Um pouco da minha vida concurseira

por Bruno Santos em 24/05/2016
Um pouco da minha vida concurseira

E aí, Guerreiros !!! Tudo bem com todos vocês ? Chamo a vocês de "Guerreiros" porque é assim que os considero. Um guerreiro procura sempre se aprimorar a cada batalha para vencer a guerra. Um guerreiro tem foco, disciplina, determinação e perseverança, porque sabe que essas características são os pilares da vitória !!!

Desse modo, metaforicamente podemos dizer que o concurseiro é um guerreiro !!! Isso porque enfrenta várias batalhas para vencer a guerra dos concursos : conquistar o tão sonhado cargo público !!!

Nesse sentido, venho relatar a vocês, de forma clara e objetiva, um pouco da minha trajetória nessa guerra. Nesse texto, não tratarei das técnicas e estratégicas de estudos, apenas mostrarei um pouco da minha vida em concursos.

Atualmente, ocupo o cargo de Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso – para o qual fui aprovado em 2011. Mas, para chegar até aqui, passei por uma looonngaa jornada ...

Primeiramente, em 2007, fui aprovado para o cargo de Assistente de Gestão Administrativa do Governo do Estado de Goiás. Naquela época, eu nem sabia direito o que era um concurso público. Na verdade, fiz o concurso para acompanhar as pessoas que estavam próximas de mim na época – concurseiros (as) natos !!! Assim, em razão do altíssimo número de vagas desse concurso – mais de 1500 vagas –, com menos de três meses de estudo, consegui ser aprovado !!!

Nos primeiros dois anos de atuação nesse cargo, abri uma microempresa na área de Tecnologia da Informação – TI (minha área de formação). No entanto, fui a falência em menos de um ano !!! Infelizmente, meu sócio, de forma "camuflada", estava cometendo fraudes na empresa. Quando percebi, não tinha mais como reverter a situação. Com isso, fiquei, em média, um ano e meio numa lide judicial para reaver o dano financeiro que sofri.

Não tendo êxito no pleito judicial, mudei o rumo da minha vida !!! Em 2009, "quebrado" financeira e psicologicamente, deixei de lado o sonho de ser empreendedor para ser um concurseiro nato,  seguindo o exemplo das pessoas que estavam próximas de mim na época.

Confesso que os anos seguintes foram difíceis, bem difíceis ... Eu estava endividado, desmotivado, cheguei a duvidar de mim mesmo ... não tinha noção sequer por onde começar a minha vida concurseira de modo profissional.

Percebi que para ser aprovado num bom cargo público de nível superior, não seria fácil. Constatei que o trabalho seria árduo e exigiria de mim todas as características de um Guerreiro. Hoje, percebo também que a cada dia que passa a exigência em cima do concurseiro é cada vez maior ...

Venho de uma família simples e humilde. Comecei a trabalhar desde muito novo para ajudar em casa. Por isso, na minha vida concurseira, passei pelo processo o qual intitulo como "escada concurseira". Após quase cinco anos no cargo de Assistente de Gestão Administrativa, em 2010, fui aprovado no cargo de Técnico do Ministério Público da União. Nesse cargo, atuei durante quase um ano em Brasília/DF.

Em 2011, após estar "calejado" nos concursos, consegui aprovação em dois grandes concursos dos meus sonhos :

•    Auditor Fiscal de Tributos de Anápolis e

•    Auditor do Tribunal de Contas de Mato Grosso – meu cargo atual que me traz muita alegria e satisfação !!!

Para finalizar, quero dizer a vocês que para os que sonham e lutam como GUERREIROS na busca dos sonhos, conseguem, de algum modo, O SEU LUGAR AO SOL ...

Um forte abraço caloroso a todos os CONCURSEIROS do BRASIL !!!

SALVE, SALVE, GUERREIROS!!! SALVE, SALVE ...
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.