, ÃOS são acentuadas, vejamos!

Exemplos: órgão, órgãos, órfão, bênção, bênçãos.

ON(s)

As palavras paroxítonas terminadas em ON(s) são acentuadas!

Exemplos: elétron, elétrons, próton, prótons.

UM/UNS

Também acentuamos as palavras paroxítonas terminadas em UM/UNS, vejamos!

Exemplos: álbum, álbuns

PS

As palavras paroxítonas terminadas em PS são acentuadas!

Exemplos: fórceps, bíceps, tríceps, quadríceps. (*Dica: lembrem de músculos ou de academia).

U(s), I(s)

As palavras paroxítonas terminadas em U(s) ou I(s) são acentuadas.

Exemplos: júri, júris, vírus, lápis, táxi.

Ditongo oral

As palavras paroxítonas terminadas em ditongo oral (som oral, pronunciado apenas pela boca)  devem ser acentuadas, vejamos!

Exemplos: história, imóveis, jóquei, túneis.

As palavras paroxítonas terminadas em ENS não são acentuadas: hifens, polens, abdomens.

As palavras item e itens não são acentuadas.

Prefixos paroxítonos terminados em R ou I não são acentuados: super, mini, anti, inter. Vale destacar que, se esses prefixos forem transformados em substantivos, o acento deverá ser empregado: a míni, o híper, a máxi.

Oxítonas

As palavras oxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a última. Acentuamos as oxítonas terminadas em: A(s), E(s), O(s), EM(ens), vejamos!

Exemplos: português, picolé, maracu, armazém, parabéns, Pa, pale, moco, aliás.

Monossílabas tônicas

As palavras formadas por uma única sílaba (tônica) são acentuadas quando terminadas em:  A(s), E(s) ou O(s).

Exemplos: pó, pá, só, pé, má, mês.

Atenção! As formas verbais tônicas e monossilábicas terminadas em "A", "E" ou "O" seguidas de "lo(s)" ou "la(s)" são acentuadas! Exemplo: dá-lo (verbo dar), pô-lo (verbo pôr), fê-lo ( verbo fazer).

Gente, os monossílabos tônicos terminados em "A(s), E(s), O(s)" são acentuados, mas isto não quer dizer que só os monossílabos acentuados são tônicos, vejamos: dor, male trem são palavras monossilábicas e também tônicas, entretanto não levam acento por terminarem com R, L e M.

São monossílabos tônicos: substantivos (fé, dor, trem, sol), adjetivos (só, má), advérbio (mal, já, bem), pronomes (eu, tu, ele, mim, ti, nós, vós, meu , teu), verbos (dá, pôr), numerais (três).

Acentos diferenciais

Algumas palavras são acentuadas para que sejam diferenciadas de outras e isto acontece com a terceira pessoa do plural dos verbos TER e VIR, vejamos:

► Ele vem, eles vêm

► Ela tem, elas têm

Percebam que, neste caso, a acentuação visa distinguir a terceira pessoa do singular (ELE/ELA sem acento) da terceira pessoa do plural (ELES/ELAS com acento).

Cuidado com os verbos:

DETER: Ele detém / Eles detêm

CONVIR: Ele convém / Eles convêm

INTERVIR: Ele intervém / Eles intervêm

MANTER: Ele mantém/ Eles mantêm

Regrinha: agudo no singular, circunflexo no plural.

A forma verbal PÔDE (pretérito perfeito do Indicativo) é acentuada para ser diferenciada de PODE (presente do Indicativo), vejamos!

Exemplo: Ele pôde fazer a prova tranquilamente ontem. (passado)

Exemplo: Ela pode fazer a prova tranquilamente hoje. (presente)

Como a conjugação do verbo "PODER" no pretérito perfeito do Indicativo é muito, digamos, estranha (rs), aqui está ela na íntegra para vocês:

  • Eu pude
  • Tu pudeste
  • Ele pôde
  • Nós pudemos
  • Vós pudestes
  • Eles puderam

A forma verbal PÔR é acentuada para não ser confundida com a preposição POR, vejamos!

Exemplo: Pare de pôr refrigerante na mesa, já temos o suficiente. (verbo)

Exemplo: Maricota estudou por três livros diferentes. (preposição)

Regra dos hiatos I/U

Palavra com  vogal I ou vogal U  tônica, isolada ou seguida de S na mesma sílaba, formando hiato = acento agudo!

Atenção! A vogal tônica deve ser a segunda do hiato. (Ocorre hiato quando temos duas vogais juntas, mas em sílabas diferentes).

Exemplos: saída (sa- í - da), saúde (sa-ú-de), heroína (he-ro-í-na), açaí (a-ça-í).

Assim, palavras como: raiz (ra-iz), juiz (ju-iz), cair (ca-ir) não são acentuadas, pois a vogal (i ou u) não está sozinha na sílaba, nem acompanhada pelo S, mas por outra consoante.

Quando o hiato for seguido de NH na sílaba seguinte, não deve ser acentuado! Exemplo: rainha, (ra-i-nha), campainha (cam-pa-i-nha), moinho (mo-i-nho).

Quando o hiato (i/u) for formado por vogais iguais, não deve ser acentuado! Exemplo: xiita (xi-i-ta), vadiice (va-di-i-ce).

Com o advento do Novo Acordo Ortográfico: paroxítona com ditongo decrescente seguido de hiato (i ou u) = sem acento! Exemplo: feiura, baiuca, bocaiuva.

Quando o ditongo for crescente o acento permanece! Exemplo: Guaíra.

Regra dos hiatos OO E EEM

Segundo o Novo Acordo Ortográfico, os hiatos OO e EEM (nos verbos "CRÊ-DÊ-LÊ-VÊ": crer, dar, ler, ver e derivados) não são mais acentuados, vejamos!

Exemplos:  voo, creem, veem, enjoo, abençoo, leem, deem.

Regra dos ditongos abertos ÉI, ÉU, ÓI

Os monossílabos e as oxítonas com ditongo aberto são acentuados.

Exemplos: réis, herói, papéis, chapéus, rói, céu, troféus.

O Novo Acordo Ortográfico retirou a acentuação dos ditongos abertos ÉI e ÓI em palavras paroxítonas.

Exemplo: ideia, plateia, paranoia, estreia, jiboia, geleia, epopeia, heroico (lembrando que "herói" continua acentuado por ser oxítona terminada em ditongo aberto).

Exceção: destróier (paroxítona terminada em R)

"Adeus" trema

Prosseguindo apenas na escrita de nomes próprios estrangeiros e de adjetivos derivados de nomes estrangeiros (Müller, "obra mülleriana"), o trema foi abolido da escrita das demais palavras, vejamos!

Exemplos: linguiça, frequente, cinquenta, sagui, consequência, quinquênio.

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Bruna Giroldo
Formação em marketing com especialização em aprendizagem e inovação. Exerceu atividades de natureza técnico-administrativa como servidora pública no Governo do Estado de São Paulo e na Prefeitura de São Paulo entre os anos de 2008 e 2011. Dedica-se a projetos de desenvolvimento pessoal e profissional, bem como ao estudo da mente e do comportamento humano.

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