Pessoal, seguem, abaixo, breves comentários sobre a prova da Secretária do Tesouro Nacional, disciplina de Administração Pública. De pronto, sugiro recurso para a questão 34, conforme você verá abaixo.
Obrigado e até mais!
29- Pode-se afirmar que foram aspectos negativos da reforma administrativa da década de trinta, exceto:
a) tentou ser, ao mesmo tempo, global e imediata.
b) dava ênfase ao controle.
c) gradualismo e seletividade eram seus princípios.
d) centralização no DASP.
e) pautava-se por normas gerais e inflexíveis.
COMENTÁRIOS:
Para entender essa questão, vou citar um trecho de Lima Júnior (1998) do Caderno ENAP nº 2, ano 49:
"Concluindo sua análise, que se estende de 1930 a 1967, o autor entende que uma estratégia adequada de reforma administrativa deveria incorporar os seguintes aspectos:
1. ter orientação gradualística;
2. ser seletiva, pois o globalismo resulta em ataques generalizados a todos os fronts;
3. ter condições de continuidade;
4. reforçar e disseminar os comportamentos necessários à reforma;
5. liderar através da cooptação (Nascimento, 1967: 46 e ss.)."
Perceba que a seletividade e gradualismo foram, justamente, características positivas que faltaram ao DASP, logo a letra "c)" é, portanto, nosso gabarito.
30- A respeito do processo evolutivo da Administração Pública brasileira, incluindo as reformas administrativas, seus princípios, objetivos e resultados, analise as assertivas a seguir, classificando-as em verdadeiras (V) ou falsas(F).
Ao fi nal, assinale a opção que contenha a sequência correta.
(
V) No plano organizacional das estruturas internas às suas unidades administrativas e de produção, a burocracia brasileira foi sempre centralista e uniformizadora, desde a sua configuração moderna estabelecida no final dos anos trinta.
(
V) A fragmentação da Administração Pública brasileira foi reflexo do poder local exercido outrora por representantes da economia agrária.
(
F) O DASP foi criado na década de trinta com diversas funções à exceção da colaboração e controle do orçamento.
(
V) O estilo da reforma administrativa da década de trinta foi, ao mesmo tempo, prescritivo e coercitivo.
a) V, V, F, V
b) F, F, V, F
c) F, F, V, V
d) V, V, V, V
e) V, V, V, F
COMENTÁRIOS:
O único erro está na terceira afirmativa, pois uma das funções do DASP era "fiscalizar, por delegação do Presidente da República e na conformidade das suas instruções, a execução orçamentária;", ou seja, havia colaboração e controle do orçamento. Nas demais afirmativas, percebe-se o seguinte:
1ª - Segundo Cavalcanti (2005), a burocracia brasileira foi sempre centralista e uniformizadora, desde sua configuração moderna estabelecida no final dos anos 30.
2ª - O autor complementa, ainda, que a fragmentação da administração pública brasileira foi reflexo do poder local exercido pelos representantes da economia agrária.
4ª - Por fim, o autor salienta que:
"Observando que "o estilo da reforma administrativa foi ao mesmo tempo prescritivo (no que se harmonizava com a teoria administrativa corrente) e coercitivo (no que se harmoniza com o caráter político do regime Vargas)", Wahrlick declina aqueles que seriam os principais resultados negativos da reforma, referentes à sua conepção substantiva e estratégia de implementação:"
Dessa forma, o gabarito é a letra "a)" V, V, F, V.
31- A respeito da chamada administração pública gerencial, analise as assertivas abaixo, classificando-as como verdadeiras(V) ou falsas(F). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.
(
V) A administração gerencial era considerada, quando da sua implementação, uma forma de trazer as mais recentes conquistas da administração de empresas para a administração pública.
(
V) O paradigma gerencial contemporâneo, que se dizia fundamentado nos princípios da confiança e da descentralização da decisão, exigia formas flexíveis de gestão, conforme se depreende do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado.
(
V) A administração gerencial visava transferir atividades de setor de serviços competitivos ou não exclusivos mediante o processo de publicização, ou seja, adoção pela sociedade, de formas de produção não lucrativas de bens e serviços públicos.
(
F) As agências executivas também surgem como uma proposta inovadora da reforma administrativa gerencial no setor de atividades não exclusivas do Estado.
a) F, F, V, F
b) V, V, V, F
c) F, F, V, V
d) V, V, F, F
e) V, F, V, F
COMENTÁRIOS:
A única afirmativa errada é a quarta. As agências executivas são autarquias que celebram um "contrato de gestão" com o objetivo de pactuar padrões de desempenho em troca de uma maior autonomia. São indicadas para as áreas onde a atuação do Estado é indispensável (atividades típicas de Estado - setor exclusivo). Portanto, o erro é que as agências executivas surgiram para desempenhar atividades exclusivas de Estado.
As demais não apresentam erro. Gabarito letra "b)" V, V, V, F.
32- A respeito das características da administração burocrática e da administração gerencial, atribua B à assertiva que descreva aspectos da administração burocrática e G à assertiva que descreva aspectos da administração gerencial. Ao fi nal, assinale a opção que contenha a sequência correta.
(
B) O modo mais seguro de evitar o nepotismo e a corrupção é pelo controle rígido dos processos, com o controle dos procedimentos.
Foi por isso que surgiu a burocracia, como forma de evitar o nepotismo, utilizando rigorosos controles de procedimentos.
(
G) Pensa na sociedade como campo de conflito, cooperação e incerteza no qual os cidadãos defendem seus interesses e afirmam suas posições ideológicas.
Segundo Bresser-Pereira:
"Enquanto a administração pública burocrática acredita em uma racionalidade absoluta, que a burocracia está encarregada de garantir, a administração pública gerencial pensa na sociedade como um campo de conflito, cooperação e incerteza, na qual cidadãos defendem seus interesses e afirmam suas posições ideológicas, que afinal se expressam na administração pública. Nestes termos, o problema não é o de alcançar a racionalidade perfeita, mas de definir instituições e práticas administrativas suficientemente abertas e transparentes de forma a garantir que o interesse coletivo na produção de bens públicos ou “quasi-publicos” pelo Estado seja razoavelmente atendido." (grifos nossos)
(
G) Preocupa-se em oferecer serviços e não em gerir programas, visa atender aos cidadãos.
O objetivo da administração gerencial é oferecer serviços aos cidadãos, não em gerir os programas ou processos, e sim nos resultados (efetividade).
(
B) É autorreferente e se concentra no processo, em suas próprias necessidades e perspectivas.
A administração burocrático está foca nos processos, ou seja, é autoreferida - voltada para si mesma.
a) G, G, B, G
b) B, G, B, B
c) B, B, G, G
d) B, G, G, B
e) G, B, B, G
COMENTÁRIOS:
Para facilitar, coloquei os comentários abaixo de cada afirmativa, basta ver acima. Gabarito letra "d)" B, G, G, B.
33- Considerando que o termo governança em sentido amplo pode ser defi nido como um processo complexo de tomada de decisão que antecipa e ultrapassa o governo, os aspectos comumente relacionados a este termo são os seguintes, exceto:
a) legitimidade do espaço público em constituição.
b) estabelecimento de redes e mecanismos de coordenação.
c) gestão das interações e das interdependências que sempre produzem sistemas alternativos de regulação.
d) repartição do poder entre aqueles que governam e os que são governados.
e) descentralização da autoridade e das funções ligadas ao ato de governar.
COMENTÁRIOS:
Segundo Paludo (2010):
"A gorvenança envolve o modo/forma pelo qual o Governo se organiza para prestar serviços à sociedade; o modo/forma de gestão dos recursos públicos; o modo/forma como divulga suas informações; o modo/forma como se relaciona com a sociedade civil; e o modo/forma como constrões os arranjos/acordos institucionais necessários à implementação das políticas públicas."
[...]
"Uma boa governança fortalece a legitimidade do Governo e aumenta sua governabilidade."
Perceba, então, que todas as alternativas, com exceção da letra "c)", compõem aspectos relacionados à governança. A afirmativa "a)" tentou confundir ao falar sobre "legitimidade", mas veja que ela fala em "legitimidade do espaço público em constituição", então, como a construção da legitimidade está ligada à capacidade do Estado em fornecer políticas públicas, nesse contexo ela se refere à governança.
Assim, concluímos pelo gabarito letra "c)".
34- Ao levar em conta o processo decisório, sabemos que todo gestor pode incorrer em determinadas armadilhas ocultas na tomada de decisão.
A Coluna I descreve algumas dessas armadilhas, enquanto a Coluna II traz algumas situações concretas envolvendo tais armadilhas.
Correlacione as Colunas I e II e assinale a opção que expresse a sequência correta para a Coluna II.
COLUNA I |
COLUNA II |
(1) Armadilha da âncora |
(3) Você é o dirigente de uma próspera empresa de médio porte que tenta decidir se suspende ou não a tão planejada ampliação da fábrica. Há tempos você receia que a empresa não seja capaz de sustentar o rápido ritmo de crescimento das exportações. Mas antes de engavetar o projeto, você resolve ligar para outro presidente de uma empresa similar, que recentemente cancelou a construção de uma nova fábrica, para saber os seus motivos. O executivo faz uma bela defesa da tese de que a cotação do dólar está prestes a cair consideravelmente em relação a outras moedas. Diante disso você toma tal conversa como fator decisivo e arquiva o projeto de expansão. |
(2) Armadilha do custo irrecuperável |
(1) O marketing, ao tentar projetar as vendas de um produto para o ano seguinte, muitas vezes parte do exame do volume de vendas registradas nos anos anteriores. |
(3) Armadilha da evidência
confirmadora |
(2) No passado, você entrevistou e contratou um empregado para a sua empresa contrariamente à orientação do seu departamento de gestão de pessoas. Com o passar do tempo, ele demonstra não possuir as competências comportamentais necessárias para o exercício do cargo. A despeito disso, você teima em não demiti-lo em função das críticas que receberia pela contratação ocorrida outrora. |
a) 1, 3, 2
b) 3, 2, 1
c) 2, 1, 3
d) 1, 2, 3
e) 2, 3, 1
COMENTÁRIOS:
Vamos ver os conceitos de cada armadilha do processo decisório apresentadas e em seguida apresentamos o gabarito correspondente:
-
armadilha da âncora: é a fixação no "histórico passado" ou na "tendência mundial" ou na "tradição". Na segunda afirmativa da segunda coluna, perceba que a decisão do marketing está ancorada em decisões de anos anteriores.
-
armadilha do custo investido ou afundado: muitas decisões tentam levar em conta as perdas (ou ganhos) do passado, mesmo que elas sejam irrecuperáveis. É o caso da terceira afirmativa, perceba que você não quer demitir o empregado, mesmo ele sendo um caso perdido, de certa forma um custo irrecuperável, não do ponto de vista de investimento, mas do ponto de vista decisório.
-
armadilha da evidência confirmada: muitas decisões estão baseadas em evidências não confirmadas, mas assumidas de forma polêmica. Veja que a decisão da primeira afirmativa (sem entrar no mérito) partiu de uma opinião de um terceiro, não confirmada.
Pessoal, perceba que meu gabarito: 3, 1, 2 não existe dentre as alternativas. Para mim, a banca trocou as informações da armadilha do custo investido ou afundado pela da evidência confirmadora. Dessa forma, sugiro recurso com o objetivo de anular a questão.
35- A respeito dos sistemas de informação no governo, analise as assertivas abaixo e classifique-as em verdadeiras(V) ou falsas(F). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.
(
F) A automação de processos para a prestação de serviços on line ao cidadão deve ocorrer independentemente do nível tecnológico da organização e do processo de maturidade dos sistemas corporativos.
(
V) Na era do conhecimento e da informação, a sociedade e as organizações precisam se ajustar às rápidas mudanças tecnológicas e compartilhar o conhecimento por meio da tecnologia.
(
F) O processo de dimensionamento dos sistemas de informação deve procurar desprender-se das características sociais e culturais das organizações a que irão servir.
(
V) As organizações públicas precisam projetar sistemas que possam prover serviços à sociedade e no ambiente interno proporcionar aos gestores públicos informações necessárias para a gestão dos processos e tomada de decisão baseadas em análises e fatos.
a) F, F, V, F
b) V, F, F, F
c) V, V, F, F
d) F, F, V, V
e) F, V, F, V
COMENTÁRIOS:
A primeira afirmativa está falsa, pois os processos de prestação de serviços on line ao cidadão dependem do nível tecnológico da organização e do processo de maturidade dos sistemas corporativos.
O erro da terceira afirmativa é que as características sociais e culturais das organizações influenciam os processos de dimensionamento dos sistemas de informação, veja que esta afirmativa se assemelha com a primeira.
As outras duas, segunda e quarta afirmativas, estão corretas. Veja que existem dois objetivos na utilização de sistemas de informação: