A Roda de Capoeira foi inscrita na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. A decisão ocorreu em 25 de novembro, durante a 9ª sessão do Comitê para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da agência.
O Patrimônio Cultural Imaterial ou Intangível compreende as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos em todas as partes do mundo recebem de seus ancestrais e passam seus conhecimentos a seus descendentes.
Manifestação cultural afro-brasileira, a prática é ao mesmo tempo luta, dança, esporte e arte. A roda de capoeira tem sua origem na África, trazida ao Brasil pelas mãos dos escravos, como forma de defesa. Ao som ritmado e bem marcado do berimbau, caxixi, atabaque, pandeiro e reco-reco, dois participantes ensaiam coreografias sincronizadas, gingadas de perna, braços, mãos, pés, cabeça e ombros. O repertório abrange chutes e piruetas cheios de molejo, malícia e manemolência.
Além da capoeira, também são reconhecidos no Brasil, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, o Círio de Nazaré (PA), o Frevo (PE), às Expressões Orais e Gráficas dos Wajapis (AP) e o Samba de Roda do Recôncavo Baiano.
Galera, esta é a típica notícia que cai em Atualidades nos concursos públicos.
Bons estudos!
Prof. Leandro Signori