Comentário das questões de Auditoria ISS Criciúma FEPESE2017

por Tonyvan de Carvalho em 24/10/2017
 
Olá, Concursante1!
 
Hoje irei comentar a prova de Auditoria aplicada pela Fundação FEPESE, para ingresso no cargo de Fiscal de Rendas e Tributos da Prefeitura de Criciúma – Fiscal do ISS Criciúma SC.
 
O nosso material do TEC – Auditoria Recortada da Norma-, para quem é assinante avançado, contemplou todos os pontos do edital. Foi elaborado um guia de estudos direcionado para esse concurso (https://www.tecconcursos.com.br/modulos-compartilhados/112644).
 
Irei apontar os dispositivos legais e/ou posicionamento doutrinário em que a banca fundamentou na elaboração da questão. Ao analisar a prova, concluímos que nenhuma questão é passível de anulação ou mudanças de gabarito, pois a banca usou da literalidade das normas, como é de costume. No geral, as questões foram bem distribuídas por assunto e a prova está bem elaborada tranquila. Apenas uma questão contendo uma norma “atípica” quanto à sua cobrança em provas de Auditoria. Fiquem atentos aos procedimentos/evidência de auditoria, pois 50% das questões versaram sobre três normas – NBC TA 500 (R1), NBC TA 501 e NBC TA 505.
 
Nota: 1Segundo o professor Dr. Wandercy de Carvalho, com tese em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal Fluminense, RJ, a palavra concurseiro é formada por um sufixo sem muito prestígio social. Por isso, não deveria ser usada para referir-se a pessoas que dedicam tantas horas de estudos e tanto esforço na esperança de preparar-se para fazer concursos. Veja outros exemplos de palavras que estão no mesmo campo semântico de concurseiro: aventureiro, fanqueiro, olheiro, bicheiro, barbeiro (aquele que dirige mal) etc. Por outro lado, existe outro sufixo com valor semântico de grande prestígio social, já que ele tem origem no latim. Exemplos: amante (aquele que ama), estudante (aquele que estuda), acompanhante (aquele que acompanha), socializante (aquele que socializa), CONCURSANTE (aquele que faz concurso, aquele que tem perspectivas de vida melhor).
 
O sufixo –ANTE, forma o particípio presente ativo dos verbos e indica um processo em ação.
 
Concursante é um neologismo mais atraente, principalmente porque o individuo que se prepara para fazer o concurso se sentirá mais prestigiado social e psicologicamente. Outra vantagem: esta palavra não tem desinência de gênero, ou seja, pode ser usada tanto para o masculino, quanto para o feminino. E por estarmos de acordo com ele, resolvemos adotar esta palavra para esquentar ainda mais os ânimos dos nossos futuros colegas de profissão!  
 
Agora, vamos à resolução da prova!
 
Comentários das Questões de Auditoria – Fiscal de Rendas e Tributos de Criciúma – Fundação FEPESE 2017
 
Assunto: Evidência em auditoria
31. A evidência de auditoria compreende as informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamentam a sua opinião.
A respeito das fontes da evidência de auditoria, é correto afirmar:
a.(  ) Não se pode obter evidência de auditoria pela  execução de procedimentos de auditoria para testar os registros contábeis.
b.( ) Geralmente obtém-se mais segurança com evidência de auditoria consistente obtida a partir de fontes diferentes ou de natureza diferente do que a partir de itens de evidência de auditoria considerados individualmente.
c.(  ) Entre as informações de fontes independentes da entidade que o auditor está impedido de utilizar como evidência de auditoria estão as confirmações de terceiros, relatórios de analistas e dados comparáveis sobre concorrentes, pois não foram gerados internamente pela entidade.
d.( ) Informações corroborativas conseguidas de uma fonte independente da entidade diminuem a segurança que o auditor obtém da evidência de auditoria gerada internamente.
e.(  ) Os registros contábeis ou as minutas de reuniões não são considerados como fontes da evidência de auditoria.
 
Comentários:
 
Questão aborda aspectos gerais de evidência de auditoria, segundo a NBC TA 500(R1). Analisando cada alternativa:
 
a.(  ) Não se pode obter evidência de auditoria pela  execução de procedimentos de auditoria para testar os registros contábeis. Alternativa errada, pois a execução de procedimentos é o meio mais adequado de obtenção de evidências de auditoria. Veja:
Objetivo
4. O objetivo do auditor é definir e executar procedimentos de auditoria que permitam ao auditor conseguir evidência de auditoria apropriada e suficiente que lhe possibilitem obter conclusões razoáveis para fundamentar a sua opinião. [grifo nosso]
b. ( X ) Geralmente obtém-se mais segurança com evidência de auditoria consistente obtida a partir de fontes diferentes ou de natureza diferente do que a partir de itens de evidência de auditoria considerados individualmente. Alternativa correta. Essa informação está alinhada à norma supracitada. Veja:
A8. Geralmente obtém-se mais segurança com evidência de auditoria consistente obtida a partir de fontes diferentes ou de natureza diferente do que a partir de itens de evidência de auditoria considerados individualmente. Por exemplo, informações corroborativas obtidas de uma fonte independente da entidade podem aumentar a segurança que o auditor obtém da evidência de auditoria gerada internamente, tais como a evidência existente em registros contábeis, minutas de reuniões ou representação da administração. [grifo nosso]
c. (  ) Entre as informações de fontes independentes da entidade que o auditor está impedido de utilizar como evidência de auditoria estão as confirmações de terceiros, relatórios de analistas e dados comparáveis sobre concorrentes, pois não foram gerados internamente pela entidade. Alternativa errada, pois fontes independentes da entidade são até mais confiáveis fontes internas e podem perfeitamente serem utilizadas com evidência de auditoria. Veja:
 A9. Entre as informações de fontes independentes da entidade que o auditor pode usar como evidência de auditoria podem estar confirmações de terceiros, relatórios de analistas e dados comparáveis sobre concorrentes (dados referenciais para benchmarking). [grifo nosso]
d. (  ) Informações corroborativas conseguidas de uma fonte independente da entidade diminuem a segurança que o auditor obtém da evidência de auditoria gerada internamente. Alternativa errada, pois informações de fontes independentes são mais seguras e podem aumentar a segurança da evidência. Veja:
A8. Geralmente obtém-se mais segurança com evidência de auditoria consistente obtida a partir de fontes diferentes ou de natureza diferente do que a partir de itens de evidência de auditoria considerados individualmente. Por exemplo, informações corroborativas obtidas de uma fonte independente da entidade podem aumentar a segurança que o auditor obtém da evidência de auditoria gerada internamente, tais como a evidência existente em registros contábeis, minutas de reuniões ou representação da administração. [grifo nosso]
e. (  ) Os registros contábeis ou as minutas de reuniões não são considerados como fontes da evidência de auditoria. Alternativa errada, pois tanto registros contábeis ou as minutas de reuniões são considerados como fontes da evidência de auditoria. Ver item A8 acima.
 
Portanto, alternativa correta é B.
 
Assunto: Testes e procedimentos de auditoria
32. É a solicitação de que a parte que confirma responda diretamente ao auditor indicando se concorda ou discorda das informações na solicitação, ou forneça as informações solicitadas. A definição é a de:
a. ( ) Exceção.
b. ( ) Solicitação indefinida.
c. ( ) Solicitação de confirmação positiva.
d. ( ) Solicitação de confirmação neutra.
e. ( ) Solicitação de confirmação negativa.
 
Comentários:
 
A questão aborda o procedimento de circularização (confirmações externas ou confirmações com terceiros). Segundo a NBC TA 505, “confirmação externa é a evidência de auditoria obtida como resposta por escrito direta para o auditor de um terceiro (a parte que confirma), em papel, no formato eletrônico ou outro meio”. Segundo a NBC TA 505:
 
 
Ao realizar o cotejo entre as alternativas e a norma, concluímos que se trata da definição de Solicitação de confirmação positiva. Questão extraída literalmente da norma supracitada.
 
Portanto, alternativa correta é C.
 
Assunto: Perícia contábil
33. A respeito da distinção entre auditoria interna, auditoria independente e perícia contábil, assinale a alternativa correta.
a. (  ) O perito-assistente é o contratado e indicado pela parte em perícias contábeis.
b. ( ) Em um procedimento de auditoria interna não podem ser empregadas técnicas de amostragem, pois a amostra é apropriada para perícias e auditorias externas.
c. ( ) Ao final do trabalho o perito nomeado pelo juiz, árbitro, autoridade pública ou privada para exercício da perícia contábil deve apresentar o relatório da auditoria interna realizada na empresa ou entidade objeto da perícia.
d. ( ) A auditoria independente é realizada por empresas privadas com o objetivo de atestar a saúde financeira das empresas auditadas e recomendar ao mercado a compra e venda de ações.
e. ( ) Na perícia é de responsabilidade do perito a apresentação dos quesitos que serão respondidos, enquanto que na auditoria externa os quesitos são fixados pela empresa auditada.
 
Comentários:
 
Questão aborda aspectos gerais de auditoria interna, externa e perícia contábil. Analisando cada alternativa:
 
a. ( X ) O perito-assistente é o contratado e indicado pela parte em perícias contábeis. Alternativa correta. Veja como a NBC PP 01 ratifica essa informação:
CONCEITO
[...]
4. Perito-contador assistente é o contratado e indicado pela parte em perícias contábeis, em processos judiciais e extrajudiciais, inclusive arbitral. [grifo nosso]
b. ( ) Em um procedimento de auditoria interna não podem ser empregadas técnicas de amostragem, pois a amostra é apropriada para perícias e auditorias externas. Alternativa errada, pois amostragem é uma técnica utilizada tanto pela auditoria interna quanto externa. Veja que a NBC TI 01 ratifica o uso de amostragem em auditoria interna:
12.2.4 – Amostragem
 
12.2.4.1 – Ao determinar a extensão de um teste de auditoria ou um método de seleção de itens a serem testados, podem ser empregadas técnicas de amostragem.
 
12.2.4.2 – Ao usar método de amostragem, estatística ou não, deve ser projetada e selecionada uma amostra que possa proporcionar evidência de auditoria suficiente e apropriada. [grifo nosso]
c. ( ) Ao final do trabalho o perito nomeado pelo juiz, árbitro, autoridade pública ou privada para exercício da perícia contábil deve apresentar o relatório da auditoria interna realizada na empresa ou entidade objeto da perícia. Alternativa errada. O produto final dos trdo perito é o laudo pericial ou parecer pericial. Quem emite relatório de auditoria interna é o auditor interno. Segundo a NBC TP 01:
60. Laudo Pericial Contábil é um documento escrito, no qual o perito-contador deve registrar, de forma abrangente, o conteúdo da perícia e particularizar os aspectos e as minudências que envolvam o seu objeto e as buscas de elementos de prova necessários para a conclusão do seu trabalho. [grifo nosso]
d. ( ) A auditoria independente é realizada por empresas privadas com o objetivo de atestar a saúde financeira das empresas auditadas e recomendar ao mercado a compra e venda de ações. Alternativa errada. Segundo a NBC TA 200(R1), o objetivo precípuo da auditoria independente não tem correlação ao exposto nesta alternativa. Veja:
3. O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável. No caso da maioria das estruturas conceituais para fins gerais, essa opinião expressa se as demonstrações contábeis estão apresentadas adequadamente, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro. [...] [grifo nosso]
Esse, certamente, é um dos dispositivos que mais aparece em provas. Segue mapa mental para ajudá-los na memorização.
 
e. ( ) Na perícia é de responsabilidade do perito a apresentação dos quesitos que serão respondidos, enquanto que na auditoria externa os quesitos são fixados pela empresa auditada. Alternativa errada. Qualquer indagação com formulação de quesitos acerca de determinados assuntos que o auditor julgar relevante é fixado pela auditoria externa devido à sua independência na condução dos trabalhos.
 
Portanto, alternativa correta é A.
 
Assunto: Testes em área específica das demonstrações contábeis
34. Ao final de determinado exercício social a empresa Presta Tudo Ltda tem um saldo relevante na conta do ativo “Duplicatas a receber”.
Para a obtenção de razoável segurança de que o saldo da conta representa com veracidade as transações realizadas o auditor poderá:
a. ( ) Verificar se o valor das vendas à vista é inferior ao saldo da conta “Duplicatas a receber”.
b. ( ) Confirmar se a conta de resultado “Custo dos Serviços Prestados” recebeu o lançamento contábil da contrapartida com saldo igual ao da conta “Duplicatas a receber”.
c. ( ) Remeter carta aos fornecedores dos quais a empresa realizou compras a prazo solicitando a confirmação do saldo.
d. (  ) Enviar carta aos clientes para os quais a empresa realizou vendas a prazo solicitando a confirmação do saldo.
e. ( ) Comparar o saldo da conta “Duplicatas a receber” com o percentual de lucro obtido em exercícios sociais anteriores.
 
Comentários:
 
Questão aborda um procedimento de auditoria, utilizado pelo auditor em uma área específica das demonstrações contábeis, para descoberta de fraudes e desfalques nas empresas. Crepaldi, em sua obra, na versão digital, “Auditoria Contábil: teoria e prática.  10ª ed. São Paulo: Atlas, 2016,p.63/158” explicita que:
8.6 FRAUDES E DESFALQUES NAS EMPRESAS
 
Os resultados de pesquisas realizadas sobre fraudes nas empresas apontam que esse é um problema comum e crescente a todas elas, decorrente do enfraquecimento dos valores éticos, morais, sociais e, principalmente, da ineficácia dos sistemas de controles internos. [...]
 
Para um funcionário praticar um desfalque, ele tem de ter acesso aos ativos da empresa. Os desfalques podem ser temporários ou permanentes. O desfalque temporário ocorre quando um funcionário apossa-se de um bem da empresa e não altera os registros da contabilidade (transferindo o ativo roubado para despesa).
São exemplos de desfalques temporários:
 
Funcionário apodera-se do dinheiro recebido de clientes, proveniente das vendas a prazo, antes do registro contábil do recebimento. Como consequência, fica em aberto na conta de Duplicatas a Receber em valor já pago pelo cliente. Esse fato seria descoberto pelo confronto das duplicatas ainda não recebidas com a conta duplicatas a receber da contabilidade ou pela confirmação de saldo com os clientes;[...][grifo nosso]
No mesmo sentido, o auditor poderá confirmar ou verificar os saldos existentes em Duplicatas a Receber por meio do procedimento de confirmações externas (circularização). Segundo a NBC TA 505, “confirmação externa é a evidência de auditoria obtida como resposta por escrito direta para o auditor de um terceiro (a parte que confirma), em papel, no formato eletrônico ou outro meio”. Segundo a NBC TA 505:
 
Portanto, alternativa correta é D.
 
Observem o quanto os testes e procedimentos foram explorados nessa prova. Essa era a segunda questão correlacionada às confirmações externas (circularização).
 
Assunto: Amostragem em auditoria
35. A respeito dos conhecimentos sobre amostragem em auditoria, assinale a alternativa correta.
a. ( ) Amostragem em auditoria é a aplicação de procedimentos de auditoria em 100% dos itens de população relevante para fins de auditoria, de maneira que todas as unidades de amostragem sejam analisadas para proporcionar uma base razoável que possibilite ao auditor concluir sobre toda a população.
b. ( ) População é o conjunto de cada um dos itens individuais que constituem uma unidade de amostragem.
c.( ) Amostragem estatística é a abordagem com a seleção não aleatória e discricionária dos itens da amostra.
d.( ) Estratificação é o processo de reunir em uma única amostra os dados obtidos em diferentes períodos de tempo, de modo que haja harmonização na análise dos resultados.
e.( ) Risco de amostragem é o risco de que a conclusão do auditor, com base em amostra, pudesse ser diferente se toda a população fosse sujeita ao mesmo procedimento de auditoria.
 
Comentários:
 
Questão aborda aspectos gerais de amostragem em auditoria, segundo a NBC TA 530(R1). Analisando cada alternativa:
 
a. ( ) Amostragem em auditoria é a aplicação de procedimentos de auditoria em 100% dos itens de população relevante para fins de auditoria, de maneira que todas as unidades de amostragem sejam analisadas para proporcionar uma base razoável que possibilite ao auditor concluir sobre toda a população. Alternativa errada, pois essa é a definição de população, uma vez que amostragem é aplicação em menos de 100% dos itens da população. Errou sútil, que se fosse feita uma leitura rápida era capaz de errar essa alternativa. Veja:
5.Para fins das normas de auditoria, os termos a seguir têm os significados a eles atribuídos:
 
Amostragem em auditoria é a aplicação de procedimentos de auditoria em menos de 100% dos itens de população relevante para fins de auditoria, de maneira que todas as unidades de amostragem tenham a mesma chance de serem selecionadas para proporcionar uma base razoável que possibilite o auditor concluir sobre toda a população.
 
População é o conjunto completo de dados sobre o qual a amostra é selecionada e sobre o qual o auditor deseja concluir. [...][grifo nosso]
b. ( ) População é o conjunto de cada um dos itens individuais que constituem uma unidade de amostragem. Alternativa errada, pois foi invertida a definição de unidade de amostra e população, pois o conjunto de unidades de amostragem compõe a população. Veja que a NBC TA 530 traz expressamente essa definição:
Unidade de amostragem é cada um dos itens individuais que constituem uma população (ver item A2). (item 5) [grifo nosso]
c. ( ) Amostragem estatística é a abordagem com a seleção não aleatória e discricionária dos itens da amostra. Alternativa errada, pois foi invertida a amostragem estatística da não estatística. Veja:
5.Para fins das normas de auditoria, os termos a seguir têm os significados a eles atribuídos:
 
[...]
 
Amostragem estatística é a abordagem à amostragem com as seguintes características:
 
(a) seleção aleatória dos itens da amostra; e
 
(b) o uso da teoria das probabilidades para avaliar os resultados das amostras, incluindo a mensuração do risco de amostragem.
 
A abordagem de amostragem que não tem as características (i) e (ii) é considerada uma amostragem não estatística. [...][grifo nosso]
d. ( ) Estratificação é o processo de reunir em uma única amostra os dados obtidos em diferentes períodos de tempo, de modo que haja harmonização na análise dos resultados. Alternativa errada. Esse processo é muito utilizado, pois auxilia o auditor no planejamento eficiente e eficaz na definição da amostra. Os estratos precisam ser bem definidos de forma que cada unidade de amostragem somente possa pertencer a um estrato, o que reduz a possibilidade de variação entre os mesmos. Dessa forma, a estratificação permitirá ao auditor maior concentração de esforços de autoria para os itens com maior probabilidade de erros, além de resultar em amostras menores. Veja o conceito dado na alternativa está em desconformidade com a norma supracitada:
Estratificação é o processo de dividir uma população em subpopulações, cada uma sendo um grupo de unidades de amostragem com características semelhantes (geralmente valor monetário). (item 5) (Grifos nossos)
Para ajudá-los na fixação do conteúdo sobre estratificações, segue mapa mental com as principais informações:
 
e. ( X ) Risco de amostragem é o risco de que a conclusão do auditor, com base em amostra, pudesse ser diferente se toda a população fosse sujeita ao mesmo procedimento de auditoria. Alternativa correta. O mapa mental a seguir contém essa informação e está em conformidade com a NBC TA 530. Veja:
 
 
 
Portanto, alternativa correta é E.
 
Assunto: Testes e procedimentos de auditoria em áreas específicas
36. Se o estoque for relevante para as demonstrações contábeis, o auditor deve obter evidência de auditoria apropriada e suficiente com relação à existência e às condições do estoque mediante:
a. ( ) Avaliação da estratégia de compras e escolha de fornecedores pela entidade.
b. ( ) Determinação do ponto em que novos pedidos de compra devem ser realizados para evitar que a entidade fique sem estoque.
c. ( ) Execução de procedimentos de auditoria nos registros finais de estoque da entidade para determinar se refletem com precisão os resultados reais da contagem de estoque.
d. ( ) Avaliação se a quantidade e os montantes em estoque estão em consonância com os concorrentes e comunicar à administração da entidade os casos discrepantes.
e. ( ) Análise da oportunidade e conveniência da manutenção de estoques e do processo de armazenagem, determinação do nível de estoque ótimo e comunicar à administração da entidade os casos divergentes.
 
Comentários:
 
Questão aborda um procedimento de auditoria, utilizado pelo auditor em uma área específica das demonstrações contábeis, para encontrar evidência de auditoria apropriada e suficiente. Esta, certamente, foi a questão mais difícil da prova de Auditoria, porque se tratava de uma norma não usual e que não cai com frequência na nossa disciplina. Não me recordo de ter comentado alguma questão que fazia referência à NBC TA 501.
 
A NBC TA 501 trata das considerações específicas do auditor para obter evidência de auditoria apropriada e suficiente, em conformidade com a NBC TA 330, NBC TA 500 e outras normas relevantes com relação a certos aspectos da conta “Estoque” do ativo, assim como aos litígios e reclamações, envolvendo a entidade, e informações por segmentos na auditoria das demonstrações contábeis.
Segundo a norma supracitada:
Estoque
4. Se o estoque for relevante para as demonstrações contábeis, o auditor deve obter evidência de auditoria apropriada e suficiente com relação a existência e as condições do estoque mediante:
 
(a) acompanhamento da contagem física dos estoques, a não ser que seja impraticável, para (ver itens A1 a A3):
 
(i) avaliar as instruções e os procedimentos da administração para registrar e controlar os resultados da contagem física dos estoques da entidade (ver item A4);
 
(ii) observar a realização dos procedimentos de contagem pela administração (ver item A5);
 
(iii) inspecionar o estoque (ver item A6); e
 
(iv) executar testes de contagem (ver itens A7 e A8); e
 
(b) execução de procedimentos de auditoria nos registros finais de estoque da entidade para determinar se refletem com precisão os resultados reais da contagem de estoque.[grifo nosso]
Tipo de questão “cara-crachá”.  Nesse caso, a banca examinadora não testa conhecimento, mas que saber apenas se você leu os dispositivos que normalmente vêm expressos no edital. Ao realizar o cotejo entre a norma e as alternativas, concluímos o auditor pode obter evidência de auditoria apropriada e suficiente por meio da execução de procedimentos de auditoria nos registros finais no estoque.
 
Portanto, alternativa correta é C.
 
Assunto: Uso do trabalho da auditoria interna
37. A respeito dos conhecimentos sobre a utilização do trabalho de auditoria interna, assinale a alternativa correta.
a. ( ) O auditor independente não pode utilizar trabalhos da auditoria interna, pois se o fizer perderá a independência em relação à entidade.
b. ( ) O trabalho da auditoria interna é restrito a setores em que há risco de erro ou fraude na entidade, sendo irrelevante para a auditoria independente.
c. ( ) Não é adequado que o auditor independente analise a natureza e extensão dos procedimentos executados e as constatações dos auditores internos, pois tais fatos podem induzi-lo a selecionar itens não relevantes para a auditoria.
d. ( ) Durante a auditoria independente não devem ocorrer reuniões ou encontros com a equipe de auditoria interna da entidade, pois tal fato poderia comprometer os trabalhos do auditor independente.
e. (  ) Caso o auditor independente planeje usar o trabalho da auditoria interna, ele deve discutir com a auditoria interna o uso planejado desse trabalho como base para coordenar as suas respectivas atividades.
Comentários:
 
Questão aborda aspectos da utilização da auditoria interna pelo auditor independente, segundo a NBC TA 610. Analisando cada alternativa:
 
a. ( ) O auditor independente não pode utilizar trabalhos da auditoria interna, pois se o fizer perderá a independência em relação à entidade. Alternativa errada, pois não há prejuízo algum na independência quando ao uso dos trabalhos internos. Ressalte-se que apenas o uso excessivo da auditoria para prestar assistência interna pode afetar a independência. Veja:
A39. Não obstante a direção, a supervisão e a revisão pelo auditor independente, o uso excessivo de auditores internos para prestar assistência direta pode afetar a percepção sobre a independência do trabalho de auditoria das demonstrações contábeis. [grifo nosso]
b. ( ) O trabalho da auditoria interna é restrito a setores em que há risco de erro ou fraude na entidade, sendo irrelevante para a auditoria independente. Alternativa errada, pois não deve haver qualquer restrição nos trabalhos de auditoria interna, principalmente nas áreas onde há risco de erro ou fraude na entidade. Assim, se houver qualquer restrição, será relevante para auditoria independente.
 
c. ( ) Não é adequado que o auditor independente analise a natureza e extensão dos procedimentos executados e as constatações dos auditores internos, pois tais fatos podem induzi-lo a selecionar itens não relevantes para a auditoria. Alternativa errada, pois essa análise ajuda  avaliar relevância dos trabalhos da auditoria interna. Veja:
17.   Como base para determinar as áreas e a extensão na qual o trabalho da auditoria interna pode ser utilizado, o auditor independente deve considerar a natureza e o alcance do trabalho executado ou que foi planejado ser executado pela auditoria interna e a sua relevância para a sua estratégia global de auditoria e seu plano de auditoria (ver itens A15 a A17).[grifo nosso]
d. ( ) Durante a auditoria independente não devem ocorrer reuniões ou encontros com a equipe de auditoria interna da entidade, pois tal fato poderia comprometer os trabalhos do auditor independente. Alternativa errada, pois há uma integração constante entre os auditores internos e externos. Isso acaba ajudando o auditor externo a direcionar os testes para as áreas mais críticas, quanto às possíveis fraudes e erros, na entidade auditada.
 
e. ( X ) Caso o auditor independente planeje usar o trabalho da auditoria interna, ele deve discutir com a auditoria interna o uso planejado desse trabalho como base para coordenar as suas respectivas atividades. Alternativa correta, pois há uma integração constante entre os auditores internos e externos. Isso acaba ajudando o auditor externo a direcionar os testes para as áreas mais críticas, quanto às possíveis fraudes e erros, na entidade auditada. Veja essa alternativa está alinhada a norma supracitada:
Utilização do trabalho da auditoria interna
21. Caso o auditor independente planeje usar o trabalho da auditoria interna, ele deve discutir com a auditoria interna o uso planejado desse trabalho como base para coordenar as suas respectivas atividades (ver itens A24 a A26).[grifo nosso]
Portanto, alternativa correta é E.
 
Assunto: Eventos e transações subsequentes
38. São eventos subsequentes:
a. ( ) Os ocorridos após a divulgação das demonstrações contábeis.
b. ( ) Os ocorridos posteriormente à data das demonstrações contábeis e antes da data do relatório do auditor independente.
c. ( ) Os ocorridos antes da data em que o relatório do auditor independente e as demonstrações contábeis auditadas foram elaboradas.
d. ( ) Aqueles ocorridos entre a data das demonstrações contábeis e a data do relatório do auditor independente e fatos que chegaram ao conhecimento do auditor independente após a data do seu relatório.
e. ( ) Aqueles ocorridos na data em que todos os quadros que compõem as demonstrações contábeis foram elaborados e que aqueles com autoridade reconhecida afirmam que assumem a responsabilidade por essas.
 
Comentários:
 
Questão aborda a eventos e transações subsequentes, segundo a NBC TA 560. Veja:
Eventos subsequentes são eventos ocorridos entre a data das demonstrações contábeis e a data do relatório do auditor independente e fatos que chegaram ao conhecimento do auditor independente após a data do seu relatório. [grifo nosso]
Nesse contexto, devemos ficar atentos a esta definição porque, reiteradamente, esse item aparece em provas. Veja:
 
 
 
 
Questão extraída literalmente da norma supracitada.
 
Portanto, alternativa correta é D.
 
Assunto: Testes e procedimentos de auditoria
39. Envolve o exame de registros ou documentos, internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo. A definição é a de:
a. (  ) Inspeção.
b. ( ) Indagação.
c. ( ) Contagem.
d. ( ) Observação.
e. ( ) Confirmação externa.
 
Comentários:
 
Questão trata de procedimento de auditoria utilizado pelo auditor na buscar de evidência para formação a sua opinião. Segundo a NBC TA 500(R1), “a inspeção (física) envolve o exame de registros ou documentos, internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo”.
 
Segue mapa mental com os procedimentos de auditoria expressos na NBC TA 500(R1):
 
Questão extraída literalmente da norma supracitada.
 
Portanto, alternativa correta é A.
 
Assunto: Objetivos gerais do auditor
40. Ao conduzir a auditoria de demonstrações contábeis, os objetivos gerais do auditor são:
a. ( ) Desenvolver estratégias de posicionamento da entidade no mercado, atuando na otimização dos custos e opinando pela escolha de processos produtivos eficientes.
b. ( ) Obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro, possibilitando assim que o auditor expresse sua opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
c. ( ) Apresentar à administração da entidade um relatório com as oportunidades de melhoria, funcionários não comprometidos e inconformidades detectadas durante a aplicação de testes substantivos, de modo que o processo de aprimoramento das atividades seja permanente.
d. ( ) Gerar um demonstrativo com índices de análise das demonstrações contábeis comparáveis com concorrentes do mesmo setor  de atuação, de forma que seja estabelecida a posição da entidade no mercado.
e. ( ) Elaborar as demonstrações contábeis da entidade a partir dos registros contábeis e dos testes nos controles internos, obtendo a razoável segurança de que todas as transações relevantes foram consideradas e avaliadas em relação ao risco do negócio.
 
Comentários:
 
Questão aborda o objetivo precípuo do auditor externo, segundo a NBC TA 200(R1). Veja:
3. O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável. No caso da maioria das estruturas conceituais para fins gerais, essa opinião expressa se as demonstrações contábeis estão apresentadas adequadamente, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro. [...] [grifo nosso]
Esse, certamente, é um dos dispositivos que mais aparece em provas. Segue mapa mental para ajudá-los na memorização.
 
Portanto, alternativa correta é B.
 
Ressalte-se que as demais alternativas contêm objetivos da própria administração, com supervisão geral dos responsáveis pela governança.
 
Quero ratificar o meu convite a vocês para conhecer meu material aqui no TEC. São Módulos de Auditoria e Questões das disciplinas comentadas por mim que podem ser acessadas no TEC. Esse material está adaptado às novas alterações das normas de auditoria e contempla mapas mentais, tabelas e esquemas para facilitar a memorização dos tópicos mais recorrentes em provas.
 
Estou na torcida pelo sucesso de vocês!
 
Grande abraço e até breve,
 
Tonyvan
 
 
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.