Enunciados de questões e informações de concursos

Companhia do Metropolitano de São Paulo
Questão 1 de 1
Matéria: Português

Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte.


Meios de comunicação: regulamentação necessária


A cada dia que passa é mais difícil bloquear o debate sobre a necessidade da democratização dos meios de comunicação. Se antes o tema estava restrito a especialistas, acadêmicos e organizações não governamentais, atualmente ele faz parte da agenda de boa parte da sociedade. Nos últimos anos, multiplicaram-se as vozes que defendem a elaboração de um novo marco regulatório das comunicações eletrônicas. Cresceu também o sentimento de que a existência de oligopólios tende a asfixiar a pluralidade e a qualidade da informação. Sintomas disso foram as palavras de ordem que, espontaneamente, tomaram conta das manifestações públicas de junho passado, sinalizando forte mal-estar com a atuação dos meios de comunicação no Brasil.


O ideal é que o debate se dê em cima de um terreno comum, aceito, acatado e respeitado por todos os brasileiros: a Constituição. Ela define os princípios democráticos que devem reger a comunicação social em nosso país.


(Adaptado de: Franklin Martins, Carta Capital. 2014. n. 781)

 

É correto afirmar, com base no que diz o texto, que a regulamentação dos meios de comunicação no Brasil


I. tem provocado proveitosos debates, sobretudo por conta dos setores especializados, cujo interesse na democratização do país é crescente e, ao que tudo indica, produtivo.


II. vem, ultimamente, ganhando força como tema de um debate que atrai camadas mais amplas da população, como se viu nas manifestações populares de junho último.


III. depende, no momento, de iniciativas políticas que agreguem à Constituição alguns princípios pelos quais se reja, de fato, a esperada democratização desses meios.


Atende ao enunciado APENAS o que está em



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.