Revisão: Plano de Contas

por Marco Diniz em 13/10/2018
Fala galera do Tec, tudo joia?
 
Trago um resumo para facilitar o processo de revisão do assunto Plano de Contas
 
 
 
 
Vamos aproveitar e treinar por questões do CESPE:
 
1 - (CESPE/Ebserh/Técnico/2018) Um plano de contas consiste em uma relação com o código de cada conta e o respectivo título.
 
R: O elenco de contas (e não o plano de contas) é que consiste em uma relação com o código de cada conta e o respectivo título.
Gabarito: Errado.
 
2 - (CESPE/Ebserh/Técnico/2018) Julgue o seguinte item, que trata do plano de contas. As contas patrimoniais, independentemente da posição hierárquica que ocupem no grupo a que pertençam, podem receber lançamentos a débito e a crédito.
 
R: No plano de contas encontramos contas sintéticas (possui conta em nível inferior) e analíticas (não possui conta em nível inferior). As contas sintéticas funcionam como contas agregadoras (totalizadoras) e não recebem lançamentos (ex.: Ativo Circulante). Por outro lado, as contas analíticas recebem lançamentos. Exemplo: Caixa, Fornecedores.
Assim, questão errada, pois a depender da posição hierárquica (sintética ou analítica) a conta receberá ou não lançamento.
Gabarito: Errado.
 
3 - (CESPE/PF/2014) O plano de contas deve reunir os elementos necessários para o registro das operações desenvolvidas, as quais podem sofrer variações significativas de uma empresa para outra.
 
R: O plano de contas destina-se a amparar os registros das operações. Para tanto, deve reunir os elementos mínimos necessários: elenco de contas, manual de contas e modelos de demonstrações padronizadas. Ademais, deve ser flexível (adaptável), pois as operações podem sofrer variações significativas de uma empresa para outra.
Gabarito: Certo.
 
4 - (CESPE/SUFRAMA/Técnico/2014) O rol de contas é um dos elementos do plano de contas, um conjunto de normas destinadas a amparar os registros contábeis de uma instituição.
 
R: O plano de contas destina-se a amparar os registros das operações. O rol de contas (elenco de contas) é um dos elementos do plano de contas.
Gabarito: Certo.
 
5 - (CESPE/Contabilidade - TRT/2013) As contas analíticas são a base do sistema de acumulação contábil e têm o maior grau de detalhamento das informações contábeis.
 
R: No plano de contas encontramos as contas analíticas que não possuem conta em nível inferior, pois já representam o maior grau de detalhamento da informação. Por isso, são as contas analíticas que recebem os lançamentos, ou seja, são a base de acumulação contábil. 
Gabarito: Certo.
 

É isso pessoal, um abraço e bons estudos!!
 
Prof. Marco Diniz
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.