Enunciados de questões e informações de concursos

Logotipo ABIN
Questão 1 de 1
Matéria: História
Assunto: Guerra Fria e as Superpotências

            A preponderância dos Estados Unidos da América (EUA) em quase todo o mundo teve início após a Primeira Guerra Mundial. A Segunda Guerra acentuou essa tendência. Sua hegemonia manifestou-se principalmente no campo econômico. Seu comércio estendeu-se praticamente a todas as nações do mundo. Seus capitais afluíram para grande número de países, onde foram investidos nas mais diferentes atividades lucrativas. O regime político norte-americano é liberal e democrático, preservando as liberdades individual, de expressão e religiosa. Na condição de superpotência militar, os EUA dividiram com a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) a liderança mundial até os anos 80, assumindo a liderança absoluta nos anos 90, expressa nas intervenções periódicas e sistemáticas em outros países.

José Jobson Arruda. Nova história moderna e contemporânea. Bauru: EDUSC, São Paulo: Bandeirantes Gráfica, 2004, p. 58 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o cenário histórico do mundo contemporâneo, julgue o item seguinte.

O mundo que surgiu da Segunda Guerra foi bem diferente daquele que existia antes. O flagrante declínio da Europa permitiu, entre outros resultados, o surgimento de uma nova ordem mundial sob a liderança dos EUA e da URSS.


spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.