Enunciados de questões e informações de concursos

Logotipo Pref Marília
Questão 1 de 1
Matéria: Pedagogia
Assunto: Didática e metodologias de ensino
Comentário do professor Conteúdo teórico Detalhes da questão
Comentário não acessível
Os comentários dos professores estão disponíveis apenas para assinantes. Para visualizá-lo, renove sua assinatura ou, caso seja assinante, faça seu login.
Para ver as informações da questão é necessário somente estar logado, não é preciso ser assinante. Faça o login ou cadastre-se aqui agora mesmo.
Conteúdo teórico não acessível
O conteúdo teórico está disponível apenas para assinantes do Plano Avançado.
Para continuar estudando normalmente, renove sua assinatura!
Catarina, aluna do curso de licenciatura em Educação Física, foi incumbida pelo professor de Didática, de ler, da obra de Libâneo (1985), o Capítulo 6, intitulado: Didática e Prática Histórico-social  (Uma introdução aos fundamentos do trabalho docente), e, de Dowbor (2007), o artigo: Educação e apropriação da realidade local.  Ficou gratamente surpresa ao verificar o quanto esses textos se complementam. Dowbor, sem fazer menção direta à reflexão de Libâneo, acaba por exemplificá-la com situações concretas e com possibilidades pertinentes, mesmo sem intenção explícita. Libâneo afirma que o trabalho docente não se reduz “a seus componentes técnico-práticos, nem aos psicológicos e nem aos sociopolíticos, sendo, ao invés disso, uma totalidade abrangente que integra todos esses componentes e outros” e que, com o suporte da instituição escolar, faz a mediação dos processos pelos quais o aluno tem acesso “ao saber criticamente elaborado”, se elevando do senso comum. Catarina pôde concluir, de acordo com Libâneo, que, assim, a didática deixa de ser apenas o domínio do “técnico-prático” para constituir-se, também,
A resolução de questões só está disponível para assinantes.
Renove sua assinatura
Resolva 1375204 questões, acesse 630519 comentários de professores e acompanhe seu desempenho. Experimente!

spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.