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Guias para o concurso
Criado em 22/03/2019

BANRISUL / 2019 Escriturário

Edital Verticalizado

CONHECIMENTOS BÁSICOS

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto.

Argumentação.

Pressupostos e subentendidos.

Níveis de linguagem.

Ortografia e acentuação.

Articulação do texto: coesão e coerência.

Classes de palavras.

Sintaxe.

Termos da oração.

Processos de coordenação e subordinação.

Discurso direto e indireto.

Tempos, modos e vozes verbais.

Flexão nominal e verbal.

Concordância nominal e verbal.

Regência nominal e verbal.

Ocorrência da Crase.

Pontuação.

Equivalência e transformação de estruturas.

Redação.

 

MATEMÁTICA FINANCEIRA, ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE

Matemática Financeira:

Juros simples e juros compostos.

Taxas de juros: nominal, efetiva, real, equivalente e aparente.

Desconto.

Valor Presente, Valor Futuro e Montante.

 

Estatística e Probabilidade:

Análise combinatória; Noções de probabilidade; Probabilidade condicional; Noções de estatística; População e amostra; Análise e interpretação de tabelas e gráficos; Regressão, tendências, extrapolações e interpolações; Tabelas de distribuição empírica de variáveis e histogramas; Estatística descritiva (média, mediana, variância, desvio padrão, percentis, quartis, outliers, covariância).

 

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO

Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas.

Frações e operações com frações.

Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas.

Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações.

Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos.

Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

 

DOMÍNIO PRODUTIVO DA NFORMÁTICA

Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows 7, 8 e 10).

Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office 2010, 2013 e LibreOffice 5 ou superior).

Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome); Programas de correio eletrônico (Microsoft Outlook e Mozilla Thunderbird); Sítios de busca e pesquisa na Internet; Grupos de discussão; Redes sociais; Computação na nuvem (cloud computing).

Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.

Segurança da informação: Procedimentos de segurança; Noções de vírus, worms e outras pragas virtuais; Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.); Procedimentos de backup; Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage).

Banco de dados: conceitos de banco de dados e sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD), modelagem conceitual de dados.

Manipulação e visualização de dados.

Noções de Big Data: conceito, premissas e aplicação.

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

Estrutura do Sistema Financeiro Nacional

Conselho Monetário Nacional.

Banco Central do Brasil.

Bancos Múltiplos.

Bancos Comerciais.

Caixas Econômicas.

Bancos de Câmbio.

BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Bancos de Desenvolvimento.

Bancos de Investimento.

Cooperativas de Crédito.

Bancos Comerciais Cooperativos.

Administradoras de Consórcios.

Corretoras de Câmbio.

Sociedade Corretora de Títulos e Valores Mobiliários.

Sociedade Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários.

Companhias Hipotecárias.

Agências de Fomento.

Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimento.

Sociedades de Arrendamento Mercantil.

Sociedades de Crédito Imobiliário.

Sociedades de Crédito ao Microempreendedor.

Associações de Poupança e Empréstimo.

Instituições de Pagamento.

Sociedades Administradoras de Cartões de Crédito. COPOM – Comitê de Política Monetária.

Comissão de Valores Mobiliários. Bolsas de Valores.

Bolsas de Mercadorias e de Futuros.

Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC).

Central de Liquidação Financeira e de Custódia de Títulos (CETIP). Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional.

 

Produtos e serviços financeiros:

depósitos à vista.

Depósitos a prazo (CDB e RDB).

Letras de câmbio.

Cobrança e pagamento de títulos e carnês.

Transferências bancárias automáticas.

Arrecadação de tributos e tarifas públicas.

Internet banking.

CCB – Cédula de Crédito Bancário.

Hot money.

Contas garantidas.

Crédito rotativo.

Descontos de títulos.

Financiamento de capital de giro.

Vendor finance/compror finance.

Leasing (tipos, funcionamento, bens).

Financiamento de capital fixo.

Crédito direto ao consumidor.

Crédito rural.

Cadernetas de poupança.

Financiamento à importação e à exportação.

Repasses de recursos do BNDES.

Fomento Mercantil (factoring).

Cartões de Crédito.

Títulos de Capitalização.

Planos de aposentadoria e pensão privados.

Seguros, Previdência Complementar e Capitalização.

 

Mercado de capitais:

Ações – características e direitos.

Debêntures.

Notas Promissórias Comerciais (“comercial papers”).

Diferenças entre companhias abertas e companhias fechadas.

Operações de distribuição de valores mobiliários de renda variável e de títulos de dívida ("underwriting”).

Funcionamento do mercado à vista de ações.

Mercado de balcão.

Fundos de Investimento.

Conceitos e operações de “corporate finance”.

 

Mercado de câmbio:

Operações básicas.

 

Operações com derivativos:

características básicas do funcionamento do mercado a termo, do mercado de opções, do mercado futuro e das operações de swap.

 

Garantias no Sistema Financeiro Nacional:

Aval Fiança.

Penhor mercantil.

Alienação fiduciária.

Hipoteca.

Fianças bancárias.

Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

 

Crime de lavagem de dinheiro:

conceito e etapas.

Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/1998 e suas alterações, Circular Bacen nº 3.461/2009 e suas alterações e Carta-Circular Bacen nº3.542/2012.

COAF – Conselho de Controle de Atividades Financeiras.

 

Autorregulação Bancária.

 

ATENDIMENTO, ÉTICA E DIVERSIDADE

Satisfação, valor e retenção de clientes Telemarketing.

Etiqueta empresarial: comportamento, aparência, cuidados no atendimento pessoal e telefônico.

Resolução CMN nº 3.849/2010 – Dispõe sobre a instituição de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Lei nº 8.078/1990 – Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências – Código de Defesa do Consumidor.

Decreto Lei nº 6.523/2008 – Regulamenta a Lei nº 8.078/1990, para fixar normas gerais sobre o Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC.

Resolução CMN nº 3.694/2009 – Dispõe sobre a prevenção de riscos na contratação de operações e na prestação de serviços por parte de instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Código de Defesa do Consumidor Bancário.

Lei nº 10.048/2000 – Dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e dá outras providências.

Lei nº 10.098/2000 – Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.

Decreto nº 5.296/2004 – Regulamenta a Lei nº 10.048/2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica e a Lei nº 10.098/2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.

Conceito de ética.

Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional.

A gestão de ética nas empresas públicas e privadas.

Código de Conduta Ética do Banrisul.

Disponível em http://www.banrisul.com.br (Relações com Investidores – Governança Corporativa – Código de Conduta Ética).

Temática de gênero, raça e etnia, conforme Decreto nº 48.598, de 19 de novembro de 2011.

Política Nacional para Mulheres, Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Estatuto Nacional da Igualdade Racial e Estatuto Estadual da Igualdade Racial.

 

TÉCNICAS DE VENDAS

Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado, metas.

Técnicas de Vendas de Produtos e Serviços financeiros no setor bancário: planejamento, técnicas; motivação para vendas.

Produto, Preço, Praça; Promoção.

Vantagem competitiva.

Como lidar com a concorrência.

Noções de Imaterialidade ou intangibilidade, Inseparabilidade e Variabilidade dos produtos bancários.

Manejo de Carteira de Pessoa Física e de Pessoa Jurídica.

Noções de Marketing de Relacionamento.

Interação entre vendedor e cliente.

Qualidade no atendimento a clientes.

Satisfação e retenção de clientes.

Valor percebido pelo cliente.

Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada).

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