Foi publicado o edital da Universidade Federal da Fronteira do Sul (Concurso UFFS).=, 17 vagas para Assistente em Administração. A equipe do TEC elaborou um guia de estudos com base no edital, com milhares de questões comentadas e correspondente teoria:
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O GUIA PARA CONCURSO DA UFFS
Nesse guia você tem acesso a todas as provas comentadas por professores e tem à disposição a teoria envolvida para cada questão.
Nós utilizamos esse guia acima como base para que, neste atual artigo, realizemos um levantamento dos assuntos mais cobrados e o apresentamos em curvas ABC. O objetivo é auxiliar o aluno a identificar tanto os assuntos mais importantes quanto os assuntos pouco cobrados e até deixados de lado. Este artigo permitirá que o aluno possa organizar seu tempo de estudos de forma desigual para os diferentes tópicos, podendo focar mais tempo nos temas que mais caem, e reservar menos tempo e menos empenho nos assuntos pouco cobrados.
É importante destacar que não temos aqui a pretensão de acertar a distribuição de questões que ocorrerá na prova. Nosso objetivo é levantar um histórico de como os assuntos previstos no edital são cobrados nos concursos de ensino médio voltados para a área da educação, resultando em um norte de como a banca poderá se comportar no atual concurso.
Na montagem dos cadernos base deste estudo, utilizamos os seguintes quesitos:
Assuntos previstos no edital + Área da educação + Nível médio
Idealmente um quesito adicional seria filtrar pela banca que aplicará a prova, mas essa análise não é possível, já que não existe uma quantidade importante de questões da Instituto ACCESS, o que torna recomendável a restrição apenas pela área de atuação.
Neste processo pegamos questões de quaisquer anos, mesmo eventualmente anuladas, desatualizadas ou sem comentário de professor. Como o objetivo aqui é levantar um histórico de cobrança dentro das matérias, todas as questões são úteis, mesmo que tenham sido anuladas ou já estejam desatualizadas.
Vejamos os resultados!
1) Língua Portuguesa
Em Língua Portuguesa, nos baseamos neste caderno, contendo 15.783 questões. Usamos como filtro questões de concursos de ensino médio voltados para área da educação. O resultado está na tabela abaixo. Nas tabelas deste artigo destacamos de cor azul os assuntos que atingem porcentagem acumulada de 70%. Para esta matéria, temos destacados de azul na tabela abaixo 7 tópicos cuja porcentagem acumulada é de 71%. Isso significa que 7 tópicos cobrem 71% de todas as questões da matéria que obedecem aos filtros utilizados. Segue a distribuição:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Interpretação de Textos (compreensão) | 4267 | 27% | 27% |
Morfologia | 2443 | 15% | 43% |
Semântica | 1083 | 7% | 49% |
Sintaxe | 919 | 6% | 55% |
Reescrita de Frases. Substituição de palavras ou trechos de texto. | 874 | 6% | 61% |
Ortografia | 827 | 5% | 66% |
Pontuação (ponto, vírgula, travessão, aspas, parênteses etc) | 802 | 5% | 71% |
Coerência. Coesão (Anáfora, Catáfora, Uso dos Conectores - Pronomes relativos, Conjunções etc) | 751 | 5% | 76% |
Regência | 731 | 5% | 80% |
Concordância (Verbal e Nominal) | 601 | 4% | 84% |
Questões mescladas (interpretação de textos ou gramática) | 560 | 4% | 88% |
Tipologia e Gênero Textual | 549 | 3% | 91% |
Linguagem | 517 | 3% | 95% |
Fonética (fonemas, dígrafos, encontros consonantais, vocálicos). Separação silábica | 178 | 1% | 96% |
Clareza e Correção | 178 | 1% | 97% |
Colocação pronominal | 163 | 1% | 98% |
Vocábulo "que" | 125 | 1% | 99% |
Vozes (voz passiva e voz ativa) | 77 | 0% | 99% |
Partícula "se" | 66 | 0% | 100% |
Tipos de discurso (Direto, Indireto e Indireto Livre) | 34 | 0% | 100% |
Vocábulo "como" | 24 | 0% | 100% |
Paralelismo | 14 | 0% | 100% |
2) Direito Administrativo
Em Direito Administrativo, nos baseamos neste caderno, contendo 3.820 questões. Usamos como filtro questões de concursos de ensino médio voltados para área da educação. Veja abaixo como ficou a distribuição. Praticamente 60% das questões são da lei 8.112/1990 - Estatuto dos Servidores Federais.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Lei nº 8.112/1990 - Estatuto dos Servidores Federais | 2261 | 59% | 59% |
Decreto nº 1.171/1994 - Código de Conduta do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal | 540 | 14% | 73% |
Processo Administrativo Federal (Lei 9.784/1999) | 469 | 12% | 86% |
Administração Pública (arts. 37 a 43 da CF/1988) | 393 | 10% | 96% |
Improbidade Administrativa - Lei nº 8.429/1992 | 157 | 4% | 100% |
3) Direito Educacional
O caderno base contou com 683 questões. Usamos como filtro questões de concursos de ensino médio voltados para área da educação. A distribuição está abaixo, que mostra 70% das questões sobre o Estatuto e Regimento das Universidades.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Estatuto e Regimento das Universidades | 479 | 70% | 70% |
Lei nº 11.091/2005 - Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação | 204 | 30% | 100% |
4) Administração Geral
Para esta matéria nos baseamos neste caderno, contendo 2.113 questões. Usamos como filtro questões de concursos de ensino médio voltados para área da educação, resultando na seguinte distribuição:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Gestão de Pessoas | 519 | 25% | 25% |
Processo de Organização | 462 | 22% | 46% |
Comportamento organizacional | 386 | 18% | 65% |
Teorias Administrativas | 282 | 13% | 78% |
Introdução à Administração | 235 | 11% | 89% |
Processo de Direção | 229 | 11% | 100% |
5) Administração de Recursos Materiais
O caderno base contou com 306 questões. Usamos como filtro questões de concursos de ensino médio voltados para área da educação. A distribuição é esta:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Classificação de Materiais | 61 | 20% | 20% |
Sistemas de Reposição e Níveis de Estoque | 45 | 15% | 35% |
Planejamento e Controle de Estoques | 43 | 14% | 49% |
Noções de Administração de Materiais | 41 | 13% | 62% |
Noções de Gestão de Estoques | 25 | 8% | 70% |
Gestão de Compras | 22 | 7% | 77% |
Inventário (Materiais) | 19 | 6% | 84% |
Administração de Materiais no Setor Público | 17 | 6% | 89% |
Previsão para Estoques | 12 | 4% | 93% |
Avaliação de Estoques e Custos | 12 | 4% | 97% |
Lote Econômico de Compras (LEC) | 7 | 2% | 99% |
Planejamento das Necessidades de Materiais - MRP | 2 | 1% | 100% |
6) Administração Financeira
Para Administração Financeira, nos baseamos neste caderno, contendo 116 questões. Usamos como filtro questões de concursos de ensino médio voltados para área da educação. Veja o resultado.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Índices e quocientes financeiros | 58 | 50% | 50% |
Administração Financeira | 41 | 35% | 85% |
Análise vertical e horizontal das demonstrações contábeis | 12 | 10% | 96% |
Alavancagem | 3 | 3% | 98% |
Introdução (conceito, usuários, interesses e tipos de análise) | 2 | 2% | 100% |
7) Arquivologia
Para esta matéria nos baseamos neste caderno, contendo 1.512 questões. Usamos como filtro questões de concursos de ensino médio voltados para área da educação, resultando na seguinte distribuição:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Classificação e Organização (Função Arquivística) | 388 | 26% | 26% |
Avaliação (Função Arquivística) | 346 | 23% | 49% |
Definição e Classificação dos Documentos | 202 | 13% | 62% |
Definição e Classificação dos Arquivos | 198 | 13% | 75% |
Protocolo (Arquivologia) | 190 | 13% | 88% |
Conceitos e Fases da Gestão da Informação e de Documentos | 103 | 7% | 94% |
Descrição (Função Arquivística) | 45 | 3% | 97% |
Aquisição (Transferência e Recolhimento de Arquivos) | 31 | 2% | 99% |
Diagnóstico em Arquivos | 7 | 0% | 100% |
Difusão (Função Arquivística) | 2 | 0% | 100% |
Muita gente pergunta a diferença deste artigo para o Guia de estudos do TEC. A diferença é simples:
O Guia do TEC é feito para você estudar. Lá a gente remove questões desatualizadas e anuladas, retiramos o excesso de questões em assuntos com quantidades exageradas, e, se necessário, mesclamos questões de outras bancas em assuntos pouco cobrados.
Já este artigo é feito para analisarmos histórico de cobrança, então, é feito nada do que foi descrito acima. Utilizando como base os cadernos dos Guias do TEC, aproveitamos os filtros de assuntos empregados, e adequamos os demais filtros (como área, banca, e inclusão de desatualizadas e anuladas, que, para a finalidade de se traçar histórico de cobrança, continuam perfeitamente válidas). Quando feito tal procedimento, é possível até que alguns assuntos deixem de constar do caderno, caso nunca tenham sido cobrados em provas anteriores da banca, o que não é problema algum, porque seria um indicativo de não serem assim tão relevantes.
Espero que esse artigo ajude sua caminhada. Um abraço e bons estudos! Que você tenha uma excelente prova!