Questões de Regimento Interno da ALERJ

por Thiago Signoretti em 19/09/2016
Oi Pessoal!

Acabaram de sair dois editais de cargos muito bons da Assembleia Legislativa do Estado do RJ (ALERJ):
 
 
Em ambos os concursos há a cobrança de uma matéria específica deste órgão: Regimento Interno da ALERJ. O conteúdo é idêntico para os dois editais:

NOÇÕES DO REGIMENTO INTERNO DO PODER LEGISLATIVO:
 
Órgãos Legislativos. Estrutura e Organização Geral. Órgãos Internos das Câmaras Legislativas. a Mesa e sua composição. funções da Mesa. Comissões Parlamentares Permanentes e Temporárias. Comissões Mistas. Bancadas e Lideranças Partidárias. Colégios dos Lideres. Sessões. Plenário. Mandato. Controle Interno. Iniciativa no Processo Legislativo. Executivo. Legislativo. Judiciário. As Emendas. Espécies. Fontes. Titularidade. Objeto. Conteúdo. Natureza. Momento. Condição e controle de validade. iniciativa reservada. projetos de lei financeira. Admissibilidade do procedimento legislativo. Fases da Elaboração Legislativa. Incidentes no Processo Legislativo. Conclusões e Proposições.Da sanção ao projeto. Do Poder de Veto. Da Promulgação. Da Publicação. Decreto Legislativo.
 
Como é um assunto que só cai em provas da ALERJ temos que nos valer dos concursos anteriores deste Órgão para treinar. E aqui temos um problema: só há um concurso anterior que foi realizado em 2011 pela CEPERJ (o concursos atuais são organizados pela FGV). A boa notícia é que o edital da CEPERJ cobrou exatamente os mesmos pontos que a FGV está cobrando agora em seu edital (se quiser conferir clique aqui).
 
Foram 20 questões ao todo, distribuídas entre 3 cargos. E, claro, todas estão cadastradas e devidamente comentadas aqui no Tec.
 
  • Para baixar o PDF com enunciados e gabaritos \to clique aqui.
  • Para acessar o caderno de questões comentadas no Tec \to clique aqui.

Por fim, fiz um mapeamento sobre os dispositivos cobrados do RI nesta prova. O resultado é o seguinte:
 
 
 
 
Obviamente, devido a amostragem ser bastante pequena e a banca ser diferente é complicado fazer qualquer análise sobre os pontos com maior probabilidade de cobrança. Mas como diz o ditado: "em terra de cego, quem tem um olho é rei".
 
É isso pessoal! Bons Estudos!

Thiago
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.