Enunciados de questões e informações de concursos

Logotipo Pref Divinópolis
Questão 1 de 1
Matéria: Pedagogia
Assunto: Equipe de coordenação & supervisão
Comentário do professor Conteúdo teórico Detalhes da questão
Comentário não acessível
Os comentários dos professores estão disponíveis apenas para assinantes. Para visualizá-lo, renove sua assinatura ou, caso seja assinante, faça seu login.
Para ver as informações da questão é necessário somente estar logado, não é preciso ser assinante. Faça o login ou cadastre-se aqui agora mesmo.
Conteúdo teórico não acessível
O conteúdo teórico está disponível apenas para assinantes do Plano Avançado.
Para continuar estudando normalmente, renove sua assinatura!
Jussara é professora na Escola Barreto e está incomodada com a atitude da nova gestora da escola. Disse Jussara a uma colega que a diretora passou a escolher os conteúdos curriculares para o Ensino Fundamental de um modo do qual ela não concorda. A diretora solicitou que as diferentes áreas do conhecimento fossem desenvolvidas e ministradas com o enfoque curricular da regionalidade, ou seja, somente pela perspectiva curricular municipal. Jussara acrescentou à colega que a diretora tem a crença de que os alunos só irão aprender aquilo que é local, portanto, as orientações e diretrizes curriculares advindas de outras instâncias dos poderes públicos não seriam pertinentes diante de tantas especificidades do alunado da escola que está, respectivamente, inserida num município específico. Por fim, Jussara repassou à sua colega de profissão que a diretora afirma que sua conduta é um direito adquirido em prol de se atender as especificidades dos alunos em cada contexto de realidade.
 
Diante da situação de não concordância da Professora Jussara, analise as proposições a seguir:
 
I. A diretora não compreendeu assertivamente o que os ordenamentos legais do âmbito federal trazem para as questões curriculares.
 
II. A diretora está correta, mas deveria contemplar diretrizes e influências curriculares de cidades vizinhas.
 
III. A diretora entendeu parcialmente o previsto em lei quanto ao exercício da autonomia e liberdade da escola para organização do currículo, pois ela não integrou uma parte diversificada que é constituída pelas especificidades regionais do entorno.
 
IV. A diretora deveria saber que os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada.
 
V. A diretora não compreendeu que a parte diversificada permitida em lei favorece a relação a ser estabelecida com as características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
 
Estão corretas as afirmativas:
A resolução de questões só está disponível para assinantes.
Renove sua assinatura
Resolva 1375204 questões, acesse 630519 comentários de professores e acompanhe seu desempenho. Experimente!

spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.