Logotipo UNIVASF
Guias para o concurso
Criado em 19/06/2019

UNIVASF / 2019 Assistente em Administração

Edital Verticalizado

CONHECIMENTOS COMUNS

LÍNGUA PORTUGUESA

Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.

Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.

Domínio da ortografia oficial; Emprego da acentuação gráfica.

Domínio dos mecanismos de coesão textual; Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos de sequenciação textual; Emprego/correlação de tempos e modos verbais.

Domínio da estrutura morfossintática do período; Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração; Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração; Emprego dos sinais de pontuação; Concordância verbal e nominal; Emprego do sinal indicativo de crase; Colocação dos pronomes átonos.

Reescritura de frases e parágrafos do texto; Substituição de palavras ou de trechos de texto.

Análise do Discurso: pressupostos, subentendidos e implícitos.

 

RACIOCÍNIO LÓGICO

Estruturas lógicas.

Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões.

Lógica sentencial (ou proposicional); Proposições simples e compostas; Tabela verdade; Equivalências; Leis de Morgan; Diagramas lógicos.

Lógica de primeira ordem.

Princípios de contagem e probabilidade.

Operações com conjuntos.

 

LEGISLAÇÃO

Constituição da República Federativa do Brasil 1988: Capítulo III – Da Educação, da Cultura e do Desporto / Capítulo IV – Da Ciência e Tecnologia / Capítulo VII – Da Administração Pública.

Lei nº 8.112, de 11/12/90: Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais.

Decreto nº 1.171, de 22/6/1994: Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

Lei nº 9.394, de 20/12/1996, e suas alterações: Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Lei 11.091/2005 – Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação e suas alterações.

Decreto n° 5.707/2006 – Política e Diretrizes para o Desenvolvimento de pessoal.

Lei n° 12.527/2011 – Lei de Acesso à Informação.

 

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS 

Manual de redação da Presidência da República; Documentação e redação oficial; conceituação: ata, atestado, certidão, circular, comunicado, convite, convocação, edital, ofício, ordem de serviço, portaria, requerimento.

Administração Pública: caracterização da gestão pública, governabilidade, governança e prestação de contas dos resultados das ações (accountability).

Noções de administração: conceitos básicos; tipos de organização; estruturas organizacionais; departamentalização; organogramas e fluxogramas; noções de funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle; noções de administração: financeira, de pessoas e de materiais; qualidade no atendimento: comunicação telefônica e formas de atendimento.

Relações humanas no trabalho: motivação, comunicação, liderança e trabalho em equipe.

Processos de licitação e contratos – Lei nº 8.666 de 21 de junho de 1993 e alterações posteriores; Lei nº 10.520 de 17 de julho de 2002 e Lei nº 9.784 de 29 de janeiro de 1999.

Decreto 5.450 de 31 de maio de 2005. Direito Administrativo: ato administrativo: conceito, elementos/requisitos, atributos, Convalidação, Discricionariedade e Vinculação; Poderes da Administração.

Processo Administrativo, Lei nº. 9.784/99. Constitucional: Os poderes do Estado e as respectivas funções; Hierarquia das normas; Princípios fundamentais da CF/88; Direitos e garantias fundamentais; Organização político-administrativa do Estado.

Orçamento Público: Conceitos e Princípios Orçamentários.

Noções de arquivologia: informação, documentação, classificação, arquivamento, registros, tramitação de documentos, cadastro, tipos de arquivos, organização e administração de arquivos, técnicas modernas.

Voltar
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.