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Guias para o concurso
Criado em 08/04/2019

TC-DF / 2014 Técnico de Administração Pública

Edital Verticalizado

LÍNGUA PORTUGUESA

1 Compreensão e interpretação de textos.

2 Tipologia textual.

3 Ortografia oficial.

4 Acentuação gráfica.

5 Emprego das classes de palavras.

6 Emprego/correlação de tempos e modos verbais

7 Emprego do sinal indicativo de crase.

8 Sintaxe da oração e do período.

9 Pontuação.

10 Concordância nominal e verbal.

11 Regência nominal e verbal.

12 Significação das palavras.

13 Redação de correspondências oficiais (Manual de Redação do Tribunal de Contas do Distrito Federal).

13.1 Adequação da linguagem ao tipo de documento.

13.2 Adequação do formato do texto ao gênero.

 

RACIOCÍNIO LÓGICO

1 Estruturas lógicas.

2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões.

3 Lógica sentencial (ou proposicional).

3.1 Proposições simples e compostas.

3.2 Tabelas-verdade.

3.3 Equivalências.

3.4 Leis de De Morgan.

3.5 Diagramas lógicos.

4 Lógica de primeira ordem.

5 Princípios de contagem e probabilidade.

6 Operações com conjuntos.

7 Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

 

LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL

1 Fundamentos da organização dos Poderes e do Distrito Federal.

2 Organização do Distrito Federal.

3 Organização dos Poderes.

4 Tributação e orçamento do Distrito Federal.

5 Ordem econômica do Distrito Federal.

 

LEI ORGÂNICA DO TCDF

1 Natureza, competência e jurisdição.

2 Composição.

3 Plenário e câmaras.

4 Presidente, vice-presidente, conselheiros, auditores e Ministério Público.

5. Serviços auxiliares do TCDF.

 

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO

1 Ética e moral.

2 Ética, princípios e valores.

3 Ética e democracia: exercício da cidadania.

4 Ética e função pública.

5 Ética no Setor Público.

5.1 Código de Ética Profissional do Serviço Público – Decreto nº 1.171/ 1994.

5.2 Lei Complementar nº 840/2011 e alterações: regime disciplinar (deveres, responsabilidades, infrações disciplinares, sanções disciplinares, apuração de infração disciplinar).

5.3 Lei nº 8.429/1992: das disposições gerais, dos atos de improbidade administrativa.

 

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

1 Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows).

2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e BrOffice).

3 Redes de computadores.

3.1 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet.

3.2 Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome).

3.3 Programas de correio eletrônico (Outlook Express e Mozilla Thunderbird).

3.4 Sítios de busca e pesquisa na Internet.

3.5 Grupos de discussão.

3.6 Redes sociais.

3.7 Computação na nuvem (cloud computing).

4 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.

5 Segurança da informação.

5.1 Procedimentos de segurança.

5.2 Noções de vírus, worms e pragas virtuais.

5.3 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.).

5.4 Procedimentos de backup.

5.5 Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage).

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO

1 Ato administrativo.

1.1 Conceito, requisitos, atributos, classificação e espécies.

1.2 Extinção do ato administrativo: cassação, anulação, revogação e convalidação.

1.3 Decadência administrativa.

2 Agentes públicos.

2.1 Lei Complementar Distrital nº 840/11.4: cargo, emprego e função pública; provimento; vacância; efetividade, estabilidade e vitaliciedade; remuneração; direitos e deveres; responsabilidade processo administrativo disciplinar.

3 Organização administrativa.

3.1 Centralização, descentralização, concentração e desconcentração.

3.2 Administração direta e indireta.

3.3 Autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.

3.4 Entidades paraestatais e terceiro setor: serviços sociais autônomos, entidades de apoio, organizações sociais, organizações da sociedade civil de interesse público.

 

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

1 Constituição.

1.1 Conceito, classificações, princípios fundamentais.

2 Direitos e garantias fundamentais.

2.1 Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos.

3 Organização político-administrativa.

3.1 União, estados, Distrito Federal, municípios e territórios.

4 Administração pública.

4.1 Disposições gerais, servidores públicos.

5 Poder legislativo.

5.1 Congresso nacional, câmara dos deputados, senado federal, deputados e senadores.

6 Poder executivo.

6.1 atribuições do presidente da República e dos ministros de Estado.

7 Poder judiciário.

7.1 Disposições gerais.

7.2 Órgãos do poder judiciário.

7.2.1 Competências.

 

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

1 Noções de administração financeira.

2 Orçamento público.

3.1 Princípios orçamentários.

3.2 Diretrizes orçamentárias.

3.3 Processo orçamentário.

3.4 Métodos, técnicas e instrumentos do orçamento público; normas legais aplicáveis.

3.5 Receita pública: categorias, fontes, estágios; dívida ativa.

3.6 Despesa pública: categorias, estágios.

3.7 Suprimento de fundos.

3.8 Restos a pagar.

3.9 Despesas de exercícios anteriores.

 

NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA

1 Conceitos fundamentais de arquivologia: teorias e princípios.

2 O gerenciamento da informação e a gestão de documentos aplicada aos arquivos: diagnóstico; arquivos correntes e intermediário; protocolos; avaliação de documentos.

3 Tipologias documentais e suportes físicos: teoria e prática.

4 Arquivos permanentes: princípios; quadros; propostas de trabalho.

5 A microfilmagem aplicada aos arquivos: políticas, planejamento e técnicas.

6 A automação aplicada aos arquivos: políticas, planejamento e técnicas.

7 A preservação, a conservação e a restauração de documentos arquivísticos: política, planejamento e técnicas.

 

GESTÃO DE CONTRATOS

1 Legislação aplicável à contratação de bens e serviços.

1.1 Leis nº 8.666/1993 e nº 10.520/2002.

1.2 Instrução Normativa n.º 02/2008-MPOG.

2 Elaboração e fiscalização de contratos.

2.1 Cláusulas e indicadores de nível de serviço.

2.2 Papel do fiscalizador do contrato.

2.3 Papel do preposto da contratada.

2.4 Acompanhamento da execução contratual.

2.5 Registro e notificação de irregularidades.

2.6 Definição e aplicação de penalidades e sanções administrativas.

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