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Guias para o concurso
Criado em 19/02/2019

BACEN / 2013 Técnico do Banco Central do Brasil - Área 1 - Suporte Técnico-Administrativo

Edital Verticalizado

CONHECIMENTOS BÁSICOS 

LÍNGUA PORTUGUESA

1 Compreensão e interpretação de textos

2 Estrutura e organização do texto

3 Elaboração de textos para comunicações de rotina (e-mails, despachos, carta e ofício).

4 Ortografia.

5 Semântica.

6 Morfologia.

7 Sintaxe.

8 Pontuação. 

 

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

1 A Constituição da República Federativa do Brasil (1988).

1.1 Princípios Fundamentais.

1.2. Direitos e Garantias Fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais.

1.3 Administração Pública: disposições gerais, servidores públicos civis.

1.4 Poderes da União.

 

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO

1 Atos Administrativos: conceito, requisitos, atributos, classificação, invalidação.

2 Servidor Público; regime jurídico dos servidores públicos civis (Lei nº 8.112/1990, e suas alterações)

2.1 Disposições preliminares (arts. 1º ao 4º).

2.2 Provimento (arts. 5º ao 22 e 24 ao 32).

2.3 Vacância (arts. 33 ao 35).

2.4 Direitos e vantagens (arts. 40 ao 115).

2.5 Regime disciplinar (arts. 116 ao 142).

2.6 Seguridade social do servidor (arts. 183 ao 231).

2.7 Disposições gerais (arts.236 ao 242).

 

GESTÃO PÚBLICA

1 Estado, Governo e Sociedade: conceito e evolução do Estado contemporâneo; aspectos fundamentais na formação do estado brasileiro; teorias das formas e dos sistemas de governo.

2 Administração Estratégica.

3 Organização do Estado e da gestão.

4 Departamentalização; descentralização; desconcentração.

5 Os agentes públicos e a sua gestão, normas legais e constitucionais aplicáveis.

6 Serviço de atendimento ao cidadão.

7 Comunicação interna e externa; relacionamento interpessoal e trabalho em equipe.

8 Gestão de conflitos.

9 Governança na gestão pública.

10 Ética no Serviço Público.

10.1 Ética e moral.

10.2 Ética, princípios e valores.

10.3 Ética e democracia: exercício da cidadania.

10.4 Ética e função pública.

10.5 Ética no Setor Público.

10.5.1 Código de Ética Profissional do Serviço Público (Decreto nº 1.171/1994).

10.5.2 Lei nº 8.112/1990 e alterações: regime disciplinar (deveres e proibições, acumulação, responsabilidades, penalidades).

10.5.3 Lei nº 8.429/1992: das disposições gerais, dos atos de improbidade administrativa.

 

INFORMÁTICA PARA USUÁRIOS

1 Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows)

2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente LibreOffice).

3 Redes de computadores.

3.1 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet.

3.2 Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome).

3.3 Programas de correio eletrônico (Outlook Express, Mozilla Thunderbird).

3.4 Sítios de busca e pesquisa na Internet.

3.5 Grupos de discussão.

3.6 Redes sociais.

4 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.

5 Segurança da informação.

5.1 Procedimentos de segurança.

5.2 Noções de vírus, worms e pragas virtuais.

5.3 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall e anti-spyware).

5.4 Procedimentos de backup.

5.5 Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage).

 

RACIOCÍNIO LÓGICO-QUANTITATIVO

1 Estruturas lógicas.

2 Lógica de argumentação: analogias,inferências, deduções e conclusões.

3 Lógica sentencial (ou proposicional).

3.1 Proposições simples e compostas.

3.2 Tabelas verdade.

3.3 Equivalências.

3.4 Leis de De Morgan.

3.5 Diagramas lógicos.

4 Lógica de primeira ordem.

5 Princípios de contagem e probabilidade.

6 Operações com conjuntos.

7 Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

I FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE

1 Teoria e campo de atuação: conceitos, objetivos da informação contábil.

2 Livros contábeis.

3 Registros contábeis.

4 Método das partidas dobradas.

5 Lançamentos.

6 Regime de competência e Regime de caixa. Critérios de avaliação do Ativo e do Passivo.

7 O Patrimônio líquido. Capital subscrito e integralizado.

8 Reservas e provisões.

9 Contas patrimoniais e contas de resultado.

10. Apuração do resultado.

11 Operações contábeis comuns às empresas comerciais, industriais  e de prestação de serviços.

12 Principais demonstrações contábeis – estrutura e finalidades.

13 Balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, demonstração das mutações do patrimônio líquido,Demonstração do fluxo de caixa (método direto e indireto).

14 Demonstração do valor adicionado e as notas explicativas às demonstrações contábeis.

15 Avaliação de investimentos pelo método da Equivalência Patrimonial e pelo método do Custo.

16 Critérios de avaliação de estoques – métodos PEPS, UEPS e Média Ponderada Móvel.

17 Depreciações do Ativo Imobilizado.

18 Amortizações do Ativo Diferido.

19 Provisão para crédito de liquidação duvidosa.

20 Desconto de duplicata.

 

II FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE PESSOAS:

1 Principais modelos de administração pública: patrimonialista, burocrático, nova gestão pública e papéis do Estado.

2 O papel da área de recursos humanos.

3 Recrutamento e seleção – formas de recrutamento, perfil do candidato, perfil do posto, técnicas seletivas.

4 Benefícios, higiene, segurança e qualidade de vida.

5 Planos de carreira.

6 Gestão de desempenho: avaliação de desempenho, feedback, reconhecimento, elementos que favorecem desempenho de equipes.

7 Gestão por competências: mapeamento e avaliação.

8 Gestão de pessoas com foco em resultados.

9 Educação corporativa.

10 Treinamento, Desenvolvimento e Educação: conceitos e importância, operacionalização e rotinas.

11 Benefícios e serviços.

12 Bancos de dados e sistemas de informações de recursos humanos.

13 Comportamento organizacional: clima e cultura organizacional, comunicação organizacional, liderança, equipes de trabalho.

 

III FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS

1 Recursos materiais e patrimoniais: definição e objetivos.

2 Nível de serviço: atendimento, pontualidade e flexibilidade.

3 Ética na administração de materiais.

4 Função suprimento: métodos de previsão da demanda; reposição de estoques: estoque de segurança e sistema ponto de pedido; compras e contratações: princípios, modalidades e tipos de licitação; seleção de fornecedores e propostas; sistemas registro de preços, pregão e pregão eletrônico; e economicidade na função suprimento.

5 Função armazenagem: seleção e classificação de materiais: especificação, classificação e codificação; classificação ABC; armazenagem de materiais: técnicas de estocagem e movimentação de materiais; recebimento e localização dos materiais; embalagens de proteção; inventário físico e acurácia dos estoques; avaliação financeira dos estoques; e custos na função armazenagem.

6 Função administração patrimonial: o ativo imobilizado; administração, contabilização e controle do ativo imobilizado; depreciação, tombamento e baixa patrimonial; administração e manutenção de imóveis e prestação de serviços gerais; e sistemas prediais: manutenções preventiva, corretiva e preditiva.

7 Função documentação: serviços de protocolo, distribuição, classificação e arquivamento de documentos; sigilo e proteção da  documentação; e tabela de temporalidade.

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