TCE/PE - Banca (CESPE) definida... e agora?

por Rafael Lapa em 12/06/2017
Salve, salve, meus nobres colegas que disputarão muito em breve uma vaga em um de nossos mais respeitados (e aguardados) Tribunais de Contas do país, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE)...
 
Bom... eu definitivamente não posso deixar de dar uma cobertura extra para esse concurso, pois se trata do TCE de minha terra natal (sou pernambucano de raiz, criado e crescido em Recife, uma terra maravilhosa...).
 
Para quem tem acompanhado as notícias recentes, viu que o órgão escolheu, cumprindo aproximadamente um cronograma que circulou em redes sociais, a banca que realizará o seu concurso: CESPE!!!!
 
E aí? Gostou da escolha? 
 
Eu, particularmente, como coach de concursos, auditor do TCU (nosso concurso aqui é sempre da CESPE) e professor aqui do TEC das disciplinas de Controle Externo e Tributário, posso dizer, com segurança, que eu GOSTEI SIM!!!
 
Vou relatar abaixo alguns motivos...
 
1 - dentre as bancas recentes, tivemos uma experiência triste na minha opinião com a banca IBFC, ano passado e quem fez aquele concurso deve ter respirado aliviado. Banca inexperiente, fez uma prova fácil para o TCM-RJ ano passado, com várias questões duvidosas, notas muito altas e não fez o adequado nivelamento entre os aprovados.
 
2 - FGV! Seria o verdadeiro tsunami para os candidatos! As provas da FGV apresentam um nível de dificuldade muito elevado. Pior do que isso, a banca tem pouca presença em concursos de tribunais de contas e da área de controle e gestão de um modo geral, o que dificulta muito a análise do comportamento e padrão das suas questões, sendo muito ruim para avaliar e traçar a melhor estratégia de estudos!
 
3 - FCC! Provas de contabilidade muito trabalhosas, com balanços grandes, extensos e com muita probabilidade de erro! Em compensação, a prova de direito não é difícil, o que dificulta a vida do candidato preparado.
 
4 - CESPE! Muitas provas no mercado, bom para se fazer uma avaliação do padrão de questões e da tendência das questões dos últimos concursos! A CESPE, pessoal, apresenta uma grande previsibilidade e as questões, do meu modo de ver, são justas, técnicas e limpas. Claro que o estilo CERTO/ERRADO ("uma errada anula uma certa") acaba assustando alguns alunos. Mas, se você treinar bastante, insistindo na repetição de questões, terá uma boa probabilidade de êxito!
 
Por falar em previsibilidade e tendência da banca, vamos conversar um pouco mais sobre esse concurso?
 
Eu, como coach, gosto de dizer o seguinte: você tem de acertar aquilo que é 80 a 90% de chance de cair na sua prova e também ir razoavelmente bem naquilo que é novidade no seu concurso em específico.
 
Todo concurso vai ter matérias "de sempre" e matérias que são novidade. E é no estudo para a novidade que as pessoas erram, pois, ou ignoram o estudo da novidade (e a CESPE simplesmente passa por cima, como um trator, do aluno que ignora o estudo de alguma disciplina) ou a estuda de maneira equivocada.
 
O que será o "de sempre" nesse concurso? Direito Administrativo, Constitucional, Controle Externo, Auditoria, Ética, etc! 
 
E o que será "diferente" ou novidade (para fins de Tribunais de Contas)? Na minha opinião, Direito Tributário (com um bom peso na prova) e Direito Previdenciário (noções).
 
E o que já não é novidade, mas eu enxergo no edital e será um ponto chave desse concurso? Contabilidade (sem aquela diferenciação entre Geral e Avançada).
 
E o que eu não acredito que seja cobrado? Estatística! Não acredito nessa disciplina. Caiu recentemente no último concurso do TCU, mas acredito que se tratou mais de uma demanda pontual do órgão do que de uma tendência mesmo da banca.
 
Bom, pessoal! Tenho muito mais para te falar e conversar sobre o concurso, mas infelizmente o tempo é escasso.
 
Você está na pilha para esse concurso? 
 
Venha agendar uma conversa comigo! Sou coach de concursos e tenho ótimas dicas e estratégias para você.
 
Meu email: rafaellapasantos@gmail.com
 
Muito em breve também trarei algumas novidades digitais para vocês! Aguardem!
 
Bons estudos!
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.