QUESTÕES INÉDITAS - TJ/MA

por Cerque Pereira em 18/08/2019
Hello, pessoal.
 
Reforçando o trabalho e o compromisso com vocês. Eu e os professores Mário Frasson e Rogger Rocha estamos elaborando 60 questões inéditas (quando possível com esquemas) para o certame do Tribunal de Justiça do Maranhão – TJ/MA.
 
Tais questões abordarão as disciplinas em que a FCC não possui grande base, são 30 questões de Organização Judiciária Estadual e 30 questões de História e Geografia do Estado do Maranhão.
 
Divisão das questões
 
Organização Judiciária Estadual:
 
Organização Judiciária - COJE - LC 14/91: 20 questões.
 
Custas Judiciais: 02 questões.
 
Planos e Carreiras - Leis 8.032/03 e 8.715/07: 03 questões.
 
Regimento Interno: 05 questões.
 
Total: 30 questões.
 
Caderno de questões: https://tec.ec/s/QpEFJ
 
História e Geografia do Estado do Maranhão:
 
História: 15 questões.
 
Geografia: 15 questões.
 
Total: 30 questões.
 
Caderno de questões: https://tec.ec/s/QpqKT
 
Total 60 questões.
 
Caderno com as 60 questões: https://tec.ec/s/QpqJv
 
Metodologia de elaboração
 
Em Organização Judiciária Estadual, a metodologia utilizada foi a de máxima adaptação em relação às questões da base da banca organizadora, a FCC. Mais de 50% são adaptações e as outras, que chamamos de inéditas, o assunto foi mantido, exemplo, se a questão da base abordava sobre deveres dos magistrados, mas não era possível adaptação, foi elaborada uma questão sobre deveres.
 
A disciplina de Organização Judiciária do Estado está dividida, principalmente, entre o COJE, Regimento Interno e Estatuto dos Servidores. Como a parte do Estatuto dos Servidores Estaduais é uma cópia da Lei nº 8.112, e em grande parte as questões abordam conceitos como cargo, classe, quadro, formas de vacância, exoneração e outros, dessa forma, há uma vasta quantidade de questões na base, bastando utilizar o filtro Estatuto dos Servidores Estaduais e Municipais > FCC, nosso foco aqui ficou no COJE, Regimento Interno, as leis que abordam o plano de carreiras e as leis das custas e emolumentos.
 
Em relação à geografia do maranhão, as questões inéditas abordam fragmentos de textos, uso de imagens e mapas no enunciado base, e estão distribuídas em questões de alternativas variadas para marcação da correta e as vezes a incorreta. Sendo que as 15 questões estão dispersas por todos os assuntos tratados no edital.
 
Já em história, nos desdobramos para trabalhar assuntos como a Balaiada e a Revolta de Bequimão por terem tido certa repercussão nacional e sendo abordados por diversos concursos. Além disso a historiografia acaba por não os reduzir à história estadual.
 
Na nossa classificação de questões, ocorre o mesmo, muitas questões sobre esses temas, que são objeto do edital do TJ-MA, estão colocadas sob as rubricas de Movimentos Emancipacionistas e Revoltas Provinciais.
 
Para a elaboração das questões, optamos por não abordar tanto esses temas que possuem um número significativo de questões de outros concursos. Mantendo nosso foco, então, na especificidade estadual e os fenômenos locais e em outros temas que não chamam a atenção de outras bancas em outros concursos.
 
Todas essas novas questões serão cadastradas na categoria "História dos estados e municípios".
 
Foi observado tanto a maneira como a banca constrói suas questões de História quanto a forma de abordar os conteúdos de maneira mais abrangente. Disso resultou também uma variação importante no nível de dificuldade das questões.
 
A FCC costuma, em alguns concursos, elaborar questões pouco analíticas. Ainda que esse tipo de abordagem esteja presente em algumas das novas questões, a nossa preocupação central foi repassar a você o maior número de possibilidades de medir os seus conhecimentos, abordando diversos aspectos e temas na elaboração das alternativas.
 
Observações
 
Além das questões inéditas/adaptadas com esquemas, o Tec também disponibilizou para vocês cadernos de questões por matéria, essa divisão é o que chamamos de guia de estudos. Essa contém, além de informações relacionadas ao concurso, nossos Cadernos Prontos (de todas as disciplinas e com base no edital) para vocês salvarem diretamente na Pasta de estudos.
 
Exemplos
 
Feita essas explicações, agora trago para vocês alguns exemplos de questões adaptadas/inéditas que elaboramos:
 
Enunciado:
945779 (adaptada de #150217) Tec - Analista Judiciário (TJ MA)/Direito/2019/"Inéditas"
    
Com relação a Organização Judiciária do Estado do Maranhão considere as seguintes assertivas a respeito da Divisão Judiciária.
 
I. A comarca, que será constituída exclusivamente por único termo judiciário, terá a denominação daquele que lhe servir de sede.
 
II. Cada município corresponde a um termo judiciário, cuja denominação será a mesma daquele.
 
III. As comarcas serão classificadas pelo Tribunal de Justiça em quatro entrâncias, pretendente, inicial, intermediária e final.
 
De acordo com a Lei Complementar nº 14, de 17 de dezembro de 1991 e suas alterações está correto o que se afirma APENAS em
 
a) I e II.
 
b) I e III.
 
c) I.
 
d) II e III.
 
e) II.
 
Comentários:
Gabarito: LETRA E.
 
Com relação a Organização Judiciária do Estado do Maranhão considere as seguintes assertivas a respeito da Divisão Judiciária.
 
A questão aborda o Título II Da Divisão Judiciária e seu art. 6º, confira.
Art. 6º O território do Estado, para os efeitos da administração da Justiça Comum, divide-se em comarcastermos judiciários e zonas judiciárias.
 
Item I incorreto. A comarca, que será constituída exclusivamente por único termo judiciário, terá a denominação daquele que lhe servir de sede.
§1º A comarca, que pode ser constituída por mais de um termo judiciário, terá a denominação daquele que lhe servir de sede.
 
Portanto a comarca não é constituída por único termo judiciário, ela pode ter mais de um.
 
Item II correto. Cada município corresponde a um termo judiciário, cuja denominação será a mesma daquele.
§7º Cada município corresponde a um termo judiciário, cuja denominação será a mesma daquele.
 
Item III incorreto. As comarcas serão classificadas pelo Tribunal de Justiça em quatro entrâncias, pretendente, inicial, intermediária e final.
§2º As comarcas, divididas em três entrânciasinicial, intermediária e final, serão classificadas pelo Tribunal de Justiça, por maioria absoluta de seus membros, nos termos desta Lei, obedecendo aos seguintes critérios:
I – comarcas de entrância inicial: as comarcas com um único juiz;
II – comarcas de entrância intermediária: as comarcas com mais de um juiz; 
III – comarcas de entrância final: as comarcas com mais de um juiz e mais de duzentos mil eleitores no termo sede da comarca.
De acordo com a Lei Complementar nº 14, de 17 de dezembro de 1991 e suas alterações está correto o que se afirma APENAS em
 
a) I e II.
 
b) I e III.
 
c) I.
 
d) II e III.
 
e) II.
 
Esquematizando¹: Art. 6º e § 2º.

¹ Elaborado pelo autor do comentário
 
 
Esquematizando
 
Confira alguns dos nossos esquemas.
 
Esquematizando¹: Art. 5º e seus parágrafos.
 
Esquematizando¹: Art. 129 e seus parágrafos.
 
 
Esquematizando¹: Art. 22 e § único.
 
 

Pessoal, enfim, deixo aqui para vocês meus sinceros votos de sucesso, e precisando não hesitem em nos chamar.
 
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.