Neste artigo analisamos os assuntos mais cobrados para o concurso para Técnico para Assuntos Ddministrativos da USP.
A análise segue como base o Guia de Estudos do TEC disponibilizado a seguir, em que professores elaboram cadernos de teoria e milhares de questões seguindo o edital:
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Nós utilizamos esse guia acima como base para que, neste atual artigo, realizemos um levantamento dos assuntos mais cobrados e o apresentamos em curvas ABC. O objetivo é auxiliar o aluno a identificar tanto os assuntos mais importantes quanto os assuntos pouco cobrados e até deixados de lado. Este artigo permitirá que o aluno possa organizar seu tempo de estudos de forma desigual para os diferentes tópicos, podendo focar mais tempo nos temas que mais caem, e reservar menos tempo e menos empenho nos assuntos pouco cobrados.
É importante destacar que não temos aqui a pretensão de acertar a distribuição de questões que ocorrerá na prova. Nosso objetivo é levantar um histórico de como os assuntos previstos no edital são cobrados nos concursos para escolaridade nível médio voltados para a área de educação, resultando em um norte de como a banca poderá se comportar no atual concurso.
Na montagem dos cadernos base deste estudo, utilizamos os seguintes quesitos:
Assuntos previstos no edital + Área Educação + Nível médio
Neste processo pegamos questões de quaisquer anos, mesmo eventualmente anuladas, desatualizadas ou sem comentário de professor. Como o objetivo aqui é levantar um histórico de cobrança dentro das matérias, todas as questões são úteis, mesmo que tenham sido anuladas ou já estejam desatualizadas.
Vejamos os resultados!
1) Português
Em Português, nos baseamos neste caderno, contendo 16.559 questões. Usamos como filtro questões para cargos de nível médio de concursos voltados para a área de educação. O resultado está na tabela abaixo.
Em todas as tabelas deste artigo destacamos de cor azul os assuntos que atingem porcentagem acumulada de 70%. Para esta matéria em específico, temos destacados de azul 7 tópicos cuja porcentagem acumulada é de 72%. Isso significa que apenas 7 assuntos cobrem 72% de todas as questões da matéria que obedecem aos filtros utilizados.
Três tópicos abrangem metade das questões. São eles: interpretação de textos, morfologia, e semântica.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Interpretação de Textos (compreensão) | 4488 | 27% | 27% |
Morfologia | 2617 | 16% | 43% |
Semântica | 1147 | 7% | 50% |
Sintaxe | 1004 | 6% | 56% |
Reescrita de Frases. Substituição de palavras ou trechos de texto. | 926 | 6% | 61% |
Ortografia | 906 | 5% | 67% |
Pontuação (ponto, vírgula, travessão, aspas, parênteses etc) | 859 | 5% | 72% |
Regência | 777 | 5% | 77% |
Coerência. Coesão (Anáfora, Catáfora, Uso dos Conectores - Pronomes relativos, Conjunções etc) | 777 | 5% | 82% |
Concordância (Verbal e Nominal) | 636 | 4% | 85% |
Tipologia e Gênero Textual | 579 | 3% | 89% |
Questões mescladas (interpretação de textos ou gramática) | 578 | 3% | 92% |
Linguagem | 549 | 3% | 96% |
Clareza e Correção | 187 | 1% | 97% |
Colocação pronominal | 174 | 1% | 98% |
Vocábulo "que" | 144 | 1% | 99% |
Vozes (voz passiva e voz ativa) | 82 | 0% | 99% |
Partícula "se" | 71 | 0% | 100% |
Tipos de discurso (Direto, Indireto e Indireto Livre) | 34 | 0% | 100% |
Vocábulo "como" | 24 | 0% | 100% |
2) Inglês
Em Inglês, nos baseamos neste caderno, contendo 60 questões. Usamos como filtro questões para cargos de nível médio de concursos voltados para a área de educação. Veja como ficou a distribuição.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Interpretação de Textos (compreensão) | 30 | 50% | 50% |
Vocabulário e Tradução (inglês) | 19 | 32% | 82% |
Gramática (inglês) | 11 | 18% | 100% |
3) Matemática
O caderno base contou com 7.047 questões. Usamos como filtro questões para cargos de nível médio de concursos voltados para a área de educação. Geometria plana, porcentagem e proporcionalidade (que inclui regra de três) são os assuntos mais cobrados.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Geometria plana | 720 | 10% | 10% |
Porcentagem | 677 | 10% | 20% |
Proporcionalidade | 643 | 9% | 29% |
Equações | 533 | 8% | 37% |
Números naturais | 513 | 7% | 44% |
Números racionais | 457 | 6% | 50% |
Análise combinatória (princípio fundamental da contagem, arranjos, combinações, permutações) | 307 | 4% | 55% |
Geometria espacial | 296 | 4% | 59% |
Funções e inequações | 280 | 4% | 63% |
Lógica de argumentação | 259 | 4% | 66% |
Probabilidade | 231 | 3% | 70% |
Medidas de posição | 226 | 3% | 73% |
Regime de juros e descontos simples | 201 | 3% | 76% |
Sequências de números, figuras, letras e palavras | 195 | 3% | 79% |
Número de elementos da união, da intersecção, do complemento e da diferença | 173 | 2% | 81% |
Interpretação de gráficos e tabelas | 169 | 2% | 83% |
Equivalências lógicas (inclui negação de proposições compostas) | 146 | 2% | 86% |
Progressão aritmética | 110 | 2% | 87% |
Regime de juros e descontos compostos | 99 | 1% | 88% |
Associação de informações | 97 | 1% | 90% |
Tabela verdade das proposições compostas | 91 | 1% | 91% |
Definição, subconjuntos, inclusão e pertinência, operações, conjunto das partes | 80 | 1% | 92% |
Progressão geométrica | 61 | 1% | 93% |
Outros exercícios de lógica | 54 | 1% | 94% |
Radiciação e potenciação | 52 | 1% | 95% |
Exercícios envolvendo datas e calendários | 41 | 1% | 95% |
Números reais (propriedades e operações; intervalos) | 38 | 1% | 96% |
Razões e funções trigonométricas. Ciclo trigonométrico | 35 | 0% | 96% |
Exercícios de "verdade/mentira" | 33 | 0% | 97% |
Princípio da casa dos pombos | 33 | 0% | 97% |
Tautologia, contradição e contingência | 31 | 0% | 98% |
Operadores lógicos (representação simbólica; diferença entre proposição simples e composta). | 26 | 0% | 98% |
Orientação no plano, no espaço e no tempo | 26 | 0% | 98% |
Formas de Apresentação de Dados | 24 | 0% | 99% |
Proposições: definição, reconhecimento, princípios lógicos | 20 | 0% | 99% |
Logaritmo | 13 | 0% | 99% |
Números inteiros (propriedades, operações, módulo etc) | 11 | 0% | 99% |
Sem Classificação | 11 | 0% | 100% |
Conceitos Iniciais de Estatística | 8 | 0% | 100% |
Condição necessária e suficiente | 7 | 0% | 100% |
Lógica de primeira ordem | 6 | 0% | 100% |
Números irracionais | 3 | 0% | 100% |
Sudoku e jogos similares | 3 | 0% | 100% |
Problemas envolvendo palitos | 3 | 0% | 100% |
Planificação de sólidos. Projeções de objetos tridimensionais | 2 | 0% | 100% |
Álgebra de proposições | 1 | 0% | 100% |
Problemas envolvendo balança de pratos | 1 | 0% | 100% |
Questões envolvendo parentesco e árvores genealógicas | 1 | 0% | 100% |
4) Conhecimentos Gerais e Atualidades
Para esta matéria nos baseamos neste caderno, contendo 691 questões. Usamos como filtro questões para cargos de nível médio de concursos voltados para a área de educação, resultando na seguinte distribuição:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Política Brasileira | 152 | 22% | 22% |
Meio Ambiente no Brasil | 98 | 14% | 36% |
Meio Ambiente no Mundo | 97 | 14% | 50% |
Economia Brasileira | 95 | 14% | 64% |
Ciência e Tecnologia | 80 | 12% | 76% |
Artes | 76 | 11% | 87% |
Educação | 73 | 11% | 97% |
Literatura | 18 | 3% | 100% |
Direitos Humanos na Constituição Federal | 2 | 0% | 100% |
5) Direito Administrativo
O caderno base contou com 674 questões. Usamos como filtro questões para cargos de nível médio de concursos voltados para a área de educação. A distribuição é esta:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Organização Administrativa da União | 184 | 27% | 27% |
Princípios expressos, explícitos ou constitucionais | 179 | 27% | 54% |
Dos Atos de Improbidade (arts. 9º a 11 da Lei nº 8.429/1992) | 121 | 18% | 72% |
Das Disposições Gerais (arts. 1º a 8º-A da Lei nº 8.429/1992) | 44 | 7% | 78% |
Princípios implícitos, reconhecidos e infraconstitucionais | 43 | 6% | 85% |
Tópicos Mesclados de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992) | 42 | 6% | 91% |
Das Penas (art. 12 da Lei nº 8.429/1992) | 23 | 3% | 94% |
Da Declaração de Bens (art. 13 da Lei nº 8.429/1992) | 10 | 1% | 96% |
Do Procedimento Administrativo e do Processo Judicial (arts. 14 a 18-A da Lei nº 8.429/1992) | 10 | 1% | 97% |
Regime Jurídico da Administração e Regime Jurídico Administrativo | 7 | 1% | 98% |
Das Disposições Penais (arts. 19 a 22 da Lei nº 8.429/1992) | 7 | 1% | 99% |
Da Prescrição (arts. 23 a 23-C da Lei nº 8.429/1992) | 4 | 1% | 100% |
6) Direito Constitucional
Para Direito Constitucional, nos baseamos neste caderno, contendo 309 questões. Usamos como filtro questões para cargos de nível médio de concursos voltados para a área de educação. Todas as questões encontradas são de um único tópico: Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da CF/1988) .
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Disposições Gerais (Administração Pública - arts. 37 e 38 da CF/1988) | 309 | 100% | 100% |
7) Direito do Trabalho
Para esta matéria nos baseamos neste caderno, contendo 54 questões. Aqui não utilizamos filtros de nível de escolaridade, pois sua inclusão resultaria em quantidade praticamente nula de questões, o que impediria a análise dos assuntos mais ou menos cobrados. Jornada do trabalho é o assunto mais cobrado pelas bancas, e representa 35% das questões.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Jornada de Trabalho | 19 | 35% | 35% |
Relação de Trabalho e Relação de Emprego | 14 | 26% | 61% |
Características (Contrato de Trabalho) | 9 | 17% | 78% |
Suspensão e Interrupção (Contrato de Trabalho) | 7 | 13% | 91% |
Requisitos (Contrato de Trabalho) | 4 | 7% | 98% |
Alteração (Contrato de Trabalho) | 1 | 2% | 100% |
8) Administração Geral e Pública
Em Administração Geral e Pública, nos baseamos neste caderno, contendo 1.175 questões. Usamos como filtro questões para cargos de nível médio de concursos voltados para a área de educação. Veja como ficou a distribuição.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Introdução ao Processo de Organização (Desenho Organizacional, Centralização, Descentralização) | 324 | 28% | 28% |
Processo organizacional e funções administrativas | 168 | 14% | 42% |
Organização, Sistemas e Métodos (OSM) | 155 | 13% | 55% |
Introdução ao Processo de Planejamento (diretrizes, princípios, características, etapas, níveis) | 136 | 12% | 67% |
Processo de Controle e Avaliação | 80 | 7% | 73% |
Planejamento Estratégico | 75 | 6% | 80% |
Organização (Introdução à Administração) | 63 | 5% | 85% |
Administração Financeira | 42 | 4% | 89% |
Estratégia e vantagem competitiva | 34 | 3% | 92% |
Indicadores de desempenho | 21 | 2% | 93% |
Intenção estratégica ou desenvolvimento institucional | 20 | 2% | 95% |
Diagnóstico de ambiente organizacional - Matriz SWOT | 18 | 2% | 97% |
Balanced Scorecard (BSC) | 15 | 1% | 98% |
Planejamento e Estratégia no Setor Público | 9 | 1% | 99% |
Planejamento Tático | 7 | 1% | 99% |
Planejamento Operacional | 6 | 1% | 100% |
Matriz GUT | 1 | 0% | 100% |
Redes e Alianças | 1 | 0% | 100% |
9) Administração Financeira e Orçamentária
Para Administração Financeira e Orçamentária, nos baseamos neste caderno, contendo 1.395 questões. Usamos como filtro questões para cargos de nível médio de concursos voltados para a área de educação. Veja o resultado.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Instrumentos Orçamentários na CF 88 (PPA, LDO e LOA) | 196 | 14% | 14% |
Classificação da Despesa Orçamentária | 186 | 13% | 27% |
Princípios Orçamentários | 163 | 12% | 39% |
Estágios da Despesa Pública | 147 | 11% | 50% |
Classificação por Natureza da Receita | 146 | 10% | 60% |
Créditos Adicionais | 117 | 8% | 68% |
Dívida Pública (AFO e CPU) | 111 | 8% | 76% |
Conceitos Gerais (Orçamentária e Extraorç, Afetação Patrimonial, Regularidade, Coercitividade) | 86 | 6% | 83% |
Estágios da Receita Pública | 67 | 5% | 87% |
Classificações do Orçamento Público | 37 | 3% | 90% |
Ciclo Orçamentário | 32 | 2% | 92% |
Conceito e Natureza Jurídica do Orçamento Público | 22 | 2% | 94% |
Despesas de Exercícios Anteriores (DEA) | 22 | 2% | 95% |
Suprimento de Fundos | 22 | 2% | 97% |
Dívida Ativa | 20 | 1% | 98% |
Conceitos Gerais sobre Despesa Pública | 16 | 1% | 100% |
Classificação por Fonte / Destinação de Recursos | 3 | 0% | 100% |
Histórico do Orçamento | 1 | 0% | 100% |
Classificação da Receita por Identificador de Resultado Primário | 1 | 0% | 100% |
10) Administração de Recursos Materiais
Em Administração de Recursos Materiais, nos baseamos neste caderno, contendo 571 questões. Usamos como filtro questões para cargos de nível médio de concursos voltados para a área de educação. Veja como ficou a distribuição.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Gestão de Estoques | 170 | 30% | 30% |
Gestão de Almoxarifado | 119 | 21% | 51% |
Logística | 96 | 17% | 67% |
Classificação de Materiais | 62 | 11% | 78% |
Noções de Administração de Materiais | 43 | 8% | 86% |
Administração Patrimonial | 42 | 7% | 93% |
Gestão de Compras | 22 | 4% | 97% |
Administração de Materiais no Setor Público | 17 | 3% | 100% |
11) Gestão de Projetos
Para esta matéria nos baseamos neste caderno, contendo 67 questões. Usamos como filtro questões para cargos de nível médio de concursos voltados para a área de educação, resultando na seguinte distribuição:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Áreas de Conhecimento (PMBOK) | 29 | 43% | 43% |
Noções Introdutórias de Administração ou Gestão de Projetos | 21 | 31% | 75% |
Diagrama de Redes, PERT, CPM e MDP | 5 | 7% | 82% |
Ciclo de Vida de Projetos | 3 | 4% | 87% |
Gráfico de Gantt | 3 | 4% | 91% |
Outras Ferramentas e Técnicas de Gestão de Projetos | 3 | 4% | 96% |
Conceitos Gerais de Áreas de Conhecimento e Grupos de Processo | 2 | 3% | 99% |
O Papel do Gerente de Projetos | 1 | 1% | 100% |
12) Arquivologia
Em Arquivologia, nos baseamos neste caderno, contendo 1.657 questões. Usamos como filtro questões para cargos de nível médio de concursos voltados para a área de educação. Veja como ficou a distribuição.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Classificação e Organização (Função Arquivística) | 400 | 24% | 24% |
Avaliação (Função Arquivística) | 355 | 21% | 46% |
Definição e Classificação dos Arquivos | 208 | 13% | 58% |
Definição e Classificação dos Documentos | 206 | 12% | 71% |
Protocolo (Arquivologia) | 193 | 12% | 82% |
Conceitos e Fases da Gestão da Informação e de Documentos | 106 | 6% | 89% |
Princípios e Teorias de Arquivologia | 93 | 6% | 94% |
Descrição (Função Arquivística) | 45 | 3% | 97% |
Aquisição (Transferência e Recolhimento de Arquivos) | 30 | 2% | 99% |
Funções Arquivísticas (Noções Gerais) | 12 | 1% | 99% |
Diagnóstico em Arquivos | 7 | 0% | 100% |
Difusão (Função Arquivística) | 2 | 0% | 100% |
Nós sempre tomamos como ponto de partida o módulo constante do Guia de Estudos do Tec, e para algumas matérias os professores não conseguiram abordar todo o edital. Segue a ressalva feita pelos professores:
Não aborda: Estatuto e Regimento da Universidade de São Paulo.
Muita gente pergunta a diferença deste artigo para o Guia de estudos do TEC. A diferença é simples:
O Guia do TEC é feito para você estudar. Lá a gente remove questões desatualizadas e anuladas, retiramos o excesso de questões em assuntos com quantidades exageradas, e, se necessário, mesclamos questões de outras bancas em assuntos pouco cobrados.
Já este artigo é feito para analisarmos histórico de cobrança, então, é feito nada do que foi descrito acima. Utilizando como base os cadernos dos Guias do TEC, aproveitamos os filtros de assuntos empregados, e adequamos os demais filtros (como área, banca, e inclusão de desatualizadas e anuladas, que, para a finalidade de se traçar histórico de cobrança, continuam perfeitamente válidas). Quando feito tal procedimento, é possível até que alguns assuntos deixem de constar do caderno, caso nunca tenham sido cobrados em provas anteriores da banca, o que não é problema algum, porque seria um indicativo de não serem assim tão relevantes.
Espero que esse artigo ajude sua caminhada. Um abraço e bons estudos! Que você tenha uma excelente prova!