Enunciados de questões e informações de concursos

Logotipo Pref Divinópolis
Questão 1 de 1
Matéria: Geografia
Assunto:
Comentário do professor Conteúdo teórico Detalhes da questão
Comentário não acessível
Os comentários dos professores estão disponíveis apenas para assinantes. Para visualizá-lo, renove sua assinatura ou, caso seja assinante, faça seu login.
Para ver as informações da questão é necessário somente estar logado, não é preciso ser assinante. Faça o login ou cadastre-se aqui agora mesmo.
Conteúdo teórico não acessível
O conteúdo teórico está disponível apenas para assinantes do Plano Avançado.
Para continuar estudando normalmente, renove sua assinatura!
“A modelagem cartográfica de informações geográficas está estruturada em operações de transformação de mapas em algoritmos disponíveis em Sistemas de Informações Geográficas (SIG). As funções de modelagem de mapas diferem-se pelo tipo de transformação que cada uma impõe aos mapas, considerando-se as particularidades dos modelos de objetos exatos e de campos contínuos”.
 
FERREIRA, M. C. Iniciação à análise geoespacial: teoria, técnicas e exemplos para geoprocessamento. Rio Claro: Editora Unesp, 2014.
 
Com relação às funções de modelagem cartográfica em SIG, relacione as informações contidas na coluna A – Funções de modelagem em SIG - com características e exemplos de aplicações listados na coluna B.
 
Coluna A – Funções de modelagem em SIG
Coluna B – Características e exemplos de aplicações
1.
Reclassificação
I. Utilização de várias camadas geográficas como variáveis espaciais para a geração de outro mapa, baseando em operações como união e interseção. Exemplo: geração de mapas de risco à erosão.
2.
Sobreposição
II. Instrumento gráfico de consulta espacial simples. Permite a visualização de valores de uma variável espacial em função do comprimento do traçado de uma linha sobreposta ao mapa em determinada orientação. Exemplo: traçado de uma reta em uma imagem de satélite associando a distância e o valor do nível de cinza.
3. Corte linear ou perfil sobre mapas e superfícies.
III. Redução do número de categorias na legenda de um mapa por meio de reagrupamento de pixels ou polígonos. Exemplo: construção de mapas hipsométricos a partir de um modelo digital de elevação contendo classes de altimétricas.
 
Assinale a alternativa que apresente a sequência correta de relação entre as colunas:
A resolução de questões só está disponível para assinantes.
Renove sua assinatura
Resolva 1366245 questões, acesse 626046 comentários de professores e acompanhe seu desempenho. Experimente!

spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.