Foi publicado o edital para o concurso do Corpo de Bombeiro da Bahia (CBM BA 2023). A equipe do TEC elaborou um guia de estudos com base no edital, com milhares de questões comentadas e correspondente teoria:
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O GUIA PARA CBMBA 2023
Nesse guia você tem acesso a todas as provas comentadas por professores e tem à disposição a teoria envolvida para cada questão.
Nós utilizamos esse guia acima como base para que, neste atual artigo, realizemos um levantamento dos assuntos mais cobrados e o apresentamos em curvas ABC. O objetivo é auxiliar o aluno a identificar tanto os assuntos mais importantes quanto os assuntos pouco cobrados e até deixados de lado. Este artigo permitirá que o aluno possa organizar seu tempo de estudos de forma desigual para os diferentes tópicos, podendo focar mais tempo nos temas que mais caem, e reservar menos tempo e menos empenho nos assuntos pouco cobrados.
É importante destacar que não temos aqui a pretensão de acertar a distribuição de questões que ocorrerá na prova. Nosso objetivo é levantar um histórico de como os assuntos previstos no edital são cobrados nos concursos para a área ensino médio elaborados pela banca FCC, resultando em um norte de como a banca poderá se comportar no atual concurso.
Na montagem dos cadernos base deste estudo, utilizamos os seguintes quesitos:
Assuntos previstos no edital + Banca FCC+ Ensino médio
Neste processo pegamos questões de quaisquer anos, mesmo eventualmente anuladas, desatualizadas ou sem comentário de professor. Como o objetivo aqui é levantar um histórico de cobrança dentro das matérias, todas as questões são úteis, mesmo que tenham sido anuladas ou já estejam desatualizadas.
Vejamos os resultados!
Navegue pelo índice abaixo:
1) Língua Portuguesa
Em Língua Portuguesa, nos baseamos neste caderno, contendo 4.856 questões. Usamos como filtro questões de ensino médio elaboradas pela banca FCC. O resultado está na tabela abaixo. Destacados de azul nessa tabela estão 6 tópicos cuja porcentagem acumulada é de 72%. Isso significa que apenas 6 tópicos cobrem 72% de todas as questões da matéria que obedecem aos filtros utilizados. Segue a distribuição:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Interpretação de Textos (compreensão) | 1586 | 33% | 33% |
Morfologia | 565 | 12% | 44% |
Reescrita de Frases. Substituição de palavras ou trechos de texto. | 412 | 8% | 53% |
Concordância (Verbal e Nominal) | 333 | 7% | 60% |
Regência | 309 | 6% | 66% |
Pontuação (ponto, vírgula, travessão, aspas, parênteses etc) | 295 | 6% | 72% |
Clareza e Correção | 247 | 5% | 77% |
Semântica | 223 | 5% | 82% |
Coerência. Coesão (Anáfora, Catáfora, Uso dos Conectores - Pronomes relativos, Conjunções etc) | 221 | 5% | 86% |
Vozes (voz passiva e voz ativa) | 179 | 4% | 90% |
Questões mescladas (interpretação de textos ou gramática) | 162 | 3% | 93% |
Sintaxe | 155 | 3% | 97% |
Ortografia | 94 | 2% | 98% |
Tipologia e Gênero Textual | 36 | 1% | 99% |
Tipos de discurso (Direto, Indireto e Indireto Livre) | 25 | 1% | 100% |
Vocábulo "que" | 12 | 0% | 100% |
Partícula "se" | 1 | 0% | 100% |
Vocábulo "como" | 1 | 0% | 100% |
A distribuição acima mostra que interpretação de textos é o tópico mais cobrado, e representa 33% das questões. Em seguida vêm Morfologia e Reescrita de frases como assuntos mais cobrados. Esses três tópico juntos representam mais da metade de todas as questões.
2) Matemática
Em Matemática, nos baseamos neste caderno, contendo 963 questões. Usamos como filtro questões de ensino médio elaboradas pela banca FCC. Veja como ficou a distribuição. Equações, números naturais e Sequência (de números figuras e palavras) são os assuntos mais cobrados pela banca.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Equações | 201 | 21% | 21% |
Números naturais | 188 | 20% | 40% |
Sequências de números, figuras, letras e palavras | 148 | 15% | 56% |
Números racionais | 135 | 14% | 70% |
Número de elementos da união, da intersecção, do complemento e da diferença | 50 | 5% | 75% |
Geometria plana | 45 | 5% | 80% |
Funções e inequações | 39 | 4% | 84% |
Análise combinatória (princípio fundamental da contagem, arranjos, combinações, permutações) | 31 | 3% | 87% |
Progressão aritmética | 30 | 3% | 90% |
Geometria espacial | 24 | 2% | 93% |
Radiciação e potenciação | 18 | 2% | 94% |
Sistemas lineares | 11 | 1% | 96% |
Progressão geométrica | 10 | 1% | 97% |
Números inteiros (propriedades, operações, módulo etc) | 7 | 1% | 97% |
Polinômios e equações polinomiais. Expansão de binômios. Triângulo de Pascal | 6 | 1% | 98% |
Definição, subconjuntos, inclusão e pertinência, operações, conjunto das partes | 4 | 0% | 98% |
Números reais (propriedades e operações; intervalos) | 4 | 0% | 99% |
Razões e funções trigonométricas. Ciclo trigonométrico | 3 | 0% | 99% |
Matrizes | 3 | 0% | 99% |
Determinantes | 3 | 0% | 100% |
Números complexos | 3 | 0% | 100% |
3) Ciências Naturais
O caderno base contou com 28 questões. Usamos como filtro questões de ensino médio elaboradas pela banca FCC. A distribuição é esta:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Química Geral e Inorgânica | 8 | 29% | 29% |
Aplicações especiais das Leis de Newton | 5 | 18% | 46% |
Fisiologia Vegetal | 3 | 11% | 57% |
Cálculos químicos | 3 | 11% | 68% |
Forças de atrito | 2 | 7% | 75% |
Química Aplicada | 2 | 7% | 82% |
Nomenclatura e Classificação biológica | 1 | 4% | 86% |
Tecidos vegetais | 1 | 4% | 89% |
Cadeias e Teias Alimentares | 1 | 4% | 93% |
Conceitos iniciais: Leis de Newton, força, massa, dinamômetro | 1 | 4% | 96% |
Força elástica | 1 | 4% | 100% |
4) Atualidades
Para esta matéria nos baseamos neste caderno, contendo 282 questões. Usamos como filtro questões de ensino médio elaboradas pela banca FCC, resultando na seguinte distribuição:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Política | 70 | 25% | 25% |
Economia | 65 | 23% | 48% |
Meio Ambiente | 52 | 18% | 66% |
Sociedade | 19 | 7% | 73% |
Energia | 17 | 6% | 79% |
Saúde | 16 | 6% | 85% |
Direito | 15 | 5% | 90% |
Ciência e Tecnologia | 13 | 5% | 95% |
Segurança | 9 | 3% | 98% |
Educação | 5 | 2% | 100% |
Transportes | 1 | 0% | 100% |
5) Informática
O caderno base contou com 748 questões. Usamos como filtro questões de ensino médio elaboradas pela banca FCC. A distribuição é esta:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Microsoft Office | 235 | 31% | 31% |
Windows | 111 | 15% | 46% |
BrOffice / LibreOffice | 102 | 14% | 60% |
Navegadores (Browsers) | 94 | 13% | 72% |
Protocolos de Redes | 34 | 5% | 77% |
Conceitos de Internet | 34 | 5% | 82% |
Correio Eletrônico (E-mail) | 27 | 4% | 85% |
Serviços (internet) | 26 | 3% | 89% |
Equipamentos, Meios de Transmissão e Conexão | 24 | 3% | 92% |
Intranet e Extranet | 19 | 3% | 94% |
Conceitos Gerais de Sistemas Operacionais e Sistemas de Arquivos | 16 | 2% | 97% |
Linux / Unix | 14 | 2% | 98% |
Conceitos, Modelos, Tipos e Topologias de Redes | 12 | 2% | 100% |
6) Direito Constitucional
Para Direito Constitucional, nos baseamos neste caderno, contendo 1.101 questões. Usamos como filtro questões de ensino médio elaboradas pela banca FCC. Veja o resultado.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (art. 5º da CF/1988) | 254 | 23% | 23% |
Administração Pública (arts. 37 a 43 da CF/1988) | 148 | 13% | 37% |
Direitos Políticos (arts. 14 a 16 da CF/1988) | 97 | 9% | 45% |
Do Poder Judiciário (arts. 92 a 126 da CF/1988) | 85 | 8% | 53% |
União: bens e competências exclusivas, privativas, comuns e concorrentes (arts. 20 a 24 da CF/1988) | 82 | 7% | 60% |
Da Nacionalidade (arts. 12 e 13 da CF/1988) | 73 | 7% | 67% |
Funções Essenciais à Justiça (arts. 127 a 135 da CF/1988) | 73 | 7% | 74% |
Do Poder Legislativo (arts. 44 a 75 da CF/1988) | 66 | 6% | 80% |
Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988) | 63 | 6% | 85% |
Remédios Constitucionais (art. 5º, LXVIII a LXXIII e LXXVII da CF/1988) | 45 | 4% | 90% |
Da Organização Político-administrativa (arts. 18 e 19 da CF/1988) | 26 | 2% | 92% |
Municípios - organização e competências (arts. 29 a 31 da CF/1988) | 23 | 2% | 94% |
Do Poder Executivo (arts. 76 a 91 da CF/1988) | 23 | 2% | 96% |
Estados Federados - organização, competências, bens (arts. 25 a 28 da CF/1988) | 17 | 2% | 98% |
Poder Constituinte (originário, derivado, reformador, revisor, decorrente etc) | 7 | 1% | 98% |
Do Distrito Federal e dos Territórios (arts. 32 e 33 da CF/1988) | 7 | 1% | 99% |
Segurança Pública (art. 144 da CF/1988) | 7 | 1% | 100% |
Estado de Defesa e de Sítio (arts. 136 a 141 da CF/1988) | 4 | 0% | 100% |
Forças Armadas (arts. 142 e 143 da CF/1988) | 1 | 0% | 100% |
7) Direito Administrativo
Para esta matéria nos baseamos neste caderno, contendo 616 questões. Usamos como filtro questões de ensino médio elaboradas pela banca FCC, resultando na seguinte distribuição:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Atos administrativos | 253 | 41% | 41% |
Poderes e Deveres da Administração | 141 | 23% | 64% |
Regime Jurídico Administrativo | 99 | 16% | 80% |
Organização Administrativa | 98 | 16% | 96% |
Agentes Públicos | 25 | 4% | 100% |
8) Direito Penal Militar
Em Direito Penal Militar, nos baseamos neste caderno, contendo 285 questões. Aqui não utilizamos filtros da banca ou escolaridade, pois sua inclusão resultaria em quantidade nula de questões. Sendo assim, a distribuição abaixo mostra como as bancas em geral cobram os tópico abordados no edital. Veja como ficou a distribuição.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Da Deserção (arts. 187 a 194 do CPM) | 64 | 22% | 22% |
Do Motim e da Revolta (arts. 149 a 153 do CPM) | 58 | 20% | 43% |
Do Abandono de Posto e de Outros Crimes em Serviço (arts. 195 a 203 do CPM) | 36 | 13% | 55% |
Da Violência Contra Superior ou Militar de Serviço (arts. 157 a 159 do CPM) | 25 | 9% | 64% |
Do Desacato e da Desobediência (arts. 298 a 302 do CPM) | 24 | 8% | 73% |
Da Insubordinação (arts. 163 a 166 do CPM) | 18 | 6% | 79% |
Peculato (arts. 303 e 304 do CPM) | 15 | 5% | 84% |
Do Desrespeito a Superior e a Símbolo Nacional ou a Farda (arts. 160 a 162 do CPM) | 11 | 4% | 88% |
Da Concussão, Excesso de Exação e Desvio (arts. 305 e 307 do CPM) | 10 | 4% | 92% |
Da Falsidade (arts. 311 a 318 do CPM) | 10 | 4% | 95% |
Da Aliciação e do Incitamento (arts. 154 a 156 do CPM) | 5 | 2% | 97% |
Da Resistência (art. 177 do CPM) | 3 | 1% | 98% |
Da Corrupção (arts. 308 a 310 do CPM) | 3 | 1% | 99% |
Dos Crimes Contra o Dever Funcional (arts. 319 a 334 do CPM) | 3 | 1% | 100% |
9) Legislação Específica para CBM BA
Para Legislação Específica para CBM BA, nos baseamos neste caderno, contendo 108 questões. Usamos como filtro questões de ensino médio elaboradas pela banca FCC. Veja o resultado.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Lei Estadual nº 7.990/2001 - Estatuto dos Policiais Militares do Estado da Bahia | 77 | 71% | 71% |
Lei Estadual nº 13.202/2014 - Organização Básica do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia | 26 | 24% | 95% |
Demais Normativos Militares da Bahia | 3 | 3% | 98% |
Combate a Incêndio | 2 | 2% | 100% |
10) Direitos Humanos
Em Direitos Humanos, nos baseamos neste caderno, contendo 15 questões. Usamos como filtro questões de ensino médio elaboradas pela banca FCC. Veja como ficou a distribuição.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) | 10 | 67% | 67% |
Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos (PIDCP) | 5 | 33% | 100% |
11) Igualdade Racial e de Gênero
Para esta matéria nos baseamos neste caderno, contendo 140 questões. Aqui utilizamos tanto os filtros de banca e área (FCC nível médio) quanto o caderno de questões inéditas elaboradas pelos professores do TEC, resultando na seguinte distribuição:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Legislação das Polícias Civil e Científica da Bahia (Lei nº 11.370/2009) | 100 | 71% | 71% |
Lei nº 11.340/2006 - Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Lei Maria da Penha) | 16 | 11% | 83% |
Lei nº 7.716/1989 - Crimes de Preconceito de Raça ou Cor | 10 | 7% | 90% |
Lei nº 12.288/2010 - Estatuto da Igualdade Racial | 9 | 6% | 96% |
Lei nº 9.455/1997 - Crimes de Tortura | 3 | 2% | 99% |
Direitos Humanos na Constituição Federal | 1 | 1% | 99% |
Lei nº 2.889/56 - Crime de Genocídio | 1 | 1% | 100% |
Nós sempre tomamos como ponto de partida o módulo constante do Guia de Estudos do Tec, e para algumas matérias os professores não conseguiram abordar todo o edital. Segue a ressalva feita pelos professores:
Não aborda: Visão unificada do mundo físico, químico e biológico, com base nos aspectos do funcionamento e da aplicação de conhecimentos às situações encontradas na vida cotidiana. Natureza mutável e o contexto de transformações contínuas. A tecnologia a serviço do desenvolvimento social e da manutenção da vida no planeta.
Muita gente pergunta a diferença deste artigo para o Guia de estudos do TEC. A diferença é simples:
O Guia do TEC é feito para você estudar. Lá a gente remove questões desatualizadas e anuladas, retiramos o excesso de questões em assuntos com quantidades exageradas, e, se necessário, mesclamos questões de outras bancas em assuntos pouco cobrados.
Já este artigo é feito para analisarmos histórico de cobrança, então, é feito nada do que foi descrito acima. Utilizando como base os cadernos dos Guias do TEC, aproveitamos os filtros de assuntos empregados, e adequamos os demais filtros (como área, banca, e inclusão de desatualizadas e anuladas, que, para a finalidade de se traçar histórico de cobrança, continuam perfeitamente válidas). Quando feito tal procedimento, é possível até que alguns assuntos deixem de constar do caderno, caso nunca tenham sido cobrados em provas anteriores da banca, o que não é problema algum, porque seria um indicativo de não serem assim tão relevantes.
Espero que esse artigo ajude sua caminhada. Um abraço e bons estudos! Que você tenha uma excelente prova!