
De olho nas oportunidades dos concursos 2023? Na esfera federal, o Projeto de Lei Orçamentária Anual para o próximo ano prevê mais de 55 mil vagas.
Conforme notícia publicada no site do Senado, a previsão é que proposta seja votada por senadores e deputados até o dia 16 de dezembro.
É importante reforçar que nem sempre as vagas de provimento serão para a realização de um novo concurso público para o órgão, isso porque, se uma seleção estiver em andamento, é provável que as vagas autorizadas no orçamento amplie as vagas do edital vigente.
O Poder Legislativo é composto pelo Senado Federal, Câmara dos Deputados e Tribunal de Contas da União. O último tem a função de auxiliar o Congresso Nacional no acompanhamento da execução orçamentária e financeira. Conforme o PLOA de 2023 serão destinadas 520 vagas para provimento.
Câmara dos Deputados: 140 vagas de provimento;
O TCU publicou edital em outubro de 2021 com a oferta de vagas para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo na área de Controle Externo. A seleção prevê a oferta de 20 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva. Saiba mais detalhes aqui!
A Câmara dos Deputados publicou seus últimos editais em 2014, quando foram ofertadas vagas para os cargos de consultor legislativo e agente de polícia legislativa. Veja os detalhes aqui.
Os editais do Senado Federal foram publicados em agosto deste ano. Em suma, foram publicados cinco editais com a oferta de 22 vagas imediatas, mais 992 para formação de cadastro de reserva, para os cargos de Analista Legislativo (várias especialidades), Consultor Legislativo, Técnico Legislativo na especialidade de Policial Legislativo e Advogado. Saiba mais informações aqui.
O Poder Judiciário é composto por oito órgãos, sendo eles: Supremo Tribunal Federal (STF), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral, Justiça Militar e Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Para o Poder Judiciário, a previsão é de 1.525 vagas de criação e 5.027 para provimento. Veja o detalhamento por órgão:
STF: 3 provimento
O último concurso do Superior Tribunal de Justiça foi realizado em 2013. Conforme os dados publicado no site do STF, atualmente existem 62 cargos vagos. O PLOA de 2023 prevê o provimento de 3 vagas. Saiba os detalhes aqui.
O PLOA destinou 83 vagas de provimento para o Superior Tribunal de Justiça. O último concurso público do STJ foi publicado em 2018. Pelas movimentações da página do concurso, em 2021, o certame ainda possui trâmites em andamento.
O novo edital do concurso do TJDFT foi publicado em 2022. A seleção pública do Tribunal de Justiça do Distrito Federal ofertou 112 vagas, sendo 88 para o cargo de Analista (nível superior) e 24 para Técnico Judiciário (nível médio).Saiba mais detalhes aqui!
Segundo o `PLOA, os quantitativos são os listados abaixo:
MPU: 52 vagas de provimento
Concurso DPU
O PLOA prevê 31 vagas de criação e outras 57 de provimento para a Defensoria Pública da União. O último concurso de servidores administrativos foi realizado em 2015. Já para a carreira de Defensor, o último edital foi publicado em 2017. Saiba os detalhes aqui
O maior quantitativo de vagas foi para o poder executivo. Sendo 46.657 para provimento e 1.177 para criação. O PLOA não específica a distribuição de vagas. Integram o poder executivo os órgãos listados abaixo:
Mencionamos no tópico anterior que estudar por questões é uma das formas de estudar que proporcionam maior eficácia, mas você sabia que essa é uma das melhores estratégias para aprender e reter o conteúdo estudado?
Isso acontece, pois o estudo reverso, como o método também é conhecido, potencializa o aprendizado e permite que ele seja metrificado. Ou seja, você consegue medir seu conhecimento em determinado conteúdo.
Além disso, ao estudar por questões de concursos é possível ter mais clareza sobre como a banca examinadora funciona e, consequentemente, melhorar seu desempenho na hora da prova. Dessa forma, ao monitorar e avaliar seu progresso, fica mais fácil ajustar a rota sempre que necessário.
Por fim, estudar por questões de provas anteriores costuma ser bem menos cansativo, uma vez que torna o aprendizado mais dinâmico, além de ser excelente para revisar conteúdos de forma rápida e eficiente.
Direto ao ponto e sem rodeios. Com a plataforma do TEC você pode direcionar os estudos por banca, cargo, instituição e muito mais. E, o melhor, você pode começar estudando de graça! Veja os benefícios da conta gratuita:
A ferramenta do Tec Concursos possui mais de 2 milhões de questões cadastradas, além de aulas teóricas com conteúdos atualizados, que já auxiliaram milhares de concurseiros em aprovações.