Com novo projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados, o concurso DPU deverá ofertar cerca de 1.011 vagas para cargos de níveis médio e superior.
Quer saber tudo sobre o assunto? Neste conteúdo você fica por dentro do panorama completo da seleção. Saiba detalhes sobre os cargos, remuneração e muito mais. Navegue pelo índice abaixo!Informações sobre o edital
A equipe do TEC Concursos elaborou um Guia exclusivo para o concurso DPU com todas as informações resumidas sobre a seleção da Defensoria Pública da União.
O que você vai encontrar no material?
Foi aprovado, em 17 de maio de 2022, o projeto de lei que cria o Plano de Carreiras e Cargos de Provimento Efetivo dos Servidores da Defensoria Pública da União (PCCDPU) no quadro permanente de pessoal.
O projeto segue para a sanção presidencial e prevê a criação de 410 cargos para analistas e 401 para técnicos. Além disso, também serão criados cargos de nível superior e intermediário com base no Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE).
Informações sobre as remunerações e detalhamento dos cargos serão disponibilizadas após o término do processo.
Movimentações e linha do tempo
Você que está estudando para o concurso DPU certamente quer saber detalhes da seleção, por isso, logo a seguir confira todos os andamentos até o momento.
17 de maio de 2022: aprovado o projeto de lei que estrutura o plano de carreira de servidores efetivos da Defensoria Pública da União.
5 de maio de 2022: Câmara dos Deputados aprova o PL 7992/2014 que trata sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos dos Servidores da Defensoria Pública da União.
Para a próxima seleção são esperadas vagas para níveis médio e superior. Confira as atribuições e requisitos dos cargos do último concurso!
Defensor Público Federal
Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior de bacharelado em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) há pelo menos três anos completos, e registro na OAB.
Atribuições: ao cargo de Defensor Público Federal de Segunda Categoria correspondem as atribuições previstas na Constituição da República e na Lei Complementar nº 80/1994, e
suas alterações.
Remuneração: o subsídio do cargo de Defensor Público Federal de Segunda Categoria é de R$ 22.197,67.
Cargos vagos na Defensoria Pública da União
Segundo dados da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), 80% dos servidores da área de Apoio da Defensoria são de outros órgãos. Ou seja, existe urgência para a realização de um novo concurso.
Tudo sobre a Defensoria Pública da União
A Defensoria Pública é instituição permanente que tem como função principal a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados.
O projeto de Lei Nº 7.922, de 2014 dispõe sobre a estruturação do plano de carreiras e cargos dos servidores da Defensoria Pública da União. Confira a a tabela remuneratória da Defensoria Pública da União referente ao mês de agosto de 2019:
O último edital da Defensoria Pública da União foi publicado em 2017.
O concurso público foi organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília – CESPE/UnB.
Confira abaixo os cargos que foram ofertados:
Defensor Público Federal – 25 vagas
Como estudar para concurso público?
A preparação para concursos começa muito antes do edital ser publicado. Isso porque, as provas, muito provavelmente, não serão nada fáceis.
No entanto, é totalmente possível começar a estudar para concurso público de forma mais eficaz. Para isso, montar um plano de estudos com base nas seleções anteriores pode funcionar muito bem.
Além de conhecer quais foram as disciplinas exigidas nos editais, escolher as melhores técnicas e ferramentas de estudo pode otimizar os seus resultados.
Um exemplo: quem estuda por questões de concursos consegue testar a eficácia do seu aprendizado, monitorar e avaliar seu desempenho, além, claro, reajustar a rota sempre que necessário.
https://youtu.be/vooK5pYfwzs
Assine o TEC Concursos
A plataforma do TEC Concursos possui mais de 1,7 milhão de questões cadastradas, além de aulas teóricas com conteúdos atualizados que já auxiliaram concurseiros e concurseiras em aprovações.
Direto ao ponto e sem rodeios! Com a plataforma do TEC você pode direcionar os estudos para uma banca, um cargo, seleção de uma Instituição e muito mais.
E você pode começar estudando de graça. Veja os benefícios da conta gratuita:
Resolva 15 questões por dia, com exceção de questões inéditas e adaptadas;
Formação em marketing com especialização em aprendizagem e inovação. Exerceu atividades de natureza técnico-administrativa como servidora pública no Governo do Estado de São Paulo e na Prefeitura de São Paulo entre os anos de 2008 e 2011. Dedica-se a projetos de desenvolvimento pessoal e profissional, bem como ao estudo da mente e do comportamento humano.