Na jornada rumo ao ingresso nas universidades, vestibulandos de todo o Brasil enfrentam um desafio em comum, que vai além das fórmulas matemáticas: as grandes obras da literatura. Isto se deve porque, para entrar no ensino superior, as instituições frequentemente demandam dos candidatos conhecimento e interpretação de obras que marcaram épocas e movimentos literários.
Mas, claro, algumas obras ao longo dos anos se destacaram como protagonistas nesse cenário desafiador. São os clássicos, que cada vez mais se mostram atemporais. Sendo assim, fizemos uma seleção de cinco obras mais cobradas nos vestibulares para já se preparar.
Quando o objetivo é a preparação para os vestibulares mais concorridos do país, é claro que as obras literárias estão presentes para completar o pacote. Afinal, não basta estudar apenas fatos históricos, mas também, a boa literatura.
Pensando nisso, separamos uma lista de cinco das obras mais cobradas nos vestibulares de todo o país, pensados para agregar ainda mais informação e cultura em seus estudos. Confira a seguir as sinopses das principais obras:
"Prometido para o seminário desde o nascimento, o jovem carioca Bentinho precisa encontrar um jeito de fugir da vida na Igreja e realizar seu verdadeiro sonho: casar-se com a vizinha Capitu.
Uma história de paixão, obsessão e ciúme se desenrola, em uma narrativa cheia de reviravoltas, que aos poucos constrói um retrato da sociedade brasileira. Com este romance publicado em 1899, o maior nome da literatura nacional, Machado de Assis, torna-se também parte do cânone mundial."
"Brás Cubas está morto. Mas isso não o impede de relatar em seu livro os acontecimentos de sua existência e de sua grande ideia fixa: lançar o Emplasto Brás Cubas. Deus te livre, leitor, de uma ideia fixa. O medicamento anti-hipocondríaco torna-se o estopim de uma série de lembranças, reminiscências e digressões da vida do defunto autor."
"A nordestina Macabéa, a protagonista de A hora da estrela, é uma mulher miserável, que mal tem consciência de existir. Depois de perder seu único elo com o mundo, uma velha tia, ela viaja para o Rio, onde aluga um quarto, se emprega como datilógrafa e gasta suas horas ouvindo a Rádio Relógio.
Apaixona-se, então, por Olímpico de Jesus, um metalúrgico nordestino, que logo a trai com uma colega de trabalho. Desesperada, Macabéa consulta uma cartomante, que lhe prevê um futuro luminoso, bem diferente do que a espera."
"A obra-prima de Graciliano Ramos coloca o leitor no árido sertão nordestino e na dura realidade de uma família de retirantes. Com uma prosa seca e crua, retrata a luta diária pela sobrevivência, a sede insaciável e a busca por um lugar ao sol.
Nestas páginas, acompanhamos a jornada de Fabiano, Sinhá Vitória, os filhos e a cachorra Baleia em uma saga de injustiças sociais e de desumanização do sujeito em face das adversidades. Personagens tão reais que nos emocionam e nos fazem refletir sobre as desigualdades e a natureza humana.
Esta é uma obra atemporal que, ao mesmo tempo, denuncia e celebra a resiliência do povo nordestino. Uma narrativa marcante que nos faz questionar nossa empatia e nos convida a olhar para as dificuldades da vida."
"Pobreza, corrupção, injustiça, traição são elementos que integram O cortiço, principal obra do Naturalismo brasileiro. Nela, Aluísio Azevedo denuncia as mazelas sociais enfrentadas pelos moradores de um cortiço no Rio de Janeiro no século XIX. É um romance que convida a analisar por meio da observação crítica do cotidiano das personagens a animalização do ser humano, questão que se mostra, mais do que nunca, atual."
Ainda melhor do que ler as obras mais cobradas nos vestibulares de todo o país, é adotar uma técnica de estudos eficaz para aprimorar seu aprendizado.
Uma das maneiras mais eficientes para isso é integrar o estudo por questões ao seu plano de estudos para uma preparação completa e eficiente.
E sabe o que é melhor? Você pode criar sua conta e começar a estudar sem pagar nada!