Recurso TCM-BA Auditor

por Marco Diniz em 12/04/2018

Fala moçada, tudo bem? Aqui é o Prof. Marco Diniz.

Pessoal, ontem saiu o gabarito preliminar do concurso para Auditor de Controle Externo do TCM-BA, concurso aplicado pelo CESPE.

Na prova de contabilidade, vejo que é possível pedir a anulação da questão 94, pois, na minha opinião, apresenta 2 alternativas corretas.

Acompanhe os detalhes abaixo:

QUESTÃO 94 – A mutação que ocorre no PL durante um período, vindo de transações e outros eventos não derivados de transações com os sócios na qualidade de proprietário é evidenciada pela demonstração contábil:

A) DMPL

B) DOAR

C) DFC

D) DVA

E) de resultados abrangentes.

Comentário:

Conforme o CPC 26, Resultado abrangente é a mutação que ocorre no patrimônio  líquido durante um período que resulta de transações e outros eventos que não sejam derivados de transações com os sócios na sua qualidade de proprietários. Assim, correta letra E.

Ocorre que a DMPL também evidencia o resultado abrangente do período conforme item 106 (a) do CPC 26, senão vejamos:

“A entidade deve apresentar a demonstração das mutações do patrimônio líquido conforme requerido no item 10. A demonstração das mutações do patrimônio líquido inclui as seguintes informações:

(a) o resultado abrangente do período, apresentando separadamente o montante total atribuível aos proprietários da entidade controladora e o montante correspondente à participação de não controladores;”

Nesses termos, correta também letra A. Corroborando esse entendimento, apresento duas questões elaboradas pelo próprio CESPE, vejamos:

(CESPE/MEC/Analista/2014) A  demonstração das  mutações do  patrimônio líquido permite identificar o fluxo de valores entre as contas componentes do patrimônio líquido, inclusive os resultados abrangentes, segregados em acionistas controladores e não controladores.

 

Gabarito Oficial: CERTO.

 

(CESPE/TCE-SC/Auditor/2016) Não podem constar na demonstração das mutações do patrimônio líquido de uma empresa as modificações das quais seus sócios participem em qualidade diferente de proprietários.

 

Gabarito Oficial: ERRADO.

 

Pelo gabarito oficial dessas 2 questões, fica claro o posicionamento do CESPE de que a DMPL evidencia os Resultados Abrangentes do Período. E não poderia ser diferente, haja vista a orientação do item 106 (a) do CPC 26.

Pelo exposto, sugerimos a anulação da questão por conter 2 alternativas corretas (letra A e E).

Gabarito provisório: Letra E.

 

Um abç.

Prof. Marco Diniz

Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.