TI para Tribunais - Número de Questões por Matéria

por Douglas Teixeira em 27/08/2014
Tem havido uma onda de concursos para tribunais nos últimos anos, e a maioria tem sido organizada pela FCC:
 
Listamos acima somente aqueles cujo edital ofertou vagas de TI. Em destaque temos o TRT-RJ, que ofertou 77 vagas de TI. Com tanto concurso assim (e alguns oferecendo muitas vagas), resolvemos (o Daniel Brasil e eu) olhar com mais detalhes como as disciplinas de TI têm sido cobradas. Nesse artigo realizamos uma análise de diversos editais de tribunais para ver a distribuição de questões por matéria.
 
Primeiro, vejamos o número de questões por matéria nas provas de Analista Judiciário - Especialidade Tecnologia da Informação realizadas pela FCC.
 
 
 
Vejamos agora o mesmo gráfico com a porcentagem das matérias cobradas:
 
 
 
Nosso palpite era que a FCC mantém mais ou menos essa distribuição em todas as provas de tribunais que realiza. Se isso fosse verdade, ao analisarmos todos eles em conjunto as porcentagens seriam bem parecidas às do gráfico mostrado acima.
 
Decidimos então olhar também para as provas de Técnico Judiciário - Especialidade Tecnologia da Informação realizadas pela FCC. Encontramos a seguinte distribuição:
 
 
Conforme vemos por esse gráfico, a porcentagem de questões por matéria foi bem parecida com aquela das provas de Analista. Entretanto, os dados mostram que a FCC prioriza questões de Desenvolvimento em detrimento de Engenharia de Software em provas para Técnico. Isso é previsível se levarmos em consideração a diferença entre as atribuições de Analistas e Técnicos.
 
Dito isso, vejamos agora como fica essa distribuição se incluirmos dados dos Tribunais Regionais Federais na nossa análise.
 
 
Novamente, as porcentagens se mantiveram bem parecidas, assim como as matérias mais cobradas: Desenvolvimento, Redes, Banco de Dados, e Engenharia de Software. Isso sugere que a FCC costuma dar mais valor a essas matérias nos concursos de tribunais. Agora vejamos o número de questões dessas quatro matérias comparado à soma de todas as outras:
 
 
Agora fica claro que essas são as matérias mais cobradas nas provas da FCC, e que as quatro juntas contam com quase o dobro de questões de todo o resto. Com isso dá pra ter uma idéia do que priorizar na hora de estudar e fazer questões.
 
 
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.