Enunciados de questões e informações de concursos

Logotipo TJDFT
Questão 1 de 1
Matéria: Português
Assunto: Concordância (Verbal e Nominal)
Eu resolvera passar o dia com os trabalhadores da estiva e via-os vir chegando a balançar o corpo, com a comida debaixo do braço, muito   modestos. Em pouco, a beira do cais ficou coalhada. Durante a última greve, um delegado de polícia dissera-me:

— São criaturas ferozes! (...)

Logo que o saveiro atracou, eles treparam pelas escadas, rápidos; oito homens desapareceram na face aberta do porão, despiram-se, enquanto os outros rodeavam o guincho e as correntes de ferro começavam a ir e vir do porão para o saveiro, do saveiro para o porão,  carregadas de sacas de café. Era regular, matemático, a oscilação de um lento e formidável relógio.

Aqueles seres ligavam-se aos guinchos; eram parte da máquina; agiam inconscientemente. Quinze minutos depois de iniciado o trabalho,  suavam arrancando as camisas. Não falavam, não tinham palavras inúteis. Quando a pilha de sacas estava feita, erguiam a cabeça e  esperavam nova carga. Que fazer? Aquilo tinha que ser até às 5 da tarde. (...)

Esses homens têm uma força de vontade incrível. Fizeram com o próprio esforço uma classe, impuseram-na. Hoje, estão todos ligados,  exercendo uma mútua polícia para a moralização da classe. A União dos Operários Estivadores consegue, com uns estatutos que a  defendem habilmente, o seu nobre fim. (...)

Que querem eles? Apenas ser considerados homens dignificados pelo esforço e a diminuição das horas de trabalho, para descansar e para  viver.

João do Rio. Os trabalhadores de estiva. In: A alma encantadora das ruas. Paris: Garnier, 1908. Internet: <www.dominiopublico.gov.br> (com adaptações).

Julgue o item que se segue, relativo às ideias do texto acima e às estruturas linguísticas nele utilizadas.

Seriam mantidas a correção gramatical e a coerência do texto caso o último parágrafo fosse reescrito da seguinte forma: O que quer essa  união a não ser sua dignidade como trabalhadores e a redução das horas reconhecidas, para que possam descansar e viver?


spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.