Rotina de Estudo para Concurso Público

por Nadjine Terhoch em 24/10/2019
                                    

Adotar uma rotina de estudo para concurso público não é tarefa fácil. Afinal, já estamos acostumados associar a rotina com algo negativo. Na prática, qualquer hábito relativo a estudos vai te ajudar a manter a regularidade.
 
Afinal, os concursos públicos demandam um ritmo intenso, não é mesmo? São várias matérias a serem aprendidas, questões a serem resolvidas e tudo isso, muitas vezes, conciliando o trabalho e a família. 
 
Para te ajudar a estruturar uma rotina assertiva que vai te levar ao caminho do sucesso listamos as melhores dicas neste artigo, não deixe de conferir! 
 

Primeiro passo da rotina de estudo para concurso público — Disciplina 

A maioria das pessoas que presta concurso público tem uma rotina corrida, por isso, a desculpa de que não tem tempo para estudar não vai te levar muito longe. Deixar as coisas para depois só vai te garantir um resultado abaixo do esperado.

Para garantir que você vá seguir com seu cronograma de estudos é necessário desenvolver a arte da disciplina. Mas, como você pode fazer isso? 

Primeiro é importante saber onde quer chegar e lembrar de seus objetivos todos os dias, se não, a sua dedicação irá diminuir conforme as semanas passam. Outra prática que vai te ajudar a seguir seu planejamento é focar nas tarefas difíceis primeiro. Assim, já realiza o que vai demandar mais energia e deixa as atividades mais simples para depois. 
 

Crie o hábito de estudar

O hábito consiste em uma atividade que é repetida de forma automática e com menos esforço do cérebro. É só pensar no ato de dirigir, escovar os dentes, se vestir de manhã que pode perceber que a maioria destas atividades são feitas no automático.
 
E por que isso te favorece? O hábito te ajudará a manter a rotina de estudo para concurso público a medida que você se acostuma a fazer as coisas em um mesmo horário ou após algum estímulo que se repete todos os dias. 

Você pode criar um hábito reforçando este ciclo de atividades todos os dias: 
 
  1. deixa: é a dica ou estímulo que você envia para seu cérebro para assinalar que você irá iniciar a rotina. Neste estágio, sua mente entra no automático para facilitar que você complete a atividade. Com seus estudos, uma deixa pode ser colocar o material em cima da mesa;
  2. rotina: é a ação que você vai repetir com frequência;
  3. recompensa: como o nome diz, é algo gratificante que vai reforçar o hábito ao longo do tempo, como por exemplo, comer um doce ou assistir um episódio da série favorita. 
     

Faça um cronograma!

Para garantir a sua organização e saber quantas horas estudar por dia, um cronograma de estudos é crucial. Faça uma análise de sua rotina e defina o tempo que pode ser dedicado aos estudos. 
 
Lembre-se de incluir as revisões e a resoluções de provas anteriores, que são algumas das principais maneiras de passar na prova. 
 

Comemore as pequenas vitórias!

Um hábito é mais fácil de ser mantido se você recebe um reforço positivo por ele. Claro que realizar o sonho do concurso público é uma recompensa importante, mas ela está só no final do caminho da rotina de estudos.

Separe ao menos algumas horas por semana para fazer algo que te deixa feliz e se permita relaxar um pouco. Se nunca comemorar as suas conquistas, mesmo que pequenas, não irá continuar se desenvolvendo com a mesma energia.

Acredite, passar um tempo longe dos livros e cadernos é essencial também para o processo de aprendizado e retenção de informações. 
Com um hábito sólido e seguindo com disciplina o seu cronograma você com certeza terá uma rotina de estudo para concurso público campeã. Quer conhecer mais dicas sobre serviço público? Acompanhe o blog do Tec Concursos!
 
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.