A confusão entre metodologia de ensino e técnica
didática é muito comum, inclusive entre professores universitários. É
preciso desfazê-la de imediato. Entendemos metodologia como a
articulação de uma teoria de compreensão e interpretação da realidade
com uma prática específica. Essa prática específica pode ser, no caso, o
ensino de uma determinada disciplina. Quer dizer, a prática pedagógica -
as aulas, o relacionamento entre professores e alunos, e bibliografia
usada, o sistema de avaliação, as técnicas de trabalho em grupo, o tipo
de questões que o professor levanta, o tratamento que dá à sua
disciplina, a relação que estabelece na prática entre escola e sociedade
- revela a sua compreensão e interpretação da relação
homem-sociedade-natureza, historicamente determinada, constituindo-se
essa articulação a sua metodologia de ensino. Convencionalmente, a
Didática estuda algumas propostas de Metodologia de Ensino, que, a nosso
ver, são pouco incisivas, no sentido de que suas propostas giram
basicamente em um espaço limitado de problemas pedagógicos, na maior
parte dos casos alienados de uma realidade mais ampla.
Rosa Maria Bueno Fischer.
A questão das técnicas didáticas - uma proposta comprometida em lugar
da decantada "neutralidade" das técnicas didático-pedagógicas. Ijuí: Mimeo, nov./1978 (com adaptações).
Com base nas idéias do texto acima, julgue o item a seguir.
Os papéis da sociedade e o da escola na sociedade são delineados pelos limites da metodologia de ensino do professor.