Em Língua Portuguesa, nos baseamos neste caderno:
https://tec.ec/s/Qsl1h, contendo 468 questões. Usamos como filtro questões da FCC da área legislativa. Veja como ficou a distribuição.
A tabela abaixo mostra 6 tópicos destacados em azul que, juntos, possuem uma porcentagem acumulada de 70%, o que significa que esses 6 tópicos correspondem a 70% das questões, ou seja, são os assuntos mais cobrados pela banca FCC para área legislativa.
Note também que um único tópico, interpretação de textos, corresponde a 29% das questões.
Tópico |
Quantidade |
Porcentagem |
Porcentagem acumulada |
Interpretação de Textos (compreensão) |
137 |
29% |
29% |
Morfologia |
52 |
11% |
40% |
Análise das estruturas linguísticas do texto |
41 |
9% |
49% |
Clareza e Correção |
39 |
8% |
57% |
Reescrita de Frases. Substituição de palavras ou trechos de texto. |
32 |
7% |
64% |
Pontuação (ponto, vírgula, travessão, aspas, parênteses etc) |
28 |
6% |
70% |
Concordância (Verbal e Nominal) |
28 |
6% |
76% |
Regência |
26 |
6% |
82% |
Sintaxe |
25 |
5% |
87% |
Vozes (voz passiva e voz ativa) |
18 |
4% |
91% |
Coerência. Coesão (Anáfora, Catáfora, Uso dos Conectores - Pronomes relativos, Conjunções etc) |
18 |
4% |
95% |
Tipos de discurso (Direto, Indireto e Indireto Livre) |
7 |
1% |
96% |
Convenções de Escrita |
5 |
1% |
97% |
Tipologia Textual |
5 |
1% |
99% |
Colocação pronominal |
3 |
1% |
99% |
Linguagem |
3 |
1% |
100% |
Vocábulo "que" |
1 |
0% |
100% |
Em uma segunda análise, os assuntos do edital foram filtrados apenas pela banca FCC, deixando em aberto a área de atuação.
Ou seja, abaixo utilizamos os filtros "assuntos do edital" + "banca FCC". O resultado é o caderno
https://tec.ec/s/Qsm8x, com 5.480 questões e a distribuição abaixo:
Tópico |
Quantidade |
Porcentagem |
Porcentagem acumulada |
Interpretação de Textos (compreensão) |
1744 |
32% |
32% |
Morfologia |
590 |
11% |
43% |
Reescrita de Frases. Substituição de palavras ou trechos de texto. |
432 |
8% |
50% |
Concordância (Verbal e Nominal) |
409 |
7% |
58% |
Clareza e Correção |
395 |
7% |
65% |
Pontuação (ponto, vírgula, travessão, aspas, parênteses etc) |
328 |
6% |
71% |
Análise das estruturas linguísticas do texto |
327 |
6% |
77% |
Regência |
306 |
6% |
83% |
Coerência. Coesão (Anáfora, Catáfora, Uso dos Conectores - Pronomes relativos, Conjunções etc) |
291 |
5% |
88% |
Vozes (voz passiva e voz ativa) |
225 |
4% |
92% |
Sintaxe |
206 |
4% |
96% |
Colocação pronominal |
63 |
1% |
97% |
Convenções de Escrita |
61 |
1% |
98% |
Tipos de discurso (Direto, Indireto e Indireto Livre) |
30 |
1% |
99% |
Linguagem |
25 |
0% |
99% |
Tipologia Textual |
23 |
0% |
100% |
Vocábulo "que" |
21 |
0% |
100% |
Partícula "se" |
3 |
0% |
100% |
Vocábulo "como" |
1 |
0% |
100% |
Nas duas tabelas acima, dos 6 principais tópicos, 5 são os mesmos, e ordem dos tópicos e as porcentagens são muito próximas.
Esse resultado próximo das duas análises feitas é importante, porque para algumas matérias os filtros "assuntos do edital + banca FCC + área legislativa" resultam em cadernos com quantidade muito pequena de questões, inviável para um estudo minimamente confiável.
Nesses casos, é necessário utilizar os filtros "assuntos do edital + banca FCC", independentemente da área de atuação. Como vimos, a análise não fica prejudicada por não conter o filtro "área legislativa". Acima não houve muita diferença entre os resultados dos cadernos que filtrem ou não a área de atuação. Esperamos que o mesmo ocorra para as demais matérias.
Assim, no nosso estudo procuraremos utilizar os filtros "assuntos previstos no edital + banca FCC + área legislativa". Quando essa combinação resultar em quantidade pequena de questões, utilizaremos no lugar os filtros "assuntos previstos no edital + banca FCC", independentemente da área.
Observação: Nós sempre tomamos como ponto de partida o módulo constante do Guia de Estudos do Tec. Nesta matéria específica, o guia não conseguiu abordar todo o edital. Segue ressalva feita pelo professor da matéria:
Língua Portuguesa - não contemplamos o assunto "Redação".
2) Raciocínio Lógico-Matemático
Em Raciocínio Lógico-Matemático, nos baseamos neste caderno:
https://tec.ec/s/QshO7, contendo 97 questões. Usamos como filtro questões da FCC da área legislativa. Veja como ficou a distribuição.
Tópico |
Quantidade |
Porcentagem |
Porcentagem acumulada |
Porcentagem |
14 |
14% |
14% |
Números naturais |
12 |
12% |
27% |
Números racionais |
12 |
12% |
39% |
Regra de três |
9 |
9% |
48% |
Sequências de números, figuras, letras e palavras |
8 |
8% |
57% |
Proporções. Grandezas proporcionais. Divisão em partes proporcionais |
7 |
7% |
64% |
Lógica de argumentação |
6 |
6% |
70% |
Orientação no plano, no espaço e no tempo |
5 |
5% |
75% |
Outros exercícios de lógica |
5 |
5% |
80% |
Associação de informações |
4 |
4% |
85% |
Exercícios envolvendo datas e calendários |
3 |
3% |
88% |
Radiciação e potenciação |
2 |
2% |
90% |
Equivalências lógicas |
2 |
2% |
92% |
Exercícios de "verdade/mentira" |
2 |
2% |
94% |
Princípio da casa dos pombos |
2 |
2% |
96% |
Questões envolvendo parentesco e árvores genealógicas |
2 |
2% |
98% |
Sudoku e jogos similares |
1 |
1% |
99% |
Problemas envolvendo palitos |
1 |
1% |
100% |
3) História e Geografia do Amapá
O caderno base,
https://tec.ec/s/QshPC, contou com 48 questões. Usamos como filtro questões da FCC da área legislativa. A distribuição é esta:
Tópico |
Quantidade |
Porcentagem |
Porcentagem acumulada |
História dos Estados e Municípios |
47 |
98% |
98% |
Geografia dos Estados e Municípios |
1 |
2% |
100% |
4) Noções de Direito Administrativo e Administração Pública
Para esta matéria nos baseamos neste caderno:
https://tec.ec/s/QsjxO, contendo 242 questões. Usamos como filtro questões da FCC da área legislativa, resultando na distribuição abaixo. Note a importância do tópico "Licitações", e veja que 5 tópicos somam 73% das questões.
Tópico |
Quantidade |
Porcentagem |
Porcentagem acumulada |
Licitações (arts. 1º a 53 da Lei nº 8.666/1993) |
67 |
28% |
28% |
Contratos Administrativos (Lei 8.666/1993) |
34 |
14% |
42% |
Estatutos dos Servidores Estaduais e Municipais |
30 |
12% |
54% |
Atos administrativos |
25 |
10% |
64% |
Improbidade Administrativa - Lei nº 8.429/1992 |
21 |
9% |
73% |
Organização Administrativa |
19 |
8% |
81% |
Pregão |
15 |
6% |
87% |
Aspectos Constitucionais pertinentes aos Servidores Públicos |
8 |
3% |
90% |
Controle da Administração |
6 |
2% |
93% |
Acesso à Informação |
6 |
2% |
95% |
Responsabilidade Civil do Estado |
4 |
2% |
97% |
Regime Jurídico Administrativo |
3 |
1% |
98% |
Funções, cargos e empregos públicos |
2 |
1% |
99% |
Serviços Públicos |
1 |
0% |
100% |
Conceito para agentes públicos |
1 |
0% |
100% |
Fizemos uma segunda análise pegando questões da banca FCC independentemente da área, para comparar com o resultado acima. Obtemos um caderno (
https://tec.ec/s/QsmDq) com 4.342 questões. A distribuição é esta:
Tópico |
Quantidade |
Porcentagem |
Porcentagem acumulada |
Licitações (arts. 1º a 53 da Lei nº 8.666/1993) |
931 |
21% |
21% |
Atos administrativos |
668 |
15% |
37% |
Contratos Administrativos (Lei 8.666/1993) |
511 |
12% |
49% |
Improbidade Administrativa - Lei nº 8.429/1992 |
445 |
10% |
59% |
Estatutos dos Servidores Estaduais e Municipais |
357 |
8% |
67% |
Organização Administrativa |
326 |
8% |
75% |
Regime Jurídico Administrativo |
243 |
6% |
80% |
Responsabilidade Civil do Estado |
221 |
5% |
85% |
Pregão |
175 |
4% |
89% |
Aspectos Constitucionais pertinentes aos Servidores Públicos |
168 |
4% |
93% |
Controle da Administração |
135 |
3% |
96% |
Acesso à Informação |
59 |
1% |
98% |
Serviços Públicos |
37 |
1% |
98% |
Funções, cargos e empregos públicos |
27 |
1% |
99% |
Classificação dos agentes públicos |
25 |
1% |
100% |
Conceito para agentes públicos |
11 |
0% |
100% |
Criação, transformação e extinção de cargos públicos |
3 |
0% |
100% |
Em ambos os estudos acima apresentados, os 6 itens mais importantes são os mesmos, com pequena variação entre suas posições. Logo, como ocorreu para matéria Língua Portuguesa, remover o filtro de área legislativa não prejudica o estudo. Como dito, esse resultado será importante para casos em que a presença do filtro "área legislativa" resulta em caderno com quantidade muito pequena de questões, prejudicando o estudo da distribuição dos tópicos.
Observação: Nós sempre tomamos como ponto de partida o módulo constante do Guia de Estudos do Tec. Nesta matéria específica, o guia não conseguiu abordar todo o edital. Segue ressalva feita pelo professor da matéria:
Noções de Direito Administrativo e Administração Pública - não contemplamos os assuntos "A estrutura administrativa da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Lei nº 2.382, de 21.11.2018 e Resolução nº 91, de 26.04.2006 – Regimento Interno ALAP). o Tribunal de Contas do Estado do Amapá (arts. 111 a 114 da Constituição do Estado do Amapá). (Arts. 47 ao 74 da Constituição do Estado do Amapá)".
Assistente Legislativo – Assistente Administrativo:
1) Noções de Administração Geral
Em Noções de Administração Geral , nos baseamos neste caderno:
https://tec.ec/s/Qsl5w, contendo 407 questões. Usamos como filtro questões da banca FCC, independentemente da área de atuação. Veja como ficou a distribuição.
Tópico |
Quantidade |
Porcentagem |
Porcentagem acumulada |
Gestão da Qualidade |
167 |
41% |
41% |
Processo de Organização |
109 |
27% |
68% |
Comunicação |
33 |
8% |
76% |
Processo de Direção |
32 |
8% |
84% |
Introdução à Administração |
29 |
7% |
91% |
Comportamento organizacional |
16 |
4% |
95% |
Convergências e Divergências entre a Gestão Pública e a Privada |
12 |
3% |
98% |
Empreendedorismo Governamental |
9 |
2% |
100% |
Observação: Nós sempre tomamos como ponto de partida o módulo constante do Guia de Estudos do Tec. Nesta matéria específica, o guia não conseguiu abordar todo o edital. Segue ressalva feita pelo professor da matéria:
Administração - não contemplamos os assuntos “Procedimentos administrativos; ordens de serviço”
2) Noções de Administração de Materiais
Em Noções de Administração de Materiais, nos baseamos neste caderno:
https://tec.ec/s/Qsl6k, contendo 25 questões. Usamos como filtro questões da banca FCC, independentemente da área de atuação. Veja como ficou a distribuição.
Tópico |
Quantidade |
Porcentagem |
Porcentagem acumulada |
Planejamento e Controle de Estoques |
8 |
32% |
32% |
Gestão da cadeia de suprimentos |
5 |
20% |
52% |
Tipos de Classificação e Identificação de Materiais |
4 |
16% |
68% |
Transportes e Distribuição de Materiais |
4 |
16% |
84% |
Noções de Classificação de Materiais |
2 |
8% |
92% |
Noções de Logística |
1 |
4% |
96% |
Modalidades de Transporte |
1 |
4% |
100% |
3) Arquivologia
O caderno base,
https://tec.ec/s/Qsl7U, contou com 71 questões. Usamos como filtro questões da banca FCC, independentemente da área de atuação. A distribuição é esta:
Tópico |
Quantidade |
Porcentagem |
Porcentagem acumulada |
Métodos de Arquivamento (Ordenação de Documentos) |
41 |
58% |
58% |
Definição e Classificação dos Arquivos |
16 |
23% |
80% |
Protocolo |
14 |
20% |
100% |
4) Correspondência Oficial
O caderno base,
https://tec.ec/s/QslCa, contou com 183 questões. Selecionamos os assuntos do edital sem restringir pela banca ou área de atuação, pois a simples restrição pela banca resultaria em caderno com apenas 8 questões. Portanto, vamos analisar como os tópicos dessa matéria são cobradas pelas mais diversas bancas do país. A distribuição é esta:
Tópico |
Quantidade |
Porcentagem |
Porcentagem acumulada |
Aviso e Ofício |
146 |
80% |
80% |
Circulares (Redação Oficial) |
17 |
9% |
89% |
Portaria (Redação Oficial) |
14 |
8% |
97% |
Despacho (Redação Oficial) |
6 |
3% |
100% |
5) Noções de Direito Administrativo (cobrado dentro do tópico de Administração)
Para Noções de Direito Administrativo (cobrado dentro do tópico de Administração) , nos baseamos neste caderno:
https://tec.ec/s/QslE2, contendo 120 questões. Usamos como filtro questões da FCC da área legislativa. Veja o resultado.
Tópico |
Quantidade |
Porcentagem |
Porcentagem acumulada |
Licitações (arts. 1º a 53 da Lei nº 8.666/1993) |
67 |
56% |
56% |
Contratos Administrativos (Lei 8.666/1993) |
34 |
28% |
84% |
Administração Indireta |
12 |
10% |
94% |
Administração Direta (órgãos públicos) |
5 |
4% |
98% |
Desconcentração e Descentralização |
2 |
2% |
100% |
Assistente Legislativo – Assistente Legislativo:
1) Redação Legislativa
Em Redação Legislativa, nos baseamos neste caderno:
https://tec.ec/s/QslGJ, contendo 124 questões. Usamos como filtro questões da FCC da área legislativa. Veja como ficou a distribuição.
Tópico |
Quantidade |
Porcentagem |
Porcentagem acumulada |
Clareza e Correção |
39 |
31% |
31% |
Semântica |
29 |
23% |
55% |
Sintaxe |
20 |
16% |
71% |
Coerência. Coesão (Anáfora, Catáfora, Uso dos Conectores - Pronomes relativos, Conjunções etc) |
18 |
15% |
85% |
Tipologia Textual |
5 |
4% |
90% |
Padrão Ofício |
4 |
3% |
93% |
Linguagem |
3 |
2% |
95% |
Pronomes de Tratamento (Redação oficial) |
2 |
2% |
97% |
Paralelismo |
1 |
1% |
98% |
Fechos e Identificação do Signatário |
1 |
1% |
98% |
Julgamento de Trechos quanto a Correção (Red. Oficial) |
1 |
1% |
99% |
Tópicos Variados do MRPR |
1 |
1% |
100% |
Observação: Nós sempre tomamos como ponto de partida o módulo constante do Guia de Estudos do Tec. Nesta matéria específica, o guia não conseguiu abordar todo o edital. Segue ressalva feita pelo professor da matéria:
Redação Legislativa - não contemplamos os assuntos "Vícios de prolixidade, linguagem rebuscada, verbosidade, frases e períodos muito longos, uso exagerado de chavões ou clichês; pensamento superficial; frágil argumentação".
Auxiliar Legislativo – Auxiliar Operacional:
1) Administração Geral
Para esta matéria nos baseamos neste caderno:
https://tec.ec/s/Qslnc, contendo 110 questões. Usamos como filtro questões da banca FCC, independentemente da área de atuação, resultando na seguinte distribuição:
Tópico |
Quantidade |
Porcentagem |
Porcentagem acumulada |
Comunicação no processo de gestão |
33 |
30% |
30% |
Gestão de Conflitos |
32 |
29% |
59% |
Processo organizacional e funções administrativas |
26 |
24% |
83% |
Grupos e equipes de trabalho |
16 |
15% |
97% |
Organização (Introdução à Administração) |
2 |
2% |
99% |
Administração |
1 |
1% |
100% |
2) Direito Administração (cobrado dentro do tópico de Administração)
Para Direito Administração (cobrado dentro do tópico de Administração), nos baseamos neste caderno:
https://tec.ec/s/Qsm4A, contendo 86 questões. Usamos como filtro questões da FCC da área legislativa. Note que um único tópico corresponde a praticamente metade das questões.
Tópico |
Quantidade |
Porcentagem |
Porcentagem acumulada |
Licitações (arts. 1º a 53 da Lei nº 8.666/1993) |
41 |
48% |
48% |
Contratos Administrativos (Lei 8.666/1993) |
18 |
21% |
69% |
Dos Atos de Improbidade (arts. 9º a 11 da Lei nº 8.429/1992) |
8 |
9% |
78% |
Sujeitos Ativo e Passivo (arts. 1º a 8º da Lei nº 8.429) |
7 |
8% |
86% |
Lei nº 12.527/2011 - Lei de Acesso à Informação |
6 |
7% |
93% |
Das Penas (art. 12 da Lei nº 8.429/1992) |
2 |
2% |
95% |
Do Processo Administrativo e Judicial (arts. 14 a 18 da Lei nº 8.429/1992) |
1 |
1% |
97% |
Das Disposições Penais (arts. 19 a 22 da Lei nº 8.429/1992) |
1 |
1% |
98% |
Da Prescrição (art. 23 da Lei nº 8.429/1992) |
1 |
1% |
99% |
Tópicos Mesclados de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992) |
1 |
1% |
100% |
Observação: Nós sempre tomamos como ponto de partida o módulo constante do Guia de Estudos do Tec. Nesta matéria específica, o guia não conseguiu abordar todo o edital. Segue ressalva feita pelo professor da matéria:
Administração Pública - não contemplamos os assuntos "Ética profissional. O papel do servidor público. Interação no ambiente de trabalho e com o público externo; A Assembleia Legislativa do Estado do Amapá: estrutura e organização político-administrativa (Lei nº 2.382, de 21.11.2018 e Resolução nº 91, de 26.04.2006 – Regimento Interno)”.
3) Lei Estadual nº 066/93
Para Lei Estadual nº 066/93, nos baseamos neste caderno:
https://tec.ec/s/Qsm50, contendo 357 questões. Usamos como filtro questões da banca FCC, independentemente da área de atuação. Veja o resultado.
Tópico |
Quantidade |
Porcentagem |
Porcentagem acumulada |
Formas de Provimento (Servidores Estaduais e Municipais) |
99 |
28% |
28% |
Regime Disciplinar (Servidores Estaduais e Municipais) |
70 |
20% |
47% |
Direitos e Vantagens (Servidores Estaduais e Municipais) |
51 |
14% |
62% |
Licenças, Afastamentos e Concessões (Servidores Estaduais e Municipais) |
38 |
11% |
72% |
Processo Disciplinar (Servidores Estaduais e Municipais) |
31 |
9% |
81% |
Tópicos Mesclados de Estatuto de Servidores Estaduais e Municipais |
18 |
5% |
86% |
Aposentadoria e Seguridade (Servidores Estaduais e Municipais) |
17 |
5% |
91% |
Estabilidade e Estágio Probatório (Servidores Estaduais e Municipais) |
13 |
4% |
94% |
Disposições Gerais (Servidores Estaduais e Municipais) |
9 |
3% |
97% |
Vacância (Servidores Estaduais e Municipais) |
7 |
2% |
99% |
Direito de Petição (Servidores Estaduais e Municipais) |
4 |
1% |
100% |
Observação final
Muita gente pergunta a diferença deste artigo para o Guia do TEC. A diferença é simples:
O Guia do TEC é feito para você estudar. Lá a gente remove questões desatualizadas e anuladas, retiramos o excesso de questões em assuntos com quantidades exageradas, e, se necessário, mesclamos questões de outras bancas em assuntos pouco cobrados.
Já este artigo é feito para analisarmos histórico de cobrança, então é feito nada do que foi descrito acima. Utilizando como base os cadernos dos Guias do TEC, aproveitamos os filtros de assuntos empregados, e adequamos os demais filtros (como área, banca, e inclusão de desatualizadas e anuladas, que, para a finalidade de se traçar histórico de cobrança, continuam perfeitamente válidas). Quando feito tal procedimento, é possível até que alguns assuntos deixem de constar do caderno, caso nunca tenham sido cobrados em provas anteriores da banca, o que não é problema algum, porque seria um indicativo de não serem assim tão relevantes.
Um abraço e bons estudos! Tenha uma excelente prova!