Blog Dicas para uma boa redação no Enem: estratégias para um texto nota mil

Dicas para uma boa redação no Enem: estratégias para um texto nota mil

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Desde sua criação, o Enem vem se consolidando como uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil.

Com um formato abrangente, o Enem não avalia apenas o conhecimento dos estudantes em diversas áreas do conhecimento, mas destaca também a importância da habilidade de expressão escrita por meio da prova de redação.

A redação do Enem não é somente mais uma parte do exame, mas sim, um elemento essencial que tem a capacidade de determinar o destino acadêmico e profissional dos participantes. Sua pontuação influencia diretamente na nota final do exame, assim como é utilizada por diversas instituições de ensino superior como critério de seleção dos candidatos.

Sendo assim, compreender a relevância e os critérios de avaliação da redação do Enem tornou-se, mais do que nunca, essencial para quem deseja alcançar seus objetivos educacionais.

Aqui, vamos explorar tudo o que é preciso saber sobre a redação do exame, com as cinco competências avaliadas no Enem.

Compreensão da proposta

Para começar, ler, compreender e seguir à risca a proposta de redação do Enem é essencial para uma boa nota na prova. Primeiro, é preciso encontrar o foco da proposta de redação, para começar a compreender para onde se deve caminhar na hora da escrita.

Uma vez encontrado o foco, analisar os textos motivadores da prova do Enem também pode ser um desafio, mesmo porque, costumam ser diferentes tipos de textos para aquela proposta. Acompanhe para descobrir como analisar os diferentes tipos de textos motivadores!

Matéria jornalística

Nesses casos, é importante fazer algumas perguntas, tais como:

  • O que, com quem e onde acontece?;
  • Como a situação acontece?; e
  • Como a situação acaba?

Essas perguntas podem e devem ser respondidas com informações do próprio texto motivador, sendo acompanhada de mais duas perguntas:

  • Por qual motivo essa situação acontece?; e
  • Para qual finalidade essa situação acontece?

Essas perguntas podem ser respondidas tanto com informações explícitas do texto, quanto com a própria interpretação de quem está prestando o exame.

Charges ou tirinhas

As charges, ou as tirinhas, frequentemente aparecem como textos motivadores no Exame Nacional do Ensino Médio, sendo tão relevantes quanto um texto escrito. Nelas, é preciso notar:

  • Os personagens;
  • Ambiente;
  • Assunto principal;
  • Ligação entre os quadros;
  • Uso das cores; e
  • A linguagem utilizada (se foi formal, informal, com figuras de linguagem, etc).

Após isso, comece a pensar o motivo dessa tirinha, ou dessa charge, ter sido escolhida como texto motivador desse tema, sempre com foco nas respostas das perguntas anteriores.

Imagens

As imagens, nos textos motivadores, podem ser tanto quadros e fotos, quanto capas de livros, CDs ou DVDs, dentre outras opções.

Para interpretar as imagens, nos textos motivadores, pense:

  • O que, exatamente, é essa imagem (foto, quadro, etc.)?;
  • Quem é o autor?;
  • Qual é a sua temática principal?;
  • O que é retratado nela?; e
  • Existem marcas temporais ou regionais na imagem? Se sim, quais?

Além dessas perguntas, agora é o momento de interpretá-las de verdade. Afinal, além de entender a razão pela qual a imagem foi escolhida, é preciso aprofundar os pensamentos:

  • Existe algum significado no posicionamento dos componentes da imagem? Há alguma intenção ou efeito?;
  • Existe algum significado nas cores escolhidas da imagem? Que efeito elas causam?;
  • Por que o assunto foi representado na imagem dessa forma?

Pensando nessas perguntas e analisando as imagens desta forma, é possível interpretá-las da melhor maneira.

Gráficos

Gráficos também são muito utilizados como textos motivadores, já que eles possibilitam uma leitura ágil das informações. Mas, afinal de contas, como analisar um gráfico? Para isso, é necessário observar:

  • O título;
  • Informações na horizontal;
  • Informações na vertical;
  • Como os índices foram representados (se por colunas, fatias, etc.);
  • Caso exista, o uso de diferentes cores;
  • A fonte da qual foram coletadas as informações.

Após analisar e compreender os dados iniciais, é hora de refletir:

  • Por que essa fonte em específico foi escolhida?
  • Por que usar um gráfico para falar desse assunto?

Com essas informações em mente, já é possível ter uma compreensão maior sobre o gráfico escolhido para texto motivador do exame.

Estrutura do texto

A redação ideal tem, em sua estrutura, parágrafos para introdução, para desenvolvimento e para conclusão. Pensando assim, separá-los em um parágrafo para a introdução, dois ou três para desenvolvimento e um para a conclusão pode ser uma boa estratégia para uma ótima redação.

Para compreender melhor o que fazer em cada parágrafo da estrutura, separamos os tópicos para explicar cada um deles!

Introdução

O primeiro parágrafo da redação é a introdução do texto. É nessa parte que se apresentam as principais questões a serem abordadas no decorrer do texto.

No primeiro parágrafo, o leitor poderá ter uma dimensão geral do assunto, entendendo as razões pelas quais é relevante a discussão de tal problema.

É nesse momento que se deve envolver o leitor para instigá-lo a continuar a leitura do texto. Uma forma de fazer isso é relacionar o tema com aspectos sociais ou pessoais, mostrando como a questão em si pode afetar a vida do leitor, ou como está relacionado a ela.

Para conseguir fazer isso, é possível dividir a introdução em três partes, sendo elas: a contextualização, o tema e a tese.

Desenvolvimento

Os dois ou três parágrafos seguintes focam na parte de desenvolvimento do texto, e podem ser resumidos em: argumentação e exemplificação.

Tudo o que foi apresentado na introdução vai ser discutido nos parágrafos de desenvolvimento, lembrando sempre de desenvolver uma ideia em cada parágrafo. É preciso também quatro elementos para a construção de cada um dos parágrafos de desenvolvimento, sendo eles: afirmação, explicação, exemplificação e conclusão.

Conclusão

Por fim, o último passo é a conclusão, no último parágrafo do texto. É nele que se mostra como se encontrou o objetivo a partir da explicação e exemplos que foram dados anteriormente, finalizando o texto.

Mas não é só isso que faz uma redação ganhar uma boa nota no exame. Existem outros pontos importantes a se considerar. Veja a seguir mais dicas a seguir na hora de realizar sua redação!

Desenvolvimento de argumentos

Para o desenvolvimento de argumentos sólidos e pertinentes, é muito importante usar tanto dados quanto fatos, exemplos e citações confiáveis para que suas argumentações possam ser fundamentadas.

Isso porque, não se deve colocar a própria opinião na redação, mas sim, colocar argumentos de fontes estudadas na área e, muitas vezes, influentes. Afinal, quando os dados vêm de fontes confiáveis, eles criam uma base para comprovar seus argumentos.

Para  a redação do Enem, esses são alguns dados que podem ser utilizados:

  • Alusões históricas;
  • Citações e/ou depoimentos de especialistas no assunto;
  • Dados estatísticos;
  • Exemplos;
  • Fatos comprováveis; e
  • Pesquisas.

Essas foram algumas dicas para redação no Enem, mas ainda existem mais pontos a serem discutidos quando o assunto é uma boa redação no exame. Veja a seguir um pouco sobre coerência e coesão!

Coerência e coesão

Para se alcançar a coerência na redação do Enem, assim atingindo uma boa pontuação na prova, é preciso ter atenção aos principais elementos que conferem inteligibilidade à sua escrita.

Mesmo porque, uma redação precisa, primeiro de tudo, fazer sentido para o leitor. Se por um descuido ou desconhecimento do tema, o autor abrir mão dessa premissa, o texto certamente fica prejudicado.

Por isso, antes de iniciar um texto, sempre responda alguns questionamentos, tais como:

  • A finalidade do texto;
  • O assunto do texto;
  • O leitor do texto; e
  • O tipo textual a ser usado.

Com essas informações em mente, é preciso também seguir alguns critérios para atingir a coerência textual, sendo eles:

  • O princípio da não contradição;
  • O princípio da não tautologia; e
  • O princípio da relevância.

Esses critérios, ou princípios, existem para que o autor se lembre de apresentar argumentos coerentes (princípio da não contradição), em um texto que evite a repetição de ideias (princípio da não tautologia) e que venham a apresentar informações relevantes (princípio da relevância).

Além disso, é importante que elas estabeleçam uma relação dialógica ao longo do texto. Caso contrário, serão apenas ideias deslocadas dentro de uma redação.

Já na coesão, ou seja, a relação que existe entre os elementos que são colocados em seu texto, vale a pena saber e entender que existe uma classificação de acordo com a forma em que os termos vão aparecer no texto: a coesão referencial e a coesão sequencial.

Quando falamos na coesão referencial, falamos nos termos que são utilizados para fazer referência a algo que já foi citado anteriormente no texto, como nos sinônimos. Assim, é possível evitar a repetição de palavras ou conceitos, mostrando o domínio de vocabulário, aumentando as chances de ganhar pontos na redação.

Agora, a coesão sequencial é um pouco diferente da anterior, servindo para conectar uma frase a outra e unir parágrafos. Geralmente, consiste no uso de conjunções, que guiam o texto e apresentam a relação entre o que foi escrito em cada etapa.

Algumas conjunções são: "mas", "porém", "contudo", "no entanto", etc.

Domínio da norma padrão

Ter o domínio gramatical e ortográfico é muito importante para uma boa redação no Enem, sendo esse um ponto muito importante a se destacar quando falamos de uma boa nota.

Para começar, o hábito da leitura é um diferencial muito grande para dominar a língua portuguesa. Mesmo porque, lendo diariamente diversos autores e textos, é possível captar as diferentes linguagens e até mesmo memorizar a forma de escrever certas palavras.

Outra dica valiosa é tomar muito cuidado com homônimos e parônimos, que costumam confundir e muito na hora de escrever.

Lembrando que homônimos são termos que apresentam a mesma pronúncia ou grafia, mas possuem significados distintos. Já parônimos são vocábulos semelhantes, seja na pronúncia ou na escrita, o que pode confundir.

Na hora de estudar, consultar dicionários frequentemente e separar um tempo para o estudo da gramática pode fazer a diferença. Além disso, revisar o seu texto de estudo horas depois de escrito, após uma pausa, pode ajudar a enxergar a sua escrita com outros olhos.

A conclusão do texto

Como o nome já diz, a conclusão é o parágrafo que conclui um texto, concentrando as ideias e trazendo um resumo do que foi dito, além de sugerir uma proposta de solução para o problema em questão.

No texto dissertativo-argumentativo, que é o modelo cobrado no ENEM, a conclusão é quem fecha a redação com chave de ouro, por isso, vale a pena se inspirar em modelos de conclusão para a sua redação.

Além disso, para encerrar em alto nível, a sua conclusão deve estar relacionada a todas as ideias que foram trabalhadas no texto. Sendo assim, é importante que ela esteja planejada desde o início. Assim, é possível manter a coerência, não correndo o risco de perder pontos.

Uma boa conclusão, como já mencionado, precisa atender a alguns requisitos, tais como: trazer um resumo dos argumentos trabalhados na redação, assim como apresentar uma solução para o problema.

Existem três formas de fazer uma conclusão para a redação: conclusão por síntese, conclusão por dedução e conclusão por solução. Veja a seguir cada uma delas!

Conclusão por síntese

Nesse tipo de conclusão o autor precisa, basicamente, resumir, escrevendo o que já foi dito, mas de forma sintetizada, fazendo com que o leitor se lembre de todo o conteúdo. Assim, é possível retomar as teses apresentadas na introdução e desenvolvidas na sequência.

Conclusão por dedução

Já no modelo de conclusão por dedução, acontece exatamente o oposto do primeiro, não retomando as ideias anteriores. Nela, se elabora uma consequência a partir de tudo o que foi tipo anteriormente.

É o modelo mais difícil de se acertar, porque se deve fechar a redação, além de mostrar novas perspectivas para o futuro. É nela que se mostra o que pode acontecer se as coisas mudarem ou não.

Conclusão por solução

Esse último é o modelo cobrado no Enem, e também o mais utilizado, tratando-se da proposta de intervenção, que é uma conclusão de redação com possível solução para o problema discutido anteriormente no texto.

Para tirar uma boa nota no Enem, nessa conclusão, é preciso apresentar quatro elementos, sendo esses:

  • A explicação e a ação para resolução do problema;
  • O agente social que deve resolver o problema;
  • O meio ou a maneira de resolver o problema;
  • O resultado obtido com a resolução do problema.

Um dos requisitos avaliados na redação do Enem é a proposta de intervenção. Ela é obrigatória, além da perspectiva dos Direitos Humanos, que devem ser respeitados no texto.

Chegou a hora de treinar

Sem treino é impossível alcançar a perfeição. Afinal de contas, não se aprende algo sem colocar a mão na massa, certo? Assim também é com a redação do Enem. Afinal de contas, não adianta ter mil dicas de redação no Eenm se não colocá-las em prática antes da prova também.

Para isso, separamos alguns temas interessantes que já foram abordados anteriormente no exame para treinar sua escrita para o Enem. Veja a seguir:

  • "Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado" (2011);
  • "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil" (2013);
  • A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira (2015);
  • "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira" (2020); e
  • "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil" (2022).

Utilizar temas anteriores do Enem pode ajudar não só a praticar, mas a comparar com redações que foram bem na prova do exame e observar onde se está errando ou acertando.

Agora já foram observadas estratégias para redação do Enem, já tendo um norte para seguir na hora de estudar, treinar e alcançar a tão sonhada nota na redação.

Lembre-se: não tenha medo de treinar, e muito menos de errar! Para se sentir mais confiante, procure sempre um feedback do seu texto, para, assim, ficar de olho nos erros cometidos e nas possíveis falhas, para que possa melhorá-las.

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Giovana Giroldo
Estudante de Jornalismo na Estácio, Giovana Giroldo cursou também Gestão de Pequenos Negócios na Escola START. Com experiência na área jornalística, dedica-se à criação de conteúdos informativos e educativos, destacando-se pela combinação única de habilidades em comunicação e gestão empresarial. Sua busca por conhecimento e comprometimento a tornam uma profissional versátil e em busca constante por excelência.

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