A banca organizadora do concurso do TJMG foi definida em 2023.
Entramos em contato para verificar os trâmites do certame devido à demora na publicação do edital de abertura e obtivemos a confirmação de que a MS Concursos segue como banca organizadora.
O próximo edital terá vagas para Oficial Judiciário – Oficial Judiciário e Oficial Judiciário – Comissário da Infância e da Juventude.
O último concurso público do Tribunal de Justiça de Minas Gerais foi publicado em 2022 com a oferta 284 vagas imediatas e formação de cadastro reserva para os cargos de Oficial Judiciário (nível médio) e Analista Judiciário (nível superior).
Quer saber tudo sobre o assunto? Neste conteúdo você fica por dentro do panorama completo da seleção, como detalhes sobre os cargos, remuneração e muito mais. Navegue pelo índice abaixo!
A banca organizadora foi definida no dia 19 de abril de 2023, no Diário do Judiciário do TJ/MG. Veja abaixo a publicação:
Você que está estudando para o concurso TJMG certamente quer saber detalhes da seleção, por isso, logo a seguir confira todos os andamentos até o momento.
Conforme o termo de referência, o concurso público terá vagas para o cargo de Oficial Judiciário (Classe D), nas especialidades de Oficial Judiciário e Comissário da Infância e da Juventude.
Ambos cargos exigem a escolaridade de nível médio.
O último edital do concurso do Tribunal de Justiça de Minas Gerais foi publicado em 2022.
Na época, a seleção pública ofertou vagas para os cargos de Oficial Judiciário, das especialidades de Assistente Técnico de Controle Financeiro e de Oficial de Justiça, e de Analista Judiciário, das especialidades de Administrador, de Analista de Tecnologia da Informação, de Analista Judiciário, de Assistente Social, de Bibliotecário, de Contador, de Enfermeiro, de Engenheiro Civil, de Engenheiro Eletricista, de Engenheiro Mecânico, de Médico, de Psicólogo e de Revisor Judiciário.
Os inscritos foram avaliados nas seguintes fases:
Etapa/Fase | Descrição | Caráter |
Fase 1 | Prova objetiva de múltipla escolha | Eliminatório e classificatório |
Fase 2 | Prova discursiva, para os cargos/especialidades de nível superior. | Eliminatório e classificatório |
As provas foram aplicadas nas cidades de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Diamantina, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia e Varginha.
Oficial Judiciário
Língua Portuguesa: 15 questões
Analista Judiciário (Classe C) nas especialidades de: Analista de Tecnologia da Informação, de nível superior de escolaridade:
Analista Judiciário (Classe C) nas especialidades de: Analista Judiciário, de nível superior de escolaridade:
Para o cargo de Analista Judiciário (Classe C) nas especialidades de: Administrador, Assistente Social, Bibliotecário, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Mecânico, Médico, Psicólogo e Revisor Judiciário
Outro editais da 1ª e 2ª instâncias foram publicados em 2011 e 2017.
O edital publicado em 2011 ofertou vagas para os cargos de Técnico Judiciário e Oficial Judiciário. O edital publicado em 2011 ofertou vagas para os cargos de Técnico Judiciário e Oficial Judiciário. Ambas seleções foram organizadas pela Fundação Mariana Resende Costa.
Estude de forma direcionada! A plataforma do TEC tem mais de 5 mil questões específicas para o Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Já deu para notar que a preparação para concursos começa muito antes do edital ser publicado, não é mesmo? Isso porque, as provas, muito provavelmente, não serão nada fáceis. No entanto, é totalmente possível estudar para concurso público de forma muito eficaz mesmo após a publicação do edital. Para isso:
Por fim, uma orientação extra, mas muito relevante: não desanime! Vítor Menezes, sócio-fundador do Tec Concursos, disse certa vez que concurso público é uma maratona, uma corrida.
É uma competição de longo prazo onde você vai, um pouquinho todo dia, estudando devagar, mas de forma consistente. Agora, se você quiser acelerar seus resultados, que tal estudar de uma forma um pouco diferente? Acompanhe!
Mencionamos no tópico anterior que estudar por questões é uma das formas de estudar que proporcionam maior eficácia, mas você sabia que essa é uma das melhores estratégias para aprender e reter o conteúdo estudado?
Isso acontece, pois o estudo reverso, como o método também é conhecido, potencializa o aprendizado e permite que ele seja metrificado. Ou seja, você consegue medir seu conhecimento em determinado conteúdo. Além disso, ao estudar por questões de concursos é possível ter mais clareza sobre como a banca examinadora funciona e, consequentemente, melhorar seu desempenho na hora da prova.
Dessa forma, ao monitorar e avaliar seu progresso, fica mais fácil ajustar a rota sempre que necessário. Por fim, estudar por questões de provas anteriores costuma ser bem menos cansativo, uma vez que torna o aprendizado mais dinâmico, além de ser excelente para revisar conteúdos de forma rápida e eficiente.
Direto ao ponto e sem rodeios. Com a plataforma do TEC você pode direcionar os estudos por banca, cargo, instituição e muito mais. E, o melhor, você pode começar estudando de graça! Veja os benefícios da conta gratuita:
A ferramenta do Tec Concursos possui mais de 2 milhões de questões cadastradas, além de aulas teóricas com conteúdos atualizados, que já auxiliaram milhares de concurseiros em aprovações.
Não perca nenhuma oportunidade! A lista de concursos abertos no Brasil está em constante atualização. Isso acontece pois os editais são publicados de acordo com a necessidade dos órgãos e disponibilidade orçamentária. Veja também quais são os concursos previstos para 2023 e inicie agora mesmo a sua preparação.
Último certame
Último edital: 2022 |
Vagas: 284 + CR |
Cargos: Oficial judiciário e Analista judiciário |
Escolaridade: nível médio e superior |
Remuneração: R$ 3.264,98 a R$ 5.113,09 |
Banca: IBFC |
Próxima seleção
Situação atual: banca definida |
Vagas previstas: a definir |
Cargos: Oficial Judiciário – Oficial Judiciário e Oficial Judiciário – Comissário da Infância e da Juventude |
Escolaridade: ensino médio |
Remuneração: a definir |