Enunciados de questões e informações de concursos

Logotipo ABIN
Questão 1 de 1
Matéria: Pedagogia
Assunto: Pedagogia de projetos

            A confusão entre metodologia de ensino e técnica didática é muito comum, inclusive entre professores universitários. É preciso desfazê-la de imediato. Entendemos metodologia como a articulação de uma teoria de compreensão e interpretação da realidade com uma prática específica. Essa prática específica pode ser, no caso, o ensino de uma determinada disciplina. Quer dizer, a prática pedagógica - as aulas, o relacionamento entre professores e alunos, e bibliografia usada, o sistema de avaliação, as técnicas de trabalho em grupo, o tipo de questões que o professor levanta, o tratamento que dá à sua disciplina, a relação que estabelece na prática entre escola e sociedade - revela a sua compreensão e interpretação da relação homem-sociedade-natureza, historicamente determinada, constituindo-se essa articulação a sua metodologia de ensino. Convencionalmente, a Didática estuda algumas propostas de Metodologia de Ensino, que, a nosso ver, são pouco incisivas, no sentido de que suas propostas giram basicamente em um espaço limitado de problemas pedagógicos, na maior parte dos casos alienados de uma realidade mais ampla.

Rosa Maria Bueno Fischer. A questão das técnicas didáticas - uma proposta comprometida em lugar da decantada "neutralidade" das técnicas didático-pedagógicas. Ijuí: Mimeo, nov./1978 (com adaptações).

Com base nas idéias do texto acima, julgue o item a seguir.

A utilização de uma técnica de trabalho em grupo revela que o professor que a utiliza é aberto a contribuições dos alunos.


spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.