Enunciados de questões e informações de concursos

Logotipo TJDFT
Questão 1 de 1
Matéria: Português
Assunto: Outras questões de semântica
O direito e seu conjunto de atos e procedimentos podem ser observados como atos literários, e um dos fatores que pode explicar essa visão do direito como literatura é o fato de que, devido à tradição positivista do direito, os atos jurídicos são, via de regra, reduzidos a termo,  isto é, transformam-se em textos narrativos acerca de um fato. Sob a ótica da literatura, esses atos escritos do sistema jurídico são formas de contar e de repassar uma história. Assim, é perfeitamente possível conceber, por exemplo, uma sentença como uma peça com personagens, início, enredo e fim. Nessa esteira de raciocínio, a citação de jurisprudência e precedentes em uma petição seria um relato inserido em outro, adaptado à necessidade de um suporte jurídico. Dessa forma, o literário é intrínseco ao jurídico, que encerra traços da literatura pela construção de personagens, personalidades, sensibilidades, mitos e tradições que compõem o mundo social.

O direito é, por conseguinte, um contar de histórias. Assim como os antigos transmitiam o conhecimento por intermédio da oralidade, um  processo judicial é, além de processo de conhecimento, um conjunto de histórias contrapostas uma à outra. Sua lógica sequenciada  permite ao juiz a compreensão do acontecimento dos fatos da mesma forma que uma boa obra literária reporta o leitor ao entendimento  linear de sua narração. A correta narrativa judicial é, portanto, um meio de se assegurar uma decisão que responda às expectativas  lançadas pela parte em um procedimento judiciário.
 
Germano Schwartz e Elaine Macedo. Pode o direito ser arte? Respostas a partir do direito e literatura. Internet: <www.conpedi.org.br> (com  adaptações).

Com referência às ideias desenvolvidas no texto acima e às estruturas linguísticas nele empregadas, julgue o item a seguir.

No primeiro parágrafo, as expressões “conjunto de atos e procedimentos”, “os atos jurídicos” e “esses atos escritos do sistema jurídico” são parte de rede semântica construída no texto que inclui, por exemplo, “sentença” e “petição”.


spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.