Enunciados de questões e informações de concursos

Logotipo ABIN
Questão 1 de 1
Matéria: História
Assunto: O Fim da Bipolaridade e a Nova Ordem Mundial

            A preponderância dos Estados Unidos da América (EUA) em quase todo o mundo teve início após a Primeira Guerra Mundial. A Segunda Guerra acentuou essa tendência. Sua hegemonia manifestou-se principalmente no campo econômico. Seu comércio estendeu-se praticamente a todas as nações do mundo. Seus capitais afluíram para grande número de países, onde foram investidos nas mais diferentes atividades lucrativas. O regime político norte-americano é liberal e democrático, preservando as liberdades individual, de expressão e religiosa. Na condição de superpotência militar, os EUA dividiram com a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) a liderança mundial até os anos 80, assumindo a liderança absoluta nos anos 90, expressa nas intervenções periódicas e sistemáticas em outros países.

José Jobson Arruda. Nova história moderna e contemporânea. Bauru: EDUSC, São Paulo: Bandeirantes Gráfica, 2004, p. 58 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o cenário histórico do mundo contemporâneo, julgue o item seguinte.

A força do regime político norte-americano, "liberal e democrático", como afirma o texto, tem sólidas raízes históricas, que remontam ao processo de independência. Nem mesmo os efeitos de uma tragédia da dimensão do 11 de setembro de 2001 foram capazes de sequer arranhar as garantias individuais de quem viva nos EUA ou neles transite.


spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.