Foi publicado o edital para o concurso EPAGRI SC. A equipe do TEC elaborou um guia de estudos com base no edital, com milhares de questões comentadas e correspondente teoria:
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O GUIA PARA EPAGRI SC
Nesse guia você tem acesso a todas as provas comentadas por professores e tem à disposição a teoria envolvida para cada questão.
Nós utilizamos esse guia acima como base para que, neste atual artigo, realizemos um levantamento dos assuntos mais cobrados e o apresentamos em curvas ABC. O objetivo é auxiliar o aluno a identificar tanto os assuntos mais importantes quanto os assuntos pouco cobrados e até deixados de lado. Este artigo permitirá que o aluno possa organizar seu tempo de estudos de forma desigual para os diferentes tópicos, podendo focar mais tempo nos temas que mais caem, e reservar menos tempo e menos empenho nos assuntos pouco cobrados.
É importante destacar que não temos aqui a pretensão de acertar a distribuição de questões que ocorrerá na prova. Nosso objetivo é levantar um histórico de como os assuntos previstos no edital são cobrados nos concursos para ensino médio ou superior, a depender do cargo, elaborados pela banca FEPESE, resultando em um norte de como a banca poderá se comportar no atual concurso.
Na montagem dos cadernos base deste estudo, utilizamos os seguintes quesitos:
Assuntos previstos no edital + Banca FEPESE+ Área Ensino médio ou superior
Neste processo pegamos questões de quaisquer anos, mesmo eventualmente anuladas, desatualizadas ou sem comentário de professor. Como o objetivo aqui é levantar um histórico de cobrança dentro das matérias, todas as questões são úteis, mesmo que tenham sido anuladas ou já estejam desatualizadas.
Vejamos os resultados!
Navegue pelo índice abaixo:
1) Língua Portuguesa
Em Língua Portuguesa, nos baseamos neste caderno, contendo 528 questões. Usamos como filtro questões de ensino médio elaboradas pela FEPESE. O resultado está na tabela abaixo. Destacados de azul nessa tabela estão 6 tópicos cuja porcentagem acumulada é de 71%. Isso significa que apenas 6 tópicos cobrem 71% de todas as questões da matéria que obedecem aos filtros utilizados.
Questões que mesclam interpretação de textos com gramática correspondem ao assunto mais cobrado e cobrem 19% das questões. Em seguida o tópico mais cobrado é interpretação de textos. Segue a distribuição:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Questões mescladas (interpretação de textos ou gramática) | 101 | 19% | 19% |
Interpretação de Textos (compreensão) | 89 | 17% | 36% |
Ortografia | 56 | 11% | 47% |
Sintaxe | 46 | 9% | 55% |
Concordância (Verbal e Nominal) | 42 | 8% | 63% |
Semântica | 39 | 7% | 71% |
Regência | 39 | 7% | 78% |
Pontuação (ponto, vírgula, travessão, aspas, parênteses etc) | 33 | 6% | 84% |
Clareza e Correção | 21 | 4% | 88% |
Morfologia | 19 | 4% | 92% |
Reescrita de Frases. Substituição de palavras ou trechos de texto. | 13 | 2% | 94% |
Coerência. Coesão (Anáfora, Catáfora, Uso dos Conectores - Pronomes relativos, Conjunções etc) | 11 | 2% | 96% |
Colocação pronominal | 9 | 2% | 98% |
Tipologia e Gênero Textual | 4 | 1% | 99% |
Linguagem | 3 | 1% | 99% |
Partícula "se" | 2 | 0% | 100% |
Tipos de discurso (Direto, Indireto e Indireto Livre) | 1 | 0% | 100% |
2) Raciocínio Lógico Matemático
Em Raciocínio Lógico Matemático, nos baseamos neste caderno, contendo 192 questões. Usamos como filtro questões de ensino médio elaboradas pela FEPESE. Proporcionalidade (que inclui regra de três), números naturais e números racionais são os assuntos mais cobrados e correspondem a 47% das questões, quase a metade de todas as questões. Veja como ficou a distribuição.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Proporcionalidade | 40 | 23% | 23% |
Números naturais | 22 | 13% | 35% |
Números racionais | 20 | 11% | 47% |
Porcentagem | 19 | 11% | 57% |
Equações | 13 | 7% | 65% |
Unidades de Medida (distância, massa, volume, tempo, etc) | 11 | 6% | 71% |
Probabilidade | 8 | 5% | 76% |
Regime de juros e descontos simples | 8 | 5% | 80% |
Equivalências lógicas (inclui negação de proposições compostas) | 8 | 5% | 85% |
Número de elementos da união, da intersecção, do complemento e da diferença | 7 | 4% | 89% |
Argumentos - métodos decorrentes da tabela verdade | 6 | 3% | 92% |
Regime de juros e descontos compostos | 3 | 2% | 94% |
Medidas de posição | 2 | 1% | 95% |
Radiciação e potenciação | 2 | 1% | 96% |
Interpretação de gráficos e tabelas | 2 | 1% | 97% |
Condição necessária e suficiente | 2 | 1% | 98% |
Definição, subconjuntos, inclusão e pertinência, operações, conjunto das partes | 1 | 1% | 99% |
Números inteiros (propriedades, operações, módulo etc) | 1 | 1% | 99% |
Tautologia, contradição e contingência | 1 | 1% | 100% |
3) Informática
O caderno base contou com 154 questões. Usamos como filtro questões de ensino médio elaboradas pela FEPESE. Windows é o campeão de cobrança disparado. 44% das questões são só sobre esse assunto. A banca tem uma preferência nítida em cobrar esse tema em concursos para ensino médio. Veja abaixo a distribuição.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Windows | 67 | 44% | 44% |
Navegadores (Browsers) | 15 | 10% | 53% |
Periféricos (Dispositivos de Entrada e Saída) | 12 | 8% | 61% |
Correio Eletrônico (E-mail) | 12 | 8% | 69% |
Conceitos de Internet | 10 | 6% | 75% |
Serviços (internet) | 10 | 6% | 82% |
Memórias (RAM, ROM, CACHE, HD etc.) | 5 | 3% | 85% |
Questões Mescladas de Hardware | 5 | 3% | 88% |
Conceitos Gerais de Sistemas Operacionais e Sistemas de Arquivos | 5 | 3% | 92% |
Conceitos Gerais de Informática e Introdução | 3 | 2% | 94% |
Ameaças (Vírus, Worms, Trojans, Malware, etc.) | 3 | 2% | 95% |
Nobreak e Estabilizadores | 2 | 1% | 97% |
Recursos (Segurança da Informação) | 2 | 1% | 98% |
Criptografia, Assinatura e Certificado Digital | 1 | 1% | 99% |
Backup | 1 | 1% | 99% |
Lei nº 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) | 1 | 1% | 100% |
4) Administração Geral
Para esta matéria nos baseamos neste caderno, contendo 276 questões. Usamos como filtro questões de ensino médio elaboradas pela FEPESE, resultando na seguinte distribuição:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Gestão da Qualidade | 59 | 21% | 21% |
Gestão de Pessoas | 55 | 20% | 41% |
Comportamento organizacional | 39 | 14% | 55% |
Processo de Organização | 37 | 13% | 69% |
Comunicação | 28 | 10% | 79% |
Introdução à Administração | 22 | 8% | 87% |
Processo de Direção | 15 | 5% | 92% |
Processo de Planejamento | 10 | 4% | 96% |
Gestão por Processos (BPM CBOK, Ciclo PDCA, 6 Sigma etc.) | 4 | 1% | 97% |
Administração Financeira | 4 | 1% | 99% |
Processo de Controle e Avaliação | 2 | 1% | 100% |
Educação Corporativa | 1 | 0% | 100% |
5) Administração de Recursos Materiais
O caderno base contou com 57 questões. Usamos como filtro questões de ensino médio elaboradas pela FEPESE. A distribuição é esta:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Gestão de Estoques | 21 | 37% | 37% |
Classificação de Materiais | 9 | 16% | 53% |
Gestão de Almoxarifado | 8 | 14% | 67% |
Noções de Administração de Materiais | 7 | 12% | 79% |
Logística | 7 | 12% | 91% |
Administração de Materiais no Setor Público | 3 | 5% | 96% |
Gestão de Compras | 2 | 4% | 100% |
6) Arquivologia
Para Arquivologia, nos baseamos neste caderno, contendo 38 questões. Usamos como filtro questões de ensino médio elaboradas pela FEPESE. Todas as questões encontradas são de "protocolo e suas atividades".
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Protocolo e suas Atividades | 38 | 100% | 100% |
7) Língua Portuguesa
Para esta matéria nos baseamos neste caderno, contendo 1.089 questões. Usamos como filtro questões de ensino superior elaboradas pela FEPESE, resultando na seguinte distribuição:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Questões mescladas (interpretação de textos ou gramática) | 268 | 25% | 25% |
Interpretação de Textos (compreensão) | 236 | 22% | 46% |
Sintaxe | 105 | 10% | 56% |
Tipologia e Gênero Textual | 77 | 7% | 63% |
Regência | 59 | 5% | 68% |
Concordância (Verbal e Nominal) | 52 | 5% | 73% |
Ortografia | 47 | 4% | 78% |
Semântica | 46 | 4% | 82% |
Coerência. Coesão (Anáfora, Catáfora, Uso dos Conectores - Pronomes relativos, Conjunções etc) | 45 | 4% | 86% |
Clareza e Correção | 39 | 4% | 89% |
Morfologia | 31 | 3% | 92% |
Pontuação (ponto, vírgula, travessão, aspas, parênteses etc) | 29 | 3% | 95% |
Reescrita de Frases. Substituição de palavras ou trechos de texto. | 24 | 2% | 97% |
Colocação pronominal | 8 | 1% | 98% |
Vocábulo "que" | 7 | 1% | 99% |
Linguagem | 5 | 0% | 99% |
Partícula "se" | 5 | 0% | 99% |
Vozes (voz passiva e voz ativa) | 3 | 0% | 100% |
Tipos de discurso (Direto, Indireto e Indireto Livre) | 3 | 0% | 100% |
8) Raciocínio Lógico Matemático
Em Raciocínio Lógico Matemático, nos baseamos neste caderno, contendo 368 questões. Usamos como filtro questões de ensino superior elaboradas pela FEPESE. Veja como ficou a distribuição.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Proporcionalidade | 50 | 14% | 14% |
Equações | 37 | 10% | 24% |
Regime de juros e descontos compostos | 36 | 10% | 34% |
Porcentagem | 32 | 9% | 42% |
Probabilidade | 29 | 8% | 50% |
Regime de juros e descontos simples | 29 | 8% | 58% |
Medidas de posição | 28 | 8% | 66% |
Números naturais | 26 | 7% | 73% |
Números racionais | 22 | 6% | 79% |
Equivalências lógicas (inclui negação de proposições compostas) | 11 | 3% | 82% |
Radiciação e potenciação | 9 | 2% | 84% |
Argumentos - métodos decorrentes da tabela verdade | 8 | 2% | 87% |
Número de elementos da união, da intersecção, do complemento e da diferença | 7 | 2% | 89% |
Unidades de Medida (distância, massa, volume, tempo, etc) | 6 | 2% | 90% |
Diagramas lógicos, Proposições categóricas, Negação de quantificadores | 6 | 2% | 92% |
Medidas de dispersão | 5 | 1% | 93% |
Sistemas lineares | 4 | 1% | 94% |
Formas de Apresentação de Dados | 3 | 1% | 95% |
Números irracionais | 3 | 1% | 96% |
Números reais (propriedades e operações; intervalos) | 3 | 1% | 97% |
Exercícios de "verdade/mentira" | 2 | 1% | 97% |
Exercícios envolvendo datas e calendários | 2 | 1% | 98% |
Definição, subconjuntos, inclusão e pertinência, operações, conjunto das partes | 1 | 0% | 98% |
Interpretação de gráficos e tabelas | 1 | 0% | 98% |
Tabela verdade das proposições compostas | 1 | 0% | 99% |
Condição necessária e suficiente | 1 | 0% | 99% |
Tautologia, contradição e contingência | 1 | 0% | 99% |
Álgebra de proposições | 1 | 0% | 99% |
Associação de informações | 1 | 0% | 100% |
Outros exercícios de lógica | 1 | 0% | 100% |
9) Informática
Para Informática, nos baseamos neste caderno, contendo 143 questões. Usamos como filtro questões de ensino superior elaboradas pela FEPESE. Veja o resultado.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Windows | 52 | 36% | 36% |
Serviços (internet) | 15 | 10% | 47% |
Navegadores (Browsers) | 12 | 8% | 55% |
Conceitos Gerais de Sistemas Operacionais e Sistemas de Arquivos | 7 | 5% | 60% |
Conceitos de Internet | 7 | 5% | 65% |
Memórias (RAM, ROM, CACHE, HD etc.) | 6 | 4% | 69% |
Ameaças (Vírus, Worms, Trojans, Malware, etc.) | 6 | 4% | 73% |
Recursos (Segurança da Informação) | 6 | 4% | 78% |
Criptografia, Assinatura e Certificado Digital | 5 | 3% | 81% |
Backup | 5 | 3% | 85% |
Periféricos (Dispositivos de Entrada e Saída) | 4 | 3% | 87% |
Correio Eletrônico (E-mail) | 4 | 3% | 90% |
Lei nº 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) | 4 | 3% | 93% |
Barramentos, Placa-mãe e BIOS | 3 | 2% | 95% |
Conceitos Gerais de Informática e Introdução | 2 | 1% | 97% |
Questões Mescladas de Hardware | 2 | 1% | 98% |
Intranet e Extranet | 2 | 1% | 99% |
Conceitos e Princípios de Segurança da Informação | 1 | 1% | 100% |
10) Direito do Trabalho
Em Direito do Trabalho, nos baseamos neste caderno, contendo 96 questões. Usamos como filtro questões de ensino superior elaboradas pela FEPESE. Veja como ficou a distribuição.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Componentes Remuneratórios | 17 | 18% | 18% |
Jornada de Trabalho | 13 | 14% | 31% |
Férias (trabalho) | 13 | 14% | 45% |
Características (contrato de trabalho) | 10 | 10% | 55% |
Suspensão e Interrupção (contrato de trabalho) | 7 | 7% | 63% |
Relação de Trabalho e Relação de Emprego | 6 | 6% | 69% |
Intervalos (trabalho) | 6 | 6% | 75% |
Equiparação Salarial | 4 | 4% | 79% |
Alteração (contrato de trabalho) | 3 | 3% | 82% |
Horas Suplementares | 3 | 3% | 85% |
Formas de Ruptura do Contrato de Trabalho | 3 | 3% | 89% |
Justa Causa | 3 | 3% | 92% |
Aviso Prévio | 3 | 3% | 95% |
Garantias Provisórias de Emprego | 2 | 2% | 97% |
Princípios do Direito Individual do Trabalho | 1 | 1% | 98% |
Regras de Proteção do Salário | 1 | 1% | 99% |
Trabalho Noturno | 1 | 1% | 100% |
11) Auditoria
Para esta matéria nos baseamos neste caderno, contendo 78 questões. Usamos como filtro questões de ensino superior elaboradas pela FEPESE, resultando na seguinte distribuição:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Testes e Procedimentos em Auditoria | 38 | 49% | 49% |
Opinião do auditor independente/Relatórios e Pareceres de Auditoria | 16 | 21% | 69% |
Normas Profissionais do Auditor Independente | 14 | 18% | 87% |
Trabalhos de Auditoria | 4 | 5% | 92% |
Diferenças entre a Auditoria Interna e a Auditoria Independente | 3 | 4% | 96% |
Conceitos Básicos de Auditoria Governamental (ISSAI 1, seção 2; NAGs, 1101 -1124) | 2 | 3% | 99% |
Objetivos, aplicabilidade e estrutura das normas de Auditoria Governamental | 1 | 1% | 100% |
12) Contabilidade Geral
Em Contabilidade Geral, nos baseamos neste caderno, contendo 282 questões. Usamos como filtro questões de ensino superior elaboradas pela FEPESE. Veja como ficou a distribuição.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Índices e quocientes financeiros | 40 | 14% | 14% |
Balanço Patrimonial (questões de nível básico) | 29 | 10% | 24% |
Estoques | 27 | 10% | 34% |
Demonstração do Resultado do Exercício (questões de nível básico) | 26 | 9% | 43% |
Escrituração: normas, livros contábeis, lançamentos, método das partidas dobradas | 23 | 8% | 51% |
Princípios Contábeis | 18 | 6% | 58% |
Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade (CPC 00) | 17 | 6% | 64% |
Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC - CPC 03, Lei 6.404, art. 188, I) | 13 | 5% | 68% |
Conceito, Objeto, Finalidade, Técnicas Contábeis, Equação patrimonial | 12 | 4% | 73% |
Passivo exigível | 12 | 4% | 77% |
Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis (CPC 26, Lei 6.404, arts. 176 e 177) | 12 | 4% | 81% |
Balanço Patrimonial (questões de nível avançado) | 9 | 3% | 84% |
Demonstração do resultado do exercício (questões de nível avançado) | 7 | 2% | 87% |
Teoria das Contas (Personalística, Patrimonialista, e Materialística) | 5 | 2% | 89% |
Regimes Contábeis (competência, caixa e misto) | 5 | 2% | 90% |
Apuração do Resultado | 5 | 2% | 92% |
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) | 5 | 2% | 94% |
Atos e Fatos Contábeis | 4 | 1% | 95% |
Demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA) | 4 | 1% | 97% |
Análise vertical e horizontal das demonstrações contábeis | 3 | 1% | 98% |
Balancete de Verificação | 3 | 1% | 99% |
Plano de Contas | 2 | 1% | 100% |
Erros de Escrituração | 1 | 0% | 100% |
13) Contabilidade Pública
Para Contabilidade Pública, nos baseamos neste caderno, contendo 452 questões. Usamos como filtro questões de ensino superior elaboradas pela FEPESE. Veja o resultado.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Despesa Pública (AFO e CPU) | 76 | 17% | 17% |
Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF (Lei Complementar nº 101/2000) | 69 | 15% | 32% |
Orçamento Público | 48 | 11% | 43% |
Receita Pública (AFO e CPU) | 46 | 10% | 53% |
Plano de Contas (PCASP) | 39 | 9% | 62% |
Introdução à Contabilidade Aplicada ao Setor Público | 27 | 6% | 67% |
Aspectos Patrimoniais da Contabilidade Pública | 25 | 6% | 73% |
Balanço Orçamentário (MCASP e NBC TSP 13) | 22 | 5% | 78% |
Créditos Adicionais | 21 | 5% | 83% |
Balanço Patrimonial (AFO e CPU) | 20 | 4% | 87% |
Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) | 15 | 3% | 90% |
Escrituração Contábil Pública | 14 | 3% | 93% |
Balanço Financeiro | 10 | 2% | 96% |
Demonstração de Fluxo de Caixa (MCASP e NBC TSP 12) | 5 | 1% | 97% |
Tópicos Mesclados de Demonstrações Contábeis (MCASP, NBC TSP e Lei nº 4.320/1964) | 5 | 1% | 98% |
Introdução às DCASP (Parte V, Capítulo 1 do MCASP e NBC TSP 11) | 4 | 1% | 99% |
Ciclo Orçamentário | 3 | 1% | 99% |
Fundos Especiais | 1 | 0% | 100% |
Consolidação das Demonstrações Contábeis | 1 | 0% | 100% |
Balancete | 1 | 0% | 100% |
14) Direito Tributário
Em Direito Tributário, nos baseamos neste caderno, contendo 49 questões. Usamos como filtro questões de ensino superior elaboradas pela FEPESE. Veja como ficou a distribuição.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Lei Complementar nº 116/2003 - ISSQN | 12 | 24% | 24% |
Espécies de Tributos | 11 | 22% | 47% |
Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar (arts. 150 a 152 da CF) | 11 | 22% | 69% |
Competência Tributária (CF/1988 e CTN) | 7 | 14% | 84% |
Introdução ao Direito Tributário | 4 | 8% | 92% |
PIS PASEP | 2 | 4% | 96% |
Decreto nº 9.580/2018 - RIR | 1 | 2% | 98% |
COFINS | 1 | 2% | 100% |
15) Licitações
Para Licitações, nos baseamos neste caderno, contendo 33 questões. Usamos como filtro questões de ensino superior elaboradas pela FEPESE. Veja o resultado.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Licitações (arts. 11 a 88 da Lei nº 14.133/2021) | 12 | 36% | 36% |
Lei nº 10.520/2002 - Modalidade de licitação Pregão | 11 | 33% | 70% |
Lei nº 13.303/2016 - Das Licitações (arts. 28 a 90) | 6 | 18% | 88% |
Princípios (art. 5º da Lei nº 14.133/2021) | 2 | 6% | 94% |
Disposições Gerais (arts. 174 a 194 da Lei nº 14.133/2021) | 1 | 3% | 97% |
Tópicos Mesclados da Lei nº 14.133/2021 | 1 | 3% | 100% |
16) Gestão Patrimonial
Para esta matéria nos baseamos neste caderno, contendo 781 questões. Usamos como filtro questões de ensino superior elaboradas pela FEPESE, resultando na seguinte distribuição:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Classificação dos Bens (art. 79 a 97) | 480 | 61% | 61% |
Bens públicos (arts. 98 a 103) | 200 | 26% | 87% |
Administração Patrimonial | 93 | 12% | 99% |
Princípios Gerais dos Bens | 8 | 1% | 100% |
Nós sempre tomamos como ponto de partida o módulo constante do Guia de Estudos do Tec, e para algumas matérias os professores não conseguiram abordar todo o edital. Segue a ressalva feita pelos professores:
Não aborda: DCTF, DACON, DIRF, PERDCOMP, LALUR, SPED Fiscal PIS/COFINS, SPED CONTÁBIL, FCONT, DIPJ. Atos de Pessoal.
17) Administração Geral e Pública
Para esta matéria nos baseamos neste caderno, contendo 277 questões. Usamos como filtro questões de ensino superior elaboradas pela FEPESE, resultando na seguinte distribuição:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Gestão de Pessoas | 61 | 22% | 22% |
Processo de Planejamento | 47 | 17% | 39% |
Comportamento organizacional | 39 | 14% | 53% |
Gestão da Qualidade | 27 | 10% | 63% |
Processo de Organização | 25 | 9% | 72% |
Introdução à Administração | 19 | 7% | 79% |
Processo de Direção | 17 | 6% | 85% |
Teorias Administrativas | 12 | 4% | 89% |
Administração Financeira | 9 | 3% | 92% |
Modelos teóricos de gestão pública e evolução da APU no Brasil | 8 | 3% | 95% |
Processo de Controle e Avaliação | 6 | 2% | 97% |
Comunicação | 5 | 2% | 99% |
Gestão por Competências | 2 | 1% | 100% |
18) Administração de Recursos Materiais
Em Administração de Recursos Materiais, nos baseamos neste caderno, contendo 27 questões. Usamos como filtro questões de ensino superior elaboradas pela FEPESE. Veja como ficou a distribuição.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Logística | 5 | 19% | 19% |
Noções de Gestão de Estoques | 4 | 15% | 33% |
Gestão de Almoxarifado | 4 | 15% | 48% |
Classificação de Materiais | 3 | 11% | 59% |
Planejamento e Controle de Estoques | 3 | 11% | 70% |
Lote Econômico de Compras (LEC) | 2 | 7% | 78% |
Administração de Materiais no Setor Público | 2 | 7% | 85% |
Noções de Administração de Materiais | 1 | 4% | 89% |
Avaliação de Estoques e Custos | 1 | 4% | 93% |
Sistemas de Reposição e Níveis de Estoque | 1 | 4% | 96% |
Planejamento das Necessidades de Materiais - MRP | 1 | 4% | 100% |
19) Administração Financeira e Orçamentária
O caderno base contou com 618 questões. Usamos como filtro questões de ensino superior elaboradas pela FEPESE. A distribuição é esta:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF (Lei Complementar nº 101/2000) | 123 | 20% | 20% |
Despesa Pública (AFO e CPU) | 105 | 17% | 37% |
Orçamento Público | 91 | 15% | 52% |
Receita Pública (AFO e CPU) | 55 | 9% | 61% |
Plano de Contas (PCASP) | 42 | 7% | 67% |
Aspectos Patrimoniais da Contabilidade Pública | 33 | 5% | 73% |
Introdução à Contabilidade Aplicada ao Setor Público | 31 | 5% | 78% |
Créditos Adicionais | 26 | 4% | 82% |
Balanço Orçamentário (MCASP e NBC TSP 13) | 22 | 4% | 85% |
Balanço Patrimonial (AFO e CPU) | 21 | 3% | 89% |
Escrituração Contábil Pública | 16 | 3% | 91% |
Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) | 16 | 3% | 94% |
Balanço Financeiro | 13 | 2% | 96% |
Ciclo Orçamentário | 6 | 1% | 97% |
Demonstração de Fluxo de Caixa (MCASP e NBC TSP 12) | 6 | 1% | 98% |
Tópicos Mesclados de Demonstrações Contábeis (MCASP, NBC TSP e Lei nº 4.320/1964) | 5 | 1% | 99% |
Introdução às DCASP (Parte V, Capítulo 1 do MCASP e NBC TSP 11) | 4 | 1% | 100% |
Fundos Especiais | 1 | 0% | 100% |
Consolidação das Demonstrações Contábeis | 1 | 0% | 100% |
Balancete | 1 | 0% | 100% |
20) Direito Administrativo
Para Direito Administrativo, nos baseamos neste caderno, contendo 55 questões. Usamos como filtro questões de ensino superior elaboradas pela FEPESE. Veja o resultado.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Responsabilidade Civil do Estado | 16 | 29% | 29% |
Licitações (arts. 11 a 88 da Lei nº 14.133/2021) | 12 | 22% | 51% |
Pregão | 11 | 20% | 71% |
Controle da Administração | 6 | 11% | 82% |
Outros Normativos Sobre Licitações | 6 | 11% | 93% |
Princípios (art. 5º da Lei nº 14.133/2021) | 2 | 4% | 96% |
Disposições Gerais (arts. 174 a 194 da Lei nº 14.133/2021) | 1 | 2% | 98% |
Tópicos Mesclados da Lei nº 14.133/2021 | 1 | 2% | 100% |
21) Gestão de Projetos
O caderno base contou com 27 questões. Usamos como filtro questões de ensino superior elaboradas pela FEPESE. A distribuição é esta:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Noções Introdutórias de Administração ou Gestão de Projetos | 14 | 52% | 52% |
Conceitos Gerais de Áreas de Conhecimento e Grupos de Processo | 7 | 26% | 78% |
Gerenciamento do Escopo do Projeto | 2 | 7% | 85% |
Ciclo de Vida de Projetos | 1 | 4% | 89% |
Estrutura Organizacional na Gestão de Projetos | 1 | 4% | 93% |
Gerenciamento do Cronograma (Tempo) do Projeto | 1 | 4% | 96% |
Gerenciamento dos Recursos do Projeto | 1 | 4% | 100% |
Nós sempre tomamos como ponto de partida o módulo constante do Guia de Estudos do Tec, e para algumas matérias os professores não conseguiram abordar todo o edital. Segue a ressalva feita pelos professores:
Não aborda: Atos de Pessoal. Regulamento Interno de Licitações e Contratos da Epagri (RILC-EPAGRI).
Muita gente pergunta a diferença deste artigo para o Guia de estudos do TEC. A diferença é simples:
O Guia do TEC é feito para você estudar. Lá a gente remove questões desatualizadas e anuladas, retiramos o excesso de questões em assuntos com quantidades exageradas, e, se necessário, mesclamos questões de outras bancas em assuntos pouco cobrados.
Já este artigo é feito para analisarmos histórico de cobrança, então, é feito nada do que foi descrito acima. Utilizando como base os cadernos dos Guias do TEC, aproveitamos os filtros de assuntos empregados, e adequamos os demais filtros (como área, banca, e inclusão de desatualizadas e anuladas, que, para a finalidade de se traçar histórico de cobrança, continuam perfeitamente válidas). Quando feito tal procedimento, é possível até que alguns assuntos deixem de constar do caderno, caso nunca tenham sido cobrados em provas anteriores da banca, o que não é problema algum, porque seria um indicativo de não serem assim tão relevantes.
Espero que esse artigo ajude sua caminhada. Um abraço e bons estudos! Que você tenha uma excelente prova!