Você Sabe Quantas Horas Estudar por Dia?

por Nadjine Terhoch em 22/10/2019
                                  
Se você está se preparando para um concurso público deve estar se perguntando quantas horas estudar por dia. O tempo que se tem para aprender, ou que se passa resolvendo questões, é uma ansiedade frequente dos concurseiros.

Afinal, quem nunca escutou a história de algum candidato que passou dez horas estudando por dia? 
Neste artigo do Tec Concursos mostramos que é possível conciliar a sua rotina e passar na prova com o tempo que você tem disponível, confira! 

É importante saber quantas horas estudar por dia?

Na verdade, sabemos que cada um tem um ritmo diferente. A quantidade de estudo produtivo varia de pessoa para pessoa, e as horas dedicadas também.

Afinal, do que adianta estudar dez horas se você não consegue reter nem metade do conteúdo? Por isso, saber quantas horas estudar por dia não é tão relevante quanto aprender a estudar da forma mais produtiva. 

Desta forma, não se atenha o número de horas, simplesmente estude o máximo que conseguir sem deixar a qualidade para trás. Para isso, adotar algumas práticas simples pode realmente fazer a diferença. Veja!
 

1. Estude o máximo que conseguir

Como mencionado anteriormente, se o concurso público é o seu sonho, não há motivos para não ir até o fim e se dedicar o máximo que puder. Isso, é claro, sem se esquecer da qualidade do seu aprendizado.
 
Faça um teste e separe um dia para descobrir quanto tempo consegue estudar sem ficar desgastado. Lembre-se também de que o aprendizado é um hábito. O cérebro é como um músculo, quanto mais você se esforçar, mais ele vai ficar forte. Então, também é importante buscar sempre ir um pouquinho mais longe do que você consegue fazer atualmente.


2. Tenha uma estratégia

Se o número de horas não é um bom parâmetro, você pode usar um cronograma de estudos como estratégia para se organizar. Liste as tarefas do dia para saber quando estará disponível para entender as matérias. 

Uma ótima forma de acompanhar seu desempenho é definir metas semanais. Tenha a certeza de que elas sejam específicas e que tenham relação ao conteúdo que está sendo estudado.

Você pode mensurar a quantidade de assuntos que conseguiu aprender com qualidade, os simulados que conseguiu resolver, o número de acertos e erros das questões, etc. Assim pode observar a sua evolução semana a semana!
 

3. Entenda a matéria

Todas as estratégias caem por terra se você não conseguir cumprir o essencial, que é entender a matéria. Não é necessário ter técnicas mirabolantes, a melhor forma de saber se você sabe aplicar o conhecimento é testando.

Resolva questões de provas anteriores para o cargo que você está concorrendo. Além de saber se está evoluindo no aprendizado, vai saber como as perguntas são formuladas e o como o conteúdo é cobrado. 

Para isso, é necessário um material de estudo de qualidade. Você sabia que o Tec Concursos — plataforma de estudos on-line para concurso público — tem mais de 300 mil questões comentadas por especialistas? Além disso, você pode treinar com provas personalizadas e conferir as métricas de seu desempenho! 

Gostou das dicas? Então continue acompanhando o blog para mais informações sobre certames!
 
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.