Realidade do DF e entorno em concursos locais

por Rennyer Holanda em 19/09/2017
Fala galera concurseira, tudo beleza?
 
Pessoal, hoje gostaria de abordar um assunto importantíssimo com vocês, principalmente para aqueles que vão encarar o concurso da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) que está para se realizar em breve.
 
Como vocês devem saber, com a edição da Lei Distrital nº 5.768/2016, que alterou a Lei nº 4.949/2012, conhecida como lei dos concursos do DF, tornou-se obrigatória a cobrança de conhecimentos sobre a realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF), instituída pela Lei Complementar federal nº 94, de 16 de fevereiro de 1998. No concurso da CLDF essa matéria será cobrada no assunto de “Realidade do DF”.
 
Dito isso, alguns alunos têm me perguntado se há na base do TEC questões comentadas sobre essa matéria. A resposta é positiva meus amigos. Podemos encontrá-las, por exemplo, distribuídas nas matérias de Geografia, História e Atualidades e Conhecimentos Gerais. Para exemplificar e demonstrar a importância do tema nos concursos do DF, trago abaixo algumas questões que versam sobre o assunto pertinente.
 
01 – (CESPE - Soldado Policial Militar - PM DF - 2001) Brasília é fruto de um sonho político: o da transferência da capital para o coração do país. Essa imaginação, cultivada pelas elites brasileiras, teve uma longa história, que culminou em 1960. A respeito dos fatos que antecederam a criação de Brasília bem como seus desdobramentos atuais, julgue o item que se segue.
 
Juscelino Kubitschek, ao encaminhar o projeto de construção de Brasília, enfrentou apenas pequenas resistências políticas internas diante da grandeza dos seus objetivos.
 
Na verdade, ao encaminhar o projeto de construção de Brasília, JK enfrentou grandes resistências políticas internas diante da grandeza dos seus objetivos. Contrapondo as ideias de Juscelino, vários setores políticos pressionaram o então presidente para que mantivesse a capital no Rio de Janeiro. Além das pressões políticas, obstáculos econômicos e logísticos também constituíram alguns dos problemas enfrentados pelo Estado na construção da nova Capital Federal.
 
GABARITO: ERRADO.
 
02 – (CESPE - Soldado Policial Militar - PM DF - 2001) A organização social e política do atual Centro-Oeste brasileiro antes da transferência da capital para Brasília estava marcada pelo seu isolamento em relação ao próprio país.
 
Esse isolamento do Centro-Oeste brasileiro em relação ao próprio país foi uma das justificativas utilizadas por Juscelino Kubitschek para a construção de Brasília na porção central do país. Segundo o governo da época, a transferência da Capital Federal do Rio de Janeiro para Brasília promoveria a colonização de uma área do país pouquíssimo povoada, interiorizaria o progresso, desenvolveria a região nos âmbitos econômico, social e político e integraria o território ao restante do país.
 
GABARITO: CERTO.
 
03 – (CESPE - Soldado Policial Militar - PM DF - 2001) Instituído por lei federal, o DF possui importantes particularidades, tanto jurídicas quanto geográficas, em relação aos estados brasileiros, para a organização de seu território. A respeito dessa organização, julgue o item abaixo.
 
O DF poderá ser organizado em municípios, subdivisões políticas de cidades-satélites.
 
O DF é uma das 27 unidades federativas do Brasil, porém possui algumas peculiaridades que a diferenciam dos estados. Dentre as particularidades está a vedação da divisão do Distrito Federal em municípios, sendo que as aglomerações urbanas neste território são denominadas de regiões administrativas, existindo 31 atualmente (Brasília é uma delas). Cada região administrativa é gerida por um administrador regional, ou seja, não existe prefeito. É importante ressaltar que as regiões administrativas incluem os centros urbanos que surgiram nos arredores de Brasília e foram denominados de cidades-satélites (Taguatinga, Ceilândia, Sobradinho, Gama, por exemplo).
 
GABARITO: ERRADA.
 
04 – (CESPE - Soldado Policial Militar - PM DF - 2001) A Região Integrada do DF e Entorno (RIDE) compõe uma região metropolitana com características heterogêneas quanto a crescimento demográfico, índice de oferta de empregos e população economicamente ativa.
 
A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF) foi criada pela Lei Complementar nº 94/1998 sendo constituída pelo Distrito Federal, 19 municípios do estado de Goiás e dois municípios do estado de Minas Gerais.
 
Foi instituída com o objetivo de harmonizar as ações administrativas da União, do Distrito Federal, dos estados de Goiás e de Minas Gerais em busca de soluções para os problemas gerados pelo crescimento desordenado de Brasília e de seu entorno, que causou a conurbação da malha urbana dessas áreas resultando em uma região metropolitana.
 
Ademais, a criação da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno buscou sobrepor as dificuldades administrativas de gerir regiões com características tão heterogêneas, bem como viabilizar ações de dinamização econômica, de redução das desigualdades sociais e provisionar infraestruturas necessárias ao desenvolvimento em escala regional.
 
Fonte: Ministério da Integração Nacional
 
GABARITO: CERTO.
 
05 – (CESPE - Cabo Policial Militar - PM DF - 2005) O lago Paranoá sempre esteve presente nos projetos que participaram do concurso para a construção de Brasília. As obras da barragem foram iniciadas em 1957. Em setembro de 1959, as comportas foram fechadas e as águas, represadas. Finalmente, em 1960, o lago estava completo, com um espelho d’água que atingiu a cota de mil metros acima do nível do mar. Nascentes, córregos, riachos, ribeirões e rios compõem uma rede de relações de um sistema do qual o lago faz parte. Seu desenho é semelhante ao formato de avião traçado em Brasília. Ele também é usado para gerar energia e diluir esgotos por meio de duas estações de tratamento operadas pela CAESB.
 
Jornal da Comunidade, 7 a 13/5/2005, p. A8 (com adaptações).
 
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item seguinte.
 
Entre as funções atribuídas ao lago Paranoá, certamente está a de minimizar os efeitos do período de seca, típico da região escolhida para sediar a nova capital brasileira.
 
O Distrito Federal possui duas estações climáticas bem definidas: um verão quente e chuvoso (de outubro a março) e um inverno frio e seco (de abril a setembro). No final da estação seca a umidade relativa do ar cai drasticamente provocando problemas à saúde da população como, por exemplo, desidratação, dor de cabeça, ardência nos olhos e sangramento no nariz. Visando minimizar essa situação, o lago Paranoá foi construído em conjunto com a obra da nova Capital Federal tendo como um dos objetivos aumentar a umidade relativa do ar na sua área de influência.
 
GABARITO: CERTO.
 
06 – (CESPE - Cabo Policial Militar - PM DF - 2005) Formado artificialmente, o lago Paranoá teve altíssimo custo, pois a água era transportada em caminhões-pipa que percorriam longas distâncias.
 
De fato, o lago Paranoá é um ecossistema aquático continental formado artificialmente que, assim como a construção de Brasília, teve altíssimo custo. Entretanto, seu preenchimento se deu através do represamento das águas do rio Paranoá, recurso hídrico pertencente à bacia hidrográfica de mesmo nome que abrange a região geográfica do lago.
 
GABARITO: ERRADA.
 
07 – (CESPE - Cabo Policial Militar - PM DF - 2005) A ausência de saneamento impede que o lago Paranoá possa gerar atividades com algum significado econômico, a começar pela pesca.
 
Pelo contrário, a presença de saneamento permite que o lago Paranoá possa gerar atividades com algum significado econômico, a começar pela pesca. É importante salientar que o Distrito Federal possui uma das melhores infraestruturas de saneamento básico do país, o que favorece a mitigação de impactos relacionados a poluição e a contaminação de recursos hídricos da unidade federativa como o lago Paranoá.
 
GABARITO: ERRADA.
 
Nesse sentido, é importante salientar que essas e muitas outras questões sobre a matéria estão comentadas no site e acessíveis a assinantes do TEC.
 
No mais, fiquem atentos ao comando das questões para não cair nas pegadinhas da banca examinadora.
 
Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só entrar em contato.
 
Tenha foco, estabeleça metas para seus estudos e procure cumpri-las à risca! Estude com força e determinação que mais cedo ou mais tarde o resultado vai aparecer.
 
Bons estudos!
 
Forte Abraço,
 
Rennyer Holanda.
 
Contato: rennyerholanda@hotmail.com
 
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.