Enunciados de questões e informações de concursos

Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região
Questão 1 de 1
Matéria: Odontologia
Atenção: Para responder à questão, considere o enunciado abaixo.

Ao exame radiográfico utilizado para um planejamento protético, paciente com 42 anos de idade, sexo feminino, apresenta uma lesão radiolúcida periapical circunscrita, na região do dente 32. O histórico clínico registra um tratamento endodôntico no dente 32, realizado cerca de 2 anos antes. A radiografia periapical mostra que os canais estão adequadamente selados e, adicionalmente, o dente 32 está assintomático.

Sobre esse caso, considere:

I. As técnicas contemporâneas de preparo, limpeza e preenchimento de canais são suficientes para tornar o sistema de canais radiculares livre de microrganismos.

II. A presença de materiais obturadores extruídos durante o tratamento endodôntico atua como irritante tecidual do periápice e a reação ao  corpo estranho produz citocinas inflamatórias e citocinas para reabsorção óssea.

III. A remoção de fatores extra-radiculares, por meio da cirurgia periapical, melhora o prognóstico do tratamento a longo prazo.

IV. O retratamento endodôntico direto erradicará a infecção extra-radicular residual, melhorando o prognóstico do tratamento a médio prazo.

Está correto o que consta APENAS em


spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.