Foi publicado o edital para o concurso PM CE 2022 com 1.500 vagas para soldado. A banca examinadora é a IDECAN. A equipe do TEC elaborou um guia de estudos com base no edital, com milhares de questões comentadas e correspondente teoria:
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O GUIA PARA PM CE 2022
Nesse guia você tem acesso a todas as provas comentadas por professores e tem à disposição a teoria envolvida para cada questão.
Nós utilizamos esse guia acima como base para que, neste atual artigo, realizemos um levantamento dos assuntos mais cobrados e o apresentamos em curvas ABC. O objetivo é auxiliar o aluno a identificar tanto os assuntos mais importantes quanto os assuntos pouco cobrados e até deixados de lado. Este artigo permitirá que o aluno possa organizar seu tempo de estudos de forma desigual para os diferentes tópicos, podendo focar mais tempo nos temas que mais caem, e reservar menos tempo e menos empenho nos assuntos pouco cobrados.
É importante destacar que não temos aqui a pretensão de acertar a distribuição de questões que ocorrerá na prova. Nosso objetivo é levantar um histórico de como os assuntos previstos no edital são cobrados nos concursos elaborados pela banca IDECAN, resultando em um norte de como a banca poderá se comportar no atual concurso.
Na montagem dos cadernos base deste estudo, utilizamos os seguintes quesitos:
Assuntos previstos no edital + Banca IDECAN
Neste processo pegamos questões de quaisquer anos, mesmo eventualmente anuladas, desatualizadas ou sem comentário de professor. Como o objetivo aqui é levantar um histórico de cobrança dentro das matérias, todas as questões são úteis, mesmo que tenham sido anuladas ou já estejam desatualizadas.
Vejamos os resultados!
Navegue pelo índice abaixo:
1) Língua Portuguesa
Em Língua Portuguesa, nos baseamos neste caderno, contendo 1.742 questões. Usamos como filtro questões da banca IDECAN. O resultado está na tabela abaixo. Destacados de azul nessa tabela estão 6 tópicos cuja porcentagem acumulada é de 72%. Isso significa que apenas 6 tópicos cobrem 72% de todas as questões da matéria que obedecem aos filtros utilizados. Segue a distribuição:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Interpretação de Textos (compreensão) | 488 | 28% | 28% |
Morfologia | 295 | 17% | 45% |
Semântica | 143 | 8% | 53% |
Sintaxe | 132 | 8% | 61% |
Coerência. Coesão (Anáfora, Catáfora, Uso dos Conectores - Pronomes relativos, Conjunções etc) | 107 | 6% | 67% |
Pontuação (ponto, vírgula, travessão, aspas, parênteses etc) | 94 | 5% | 72% |
Reescrita de Frases. Substituição de palavras ou trechos de texto. | 92 | 5% | 78% |
Ortografia | 84 | 5% | 82% |
Tipologia e Gênero Textual | 79 | 5% | 87% |
Regência | 73 | 4% | 91% |
Questões mescladas (interpretação de textos ou gramática) | 68 | 4% | 95% |
Concordância (Verbal e Nominal) | 28 | 2% | 97% |
Vocábulo "que" | 22 | 1% | 98% |
Partícula "se" | 12 | 1% | 99% |
Colocação pronominal | 10 | 1% | 99% |
Vozes (voz passiva e voz ativa) | 8 | 0% | 100% |
Tipos de discurso (Direto, Indireto e Indireto Livre) | 2 | 0% | 100% |
Vocábulo "como" | 2 | 0% | 100% |
Clareza e Correção | 2 | 0% | 100% |
Paralelismo | 1 | 0% | 100% |
A distribuição acima mostra que Interpretação de textos é o tópico mais cobrado e corresponde a 28% das questões. Em seguida temos Morfologia (17% das questões) e Semântica (8%) como assuntos mais cobrados. Esses três tópico sozinhos correspondem a mais da metade das questões.
2) Raciocínio Lógico-Matemático
Em Raciocínio Lógico-Matemático, nos baseamos neste caderno, contendo 260 questões. Usamos como filtro questões da banca IDECAN. Veja abaixo como ficou a distribuição, com "sequência de números/figuras/palavras" correspondendo a 31% das questões. Dado que progressão aritmética e progressão geométrica são casos particulares de sequências de números, concluímos que praticamente 60% de todas as questões são desse assunto.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Sequências de números, figuras, letras e palavras | 81 | 31% | 31% |
Progressão aritmética | 43 | 17% | 48% |
Progressão geométrica | 30 | 12% | 59% |
Exercícios envolvendo datas e calendários | 25 | 10% | 69% |
Lógica de argumentação | 17 | 7% | 75% |
Definição, subconjuntos, inclusão e pertinência, operações, conjunto das partes | 16 | 6% | 82% |
Associação de informações | 16 | 6% | 88% |
Geometria plana | 7 | 3% | 90% |
Equivalências lógicas (inclui negação de proposições compostas) | 7 | 3% | 93% |
Orientação no plano, no espaço e no tempo | 4 | 2% | 95% |
Matrizes | 3 | 1% | 96% |
Tabela verdade das proposições compostas | 3 | 1% | 97% |
Operadores lógicos (representação simbólica; diferença entre proposição simples e composta). | 2 | 1% | 98% |
Proposições: definição, reconhecimento, princípios lógicos | 1 | 0% | 98% |
Tautologia, contradição e contingência | 1 | 0% | 98% |
Exercícios de "verdade/mentira" | 1 | 0% | 99% |
Princípio da casa dos pombos | 1 | 0% | 99% |
Planificação de sólidos. Projeções de objetos tridimensionais | 1 | 0% | 100% |
Questões envolvendo parentesco e árvores genealógicas | 1 | 0% | 100% |
3) Atualidades
O caderno base contou com 705 questões. Usamos como filtro questões da banca IDECAN. A distribuição é esta:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Política | 172 | 24% | 24% |
Cultura | 94 | 13% | 38% |
Meio Ambiente | 86 | 12% | 50% |
Economia | 61 | 9% | 59% |
Energia | 52 | 7% | 66% |
Sociedade | 52 | 7% | 73% |
Ciência e Tecnologia | 43 | 6% | 79% |
Saúde | 41 | 6% | 85% |
Educação | 31 | 4% | 90% |
Direito | 23 | 3% | 93% |
Segurança | 18 | 3% | 95% |
Transportes | 16 | 2% | 98% |
Esportes | 11 | 2% | 99% |
Religião | 5 | 1% | 100% |
4) História do Ceará
Para esta matéria nos baseamos neste caderno, contendo 135 questões. Aqui não utilizamos filtros da banca, pois sua inclusão resultaria em quantidade reduzida de questões, impossibilitando análise dos tópicos mais e menos cobrados, resultando na seguinte distribuição:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
História do Ceará | 135 | 100% | 100% |
5) Noções de Administração Pública
O caderno base contou com 223 questões. Usamos como filtro questões da banca IDECAN. A distribuição é esta:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Processo de Planejamento | 56 | 25% | 25% |
Processo de Organização | 47 | 21% | 46% |
Comportamento organizacional | 38 | 17% | 63% |
Processo de Direção | 37 | 17% | 80% |
Introdução à Administração | 15 | 7% | 87% |
Comunicação | 9 | 4% | 91% |
Gestão por Processos (BPM CBOK, Ciclo PDCA, 6 Sigma etc.) | 9 | 4% | 95% |
Processo de Controle e Avaliação | 7 | 3% | 98% |
Teorias Administrativas | 5 | 2% | 100% |
6) Noções de Direito Administrativo
Para Noções de Direito Administrativo, nos baseamos neste caderno, contendo 128 questões. Usamos como filtro questões da banca IDECAN. Veja o resultado.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Organização Administrativa | 34 | 27% | 27% |
Improbidade Administrativa - Lei nº 8.429/1992 | 33 | 26% | 52% |
Regime Jurídico Administrativo | 27 | 21% | 73% |
Contratos Administrativos (Lei 8.666/1993) | 21 | 16% | 90% |
Serviços Públicos | 12 | 9% | 99% |
Licitações e Contratos Administrativos - Lei nº 14.133/2021 | 1 | 1% | 100% |
7) Ética no Serviço Público
Para esta matéria nos baseamos neste caderno, contendo 1.604 questões. Aqui não utilizamos filtros da banca, pois sua inclusão resultaria em quantidade reduzida de questões, impossibilitando análise dos tópicos mais e menos cobrados, resultando na seguinte distribuição:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Ética, Moral, Princípios e Valores | 834 | 52% | 52% |
Ética no Setor Público e Função Pública | 501 | 31% | 83% |
Ética, Democracia e Cidadania | 269 | 17% | 100% |
8) Noções de Direito Constitucional
Em Noções de Direito Constitucional, nos baseamos neste caderno, contendo 135 questões. Usamos como filtro questões da banca IDECAN. Veja como ficou a distribuição.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (art. 5º da CF/1988) | 51 | 38% | 38% |
Segurança Pública (art. 144 da CF/1988) | 13 | 10% | 47% |
Municípios - organização e competências (arts. 29 a 31 da CF/1988) | 12 | 9% | 56% |
Funções Essenciais à Justiça (arts. 127 a 135 da CF/1988) | 11 | 8% | 64% |
União: bens e competências exclusivas, privativas, comuns e concorrentes (arts. 20 a 24 da CF/1988) | 9 | 7% | 71% |
Do Poder Legislativo (arts. 44 a 75 da CF/1988) | 9 | 7% | 78% |
Dos Direitos Sociais (arts. 6º a 11 da CF/1988) | 8 | 6% | 84% |
Direitos Políticos (arts. 14 a 16 da CF/1988) | 7 | 5% | 89% |
Remédios Constitucionais (art. 5º, LXVIII a LXXIII e LXXVII da CF/1988) | 6 | 4% | 93% |
Da Organização Político-administrativa (arts. 18 e 19 da CF/1988) | 2 | 1% | 95% |
Do Poder Executivo (arts. 76 a 91 da CF/1988) | 2 | 1% | 96% |
Do Poder Judiciário (arts. 92 a 126 da CF/1988) | 2 | 1% | 98% |
Forças Armadas (arts. 142 e 143 da CF/1988) | 2 | 1% | 99% |
Do Distrito Federal e dos Territórios (arts. 32 e 33 da CF/1988) | 1 | 1% | 100% |
9) Noções de Direitos Humanos
Para Noções de Direitos Humanos, nos baseamos neste caderno, contendo 26 questões. Usamos como filtro questões da banca IDECAN. Veja o resultado.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Lei nº 13.146/2015 - Estatuto da Pessoa com Deficiência | 7 | 27% | 27% |
Conceitos, Histórico e Gerações dos Direitos Humanos | 6 | 23% | 50% |
Lei nº 11.340/2006 - Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Lei Maria da Penha) | 5 | 19% | 69% |
Convenção Contra a Tortura e Tratamentos Degradantes (Decreto nº 40/1991) | 3 | 12% | 81% |
Lei nº 12.288/2010 - Estatuto da Igualdade Racial | 3 | 12% | 92% |
Convenção Interamericana para Prevenir e Punir a Tortura (Decreto nº 98.386/1989) | 1 | 4% | 96% |
Decreto nº 7.053/2009 - Política Nacional para a População em Situação de Rua | 1 | 4% | 100% |
10) Noções de Direito Penal Militar
Em Noções de Direito Penal Militar, nos baseamos neste caderno, contendo 1.203 questões. Aqui não utilizamos filtros da banca, pois sua inclusão resultaria em quantidade reduzida de questões, impossibilitando análise dos tópicos mais e menos cobrados. Veja como ficou a distribuição.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Dos Crimes Militares em Tempo de Paz (arts. 136 a 354 do CPM) | 485 | 40% | 40% |
Aplicação da Lei Penal Militar (arts. 1º a 28 do CPM) | 238 | 20% | 60% |
Do Crime (arts. 29 a 47 do CPM) | 156 | 13% | 73% |
Das Penas (arts. 55 a 109 do CPM) | 151 | 13% | 86% |
Da Extinção da Punibilidade (arts. 123 a 135 do CPM) | 65 | 5% | 91% |
Do Concurso de Agentes (arts. 53 a 54 do CPM) | 40 | 3% | 94% |
Da Imputabilidade Penal Militar (arts. 48 a 52 do CPM) | 25 | 2% | 96% |
Medidas de Segurança (arts. 110 a 120 do CPM) | 22 | 2% | 98% |
Dos Crimes Militares em Tempo de Guerra (arts. 355 a 408 do CPM) | 11 | 1% | 99% |
Da Ação Penal Militar (arts. 121 a 122 do CPM) | 10 | 1% | 100% |
11) Noções de Direito Procesual Penal
Para esta matéria nos baseamos neste caderno, contendo 53 questões. Usamos como filtro questões da banca IDECAN, resultando na seguinte distribuição:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Da Prisão, das Medidas Cautelares e da Liberdade Provisória (arts. 282 a 350 do CPP) | 24 | 45% | 45% |
Da Ação Penal (arts. 24 a 62 do CPP) | 9 | 17% | 62% |
Inquérito Policial (arts. 4º a 23 do CPP) | 6 | 11% | 74% |
Processo Penal, seus Sistemas e Princípios | 5 | 9% | 83% |
Lei nº 7.960/1989 - Prisão Temporária | 4 | 8% | 91% |
Aplicação da lei processual penal | 2 | 4% | 94% |
Recursos e Sucedâneos Recursais Criminais | 2 | 4% | 98% |
Processos Criminais em Espécie | 1 | 2% | 100% |
12) Noções de Criminologia
Em Noções de Criminologia, nos baseamos neste caderno, contendo 283 questões. Aqui não utilizamos filtros da banca, pois sua inclusão resultaria em quantidade reduzida de questões, impossibilitando análise dos tópicos mais e menos cobrados. Veja como ficou a distribuição.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Criminologia (conceito, objeto, método, função, finalidade) | 111 | 39% | 39% |
Temas Contemporâneos de Criminologia | 81 | 29% | 68% |
Controle da Criminalidade | 31 | 11% | 79% |
Reação ao Delito (Modelos Clássico, Ressocializador e Restaurador) | 29 | 10% | 89% |
Estatísticas Criminais (Cifras) | 16 | 6% | 95% |
Fatores Desencadeantes da Criminalidade | 15 | 5% | 100% |
13) Segurança Pública
Para Segurança Pública, nos baseamos neste caderno, contendo 932 questões. Aqui também não utilizamos filtros da banca, para evitar quantidade insuficiente de questões.. Veja o resultado.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Segurança Pública (art. 144 da CF/1988) | 700 | 75% | 75% |
Conceitos de Segurança Pública | 110 | 12% | 87% |
Polícia Comunitária - Conceitos, Doutrina e Características | 109 | 12% | 99% |
Lei nº 11.530/2007 - PRONASCI | 13 | 1% | 100% |
Nós sempre tomamos como ponto de partida o módulo constante do Guia de Estudos do Tec, e para algumas matérias os professores não conseguiram abordar todo o edital. Segue a ressalva feita pelos professores:
Não aborda: Direito das vítimas de violência de Estado. Recolhimento Compulsório. Enfrentamento do crime organizado e da corrupção policial.
Muita gente pergunta a diferença deste artigo para o Guia de estudos do TEC. A diferença é simples:
O Guia do TEC é feito para você estudar. Lá a gente remove questões desatualizadas e anuladas, retiramos o excesso de questões em assuntos com quantidades exageradas, e, se necessário, mesclamos questões de outras bancas em assuntos pouco cobrados.
Já este artigo é feito para analisarmos histórico de cobrança, então, é feito nada do que foi descrito acima. Utilizando como base os cadernos dos Guias do TEC, aproveitamos os filtros de assuntos empregados, e adequamos os demais filtros (como área, banca, e inclusão de desatualizadas e anuladas, que, para a finalidade de se traçar histórico de cobrança, continuam perfeitamente válidas). Quando feito tal procedimento, é possível até que alguns assuntos deixem de constar do caderno, caso nunca tenham sido cobrados em provas anteriores da banca, o que não é problema algum, porque seria um indicativo de não serem assim tão relevantes.
Espero que esse artigo ajude sua caminhada. Um abraço e bons estudos! Que você tenha uma excelente prova!