
Os gabaritos preliminares do concurso Bombeiro MT foram publicados no dia 20 de fevereiro de 2022. Os editais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Mato Grosso ofertaram vagas para formação de cadastro de reserva para os cargos de Soldado e Oficial. O cargo de Soldado exige nível superior em qualquer área, já o cargo de Oficial exigem bacharelado em direito. Neste conteúdo você fica por dentro do panorama completo da seleção, saiba detalhes sobre os cargos, remuneração e muito mais. Navegue pelo índice abaixo: Informações sobre o edital:
Detalhes da instituição e das últimas seleções:
Outras informações relevantes:
A equipe do TEC Concursos elaborou um Guia exclusivo para o concurso Bombeiro MT com todas as informações resumidas sobre a seleção do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso. O que você vai encontrar no material?
Acesse os materiais abaixo:
No quadro a seguir veja datas importantes que constam no cronograma do edital.
Inscrições entre os dias: 12/01/2022 a 24/01/2022 Último dia para pagar taxa: 25/01/2022 Provas objetivas: 20/02/2022 |
Você que está estudando para o concurso do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso certamente quer saber detalhes da seleção, por isso, logo a seguir confira todos os andamentos até o momento.
O edital estabeleceu o período para inscrições entre os dias 12 a 24 de janeiro de 2022. Interessados deveriam solicitar no site da banca organizadora, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso - FUFMT. A taxa de inscrição foi definida no valor de R$ 120 para o cargo de Soldado e de R$ 200 para o cargo de Oficial. O valor deve ser pago até o dia 25 de janeiro de 2022. Poderão solicitar a isenção as pessoas dos grupos abaixo:
O pedido de isenção deve ser solicitado entre os dias 12 a 14 de janeiro de 2022.
Como informado no início deste conteúdo, as vagas são para o cargo de Soldado e Oficial, para formação de cadastro de reserva. "A jornada de trabalho regular do militar estadual caracteriza-se por atividades contínuas e inteiramente devotadas às finalidades da instituição, sendo definidas por escala em serviço operacional e/ou serviço diário em expediente administrativo", aponta trecho do edital.
Soldado
Oficial
Conforme a Lei Complementar nº 555, de 29 de dezembro de 2014, são requisitos complementares para o ingresso:
No dia 11 de agosto de 2021, foi publicado no site da Assembleia Legislativa do estado uma notícia que menciona os cargos vagos do CBM/MT. O coordenador de Gestão de Pessoas, tenente-coronel Danilo Cavalcante Coelho, disse que 2.732 cargos estão vagos. *Os dados são de maio de 2021.
Em um trecho do site do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso foi mencionado a diferença entre os cargos. “Enquanto os oficiais exercem funções de gestão operacional, estratégicas e de planejamento, os praças possuem a função de execução de atividades, tanto no âmbito operacional quanto no administrativo. Em ambas, é necessário ter uma conduta pública e privada compatíveis com a carreira militar. Isto significa que é preciso manter a disciplina e respeito às leis mesmo quando não estiver no serviço”, aponta trecho. Veja também:
Primeira etapa
Segunda etapa A Segunda etapa consistirá no curso de formação.
A prova objetiva está prevista para acontecer no dia 20 de fevereiro de 2022. A duração será de 4h30min. A avaliação para o cargo de Soldado terá 47 questões de conhecimentos gerais e 4 de conhecimentos de legislação e 9 conhecimentos específicos, todas de múltipla escolha. Já para o cargo de Oficial, a prova terá 38 questões de conhecimentos gerais, 8 de legislação 14 de conhecimentos específicos.
Soldado Conhecimentos básicos
Conhecimentos de legislação
Conhecimentos específicos
Oficial Conhecimentos básicos
Conhecimentos de legislação
Conhecimentos específicos
O candidato, diante de uma proposta de produção textual, deverá identificar o tema, definir uma perspectiva adequada de abordagem, atender ao gênero solicitado, desenvolver o tema mobilizando os recursos linguísticos e textuais que possibilitem um texto claro, coeso e coerente - uma unidade sociocomunicativa. A prova dissertativa, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada apenas para candidatos ao cargo de oficial.
O Teste de Aptidão Física constará de cinco exercícios, que seguirá a seguinte sequência:
As demais especificações sobre a etapa constam no anexo V do edital de abertura.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso (CBM/MT) é diretamente subordinado ao Governador do Estado e está vinculado operacionalmente à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. Conforme a Lei complementar nº 404, de 30 de junho de 2010, são atribuições do CBM/MT:
Ainda segundo a legislação mencionada acima, o quadro de pessoal possui duas formas de ingresso: praça e oficial.
Os praças são classificados como:
Os oficiais são classificados como:
O penúltimo edital do Corpo de Bombeiro do Mato Grosso foi publicado em 2013. A empresa organizadora do certame foi a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt — Funcab. Na época, o edital ofertou vagas para o cargo de soldado. A validade foi de dois anos.
A plataforma do TEC Concursos possui mais de 1,7 milhão de questões cadastradas, além de aulas teóricas com conteúdos atualizados que já auxiliaram concurseiros e concurseiras em aprovações. Direto ao ponto e sem rodeios! Com a plataforma do TEC você pode direcionar os estudos para uma banca, um cargo, seleção de uma Instituição e muito mais. E você pode começar estudando de graça. Veja os benefícios da conta gratuita:
Estude de forma direcionada! A plataforma possui questões específicas para o concurso do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso.
O Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2022 prevê 73,640 vagas, sendo 69.543 para a realização ou continuidade de concursos públicos e outras 4.097 para criação. Além disso, outros concursos públicos, já estão com trâmites em andamento. A equipe do Tec Concursos preparou um conteúdo completo sobre a previsão de editais.