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A equipe do TEC concursos elaborou um guia de estudos com base no edital do atual edital, com milhares de questões comentadas e correspondente teoria:CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O GUIA PARA CONCURSO CGU
Com base nesse guia de estudos fizemos neste artigo um levantamento dos assuntos mais cobrados e o apresentamos em curvas ABC. No artigo anterior foi realizada a análise do cargo de nível médio. Já neste artigo são realizadas as análises para os cargos de nível superior. O objetivo é auxiliar o aluno a identificar tanto os assuntos mais importantes quanto os assuntos pouco cobrados e até deixados de lado. Este artigo permitirá que o aluno possa organizar seu tempo de estudos de forma desigual para os diferentes tópicos, podendo focar mais tempo nos temas que mais caem, e reservar menos tempo e menos empenho nos assuntos pouco cobrados. É importante destacar que não temos aqui a pretensão de acertar a distribuição de questões que ocorrerá na prova. Nosso objetivo é levantar um histórico de como os assuntos previstos de edital são cobrados nos concursos para área ensino superior elaborados pela banca FGV, resultando em um norte de como a banca poderá se comportar no atual concurso. Na montagem dos cadernos base deste estudo, utilizamos os seguintes quesitos:Assuntos previstos no edital + Banca FGV + Ensino superior
Idealmente filtraríamos também pelas questões da área de Controle, contudo incluir esse filtro resultaria em diversas matérias não contemplando uma quantidade suficiente de questões que permitam analisar os assuntos mais cobrados e menos cobrados. Neste processo pegamos questões de quaisquer anos, mesmo eventualmente anuladas, desatualizadas ou sem comentário de professor. Como o objetivo aqui é levantar um histórico de cobrança dentro das matérias, todas as questões são úteis, mesmo que tenham sido anuladas ou já estejam desatualizadas. Vejamos os resultados!Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Interpretação de Textos (compreensão) | 1133 | 33% | 33% |
Morfologia | 518 | 15% | 48% |
Semântica | 240 | 7% | 55% |
Reescrita de Frases. Substituição de palavras ou trechos de texto. | 204 | 6% | 61% |
Coerência. Coesão (Anáfora, Catáfora, Uso dos Conectores - Pronomes relativos, Conjunções etc) | 187 | 5% | 67% |
Sintaxe | 168 | 5% | 72% |
Questões mescladas (interpretação de textos ou gramática) | 167 | 5% | 77% |
Linguagem | 159 | 5% | 81% |
Tipologia e Gênero Textual | 141 | 4% | 86% |
Ortografia | 98 | 3% | 88% |
Pontuação (ponto, vírgula, travessão, aspas, parênteses etc) | 97 | 3% | 91% |
Regência | 64 | 2% | 93% |
Concordância (Verbal e Nominal) | 64 | 2% | 95% |
Vozes (voz passiva e voz ativa) | 43 | 1% | 96% |
Clareza e Correção | 34 | 1% | 97% |
Vocábulo "que" | 27 | 1% | 98% |
Partícula "se" | 20 | 1% | 99% |
Paralelismo | 17 | 0% | 99% |
Colocação pronominal | 14 | 0% | 100% |
Tipos de discurso (Direto, Indireto e Indireto Livre) | 12 | 0% | 100% |
Vocábulo "como" | 2 | 0% | 100% |
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Interpretação de Textos (compreensão) | 136 | 45% | 45% |
Vocabulário e Tradução (inglês) | 119 | 39% | 84% |
Gramática (inglês) | 49 | 16% | 100% |
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Gestão por Processos (BPM CBOK, Ciclo PDCA, 6 Sigma etc.) | 69 | 32% | 32% |
Processo de Planejamento | 64 | 29% | 61% |
Governabilidade, Governança e Intermediação de Interesses | 32 | 15% | 76% |
Gestão da Qualidade | 27 | 12% | 88% |
Políticas Públicas e Programas Governamentais | 22 | 10% | 98% |
Processos Participativos de Gestão Pública | 4 | 2% | 100% |