Enunciados de questões e informações de concursos

Logotipo ABIN
Questão 1 de 1
Matéria: História
Assunto: O Populismo Varguista e as Grandes Reformas
Nas pesquisas recentes para avaliar quem foi a maior liderança política do Brasil do século XX, o nome de Vargas apareceu, com alguma surpresa, em segundo lugar. Em primeiro ficou JK, mais ligado à confiança no Brasil e à promessa de um desenvolvimento sem conflitos, com democracia e liberdade para todos. Vargas, ao contrário, apesar do amor que lhe devotaram os pobres, graças à legislação trabalhista, e da tragédia de sua morte, em nome da bandeira nacionalista, deixou também como herança grandes inimigos, identificados com a oposição à ditadura do Estado Novo. É preciso reconhecer que Vargas foi o grande organizador do Estado brasileiro e o coordenador do pacto social que prevaleceu praticamente intocável durante mais de 50 anos. Podemos decretar o fim da era Vargas nas eleições de 1989 para a Presidência da República, nas quais o grande favorito era Leonel Brizola, derrotado no primeiro turno por dois novos personagens, oriundos de um ambiente político antagônico, mas, visivelmente, pós-Vargas. No entanto, mais surpreendente do que sua duração, é o tempo que estamos gastando para desconstruir o seu legado.
 
Aspásia Camargo. Era Vargas chegou ao final com as eleições de 1989. In: Folha de S. Paulo (Especial 50 anos da morte de Vargas), 22/8/2004, p. A8 (com adaptações).
 
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema por ele abordado, além de aspectos significativos da história republicana brasileira, julgue o item que se segue.
 
Infere-se do texto que, sem embargo de sua importância conjuntural, o legado da Era Vargas é menos denso do que se supõe, razão pela qual foi rapidamente suprimido quando sobrevieram as novas condições históricas do final do século XX.


spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.