Questão Comentada SEFAZ-SP

por Ena Glaucia em 29/03/2013
 
Hi class,

        Poucos dias antes do concurso SEFAZ-SP, publiquei um artigo que tratava do assunto que caiu em uma das questões da prova. E foi justamente a questão pegadinha e que pegou muita gente ! A maioria , pelo menos dos que me escreveram, ficaram em dúvida entre o ANY e o NO. Lá no meu artigo, falei do uso do ANYTHING ( ANY + THING) e NOTHING (NO + THING) em frases negativas.  Expliquei que se a frase já tiver um elemento de negação como DON’T, DOESN’T, DIDN’T se usa o ANY, e se não tiver, se usa o NO. Feliz coincidência para quem leu meu artigo, pois foi isso mesmo que foi cobrado na questão :D, vejamos:

(SEFAZ-SP-FCC-2013)61. A alternativa que preenche corretamente a lacuna A é

(A) any.= nenhum(negativa), algum( interrogativa)
(B) lots.= muito
(C) some.= algum, um pouco(afirmativa)
(D) little.= pouco
(E) no = não,nenhum
 
“Many middle- and upper-middle-class taxpayers pay the AMT, while most wealthy taxpayers do not, and thousands of millionaires payAincome tax at all,” Olson said.
 
“Muitos contribuintes da classe média e classe média alta pagam a ATM, enquanto contribuintes ricos não o fazem, e milhares de milionários pagam ..A..... imposto de renda de jeito nenhum (de forma alguma),” disse Olson.
 
Ainda que o candidato não entendesse bem o parágrafo, mas se soubesse que o AT ALL é usado tradicionalmente em frases negativas, dava pra sacar olhando pro final da frase, que a resposta é NO.

Agora, se a frase fosse assim:

 
“Many middle- and upper-middle-class taxpayers pay the AMT, while most wealthy taxpayers do not, and thousands of millionaires DON’T payAincome tax at all,” Olson said.
 
“Muitos contribuintes da classe média e classe média alta pagam a ATM, enquanto contribuintes ricos não o fazem, e milhares de milionários NÃO pagam ..A..... imposto de renda de jeito nenhum (de forma alguma),” disse Olson.

 
Então caberia o any no espaço, pois a frase já estaria com um elemento de negação, o DON’T. Isso foi o que alguns alunos que marcaram ANY, me perguntaram: mas por que tá errado, se ANY significa nenhum?? Ok, ele tem este significado SE a frase JÁ estiver na negativa, como expliquei no meu artigo passado.
Quanto às outras opções, lots, some e little, todas expressam positividade, então nenhuma delas cabe pois a frase está negando.

 
GABARITO: E (de Eu Vou Passar, de Estratégia, de Ena) ;)

 
Resumo da ópera:
ANY é usado: 1. Em frases negativas. 2. Em afirmativas significando qualquer. 3. Em interrogativas na sua maioria

 
Fonte de Referência: Reading and Writing Course – Sinclair College, Dayton - Ohio
 
Quanto às outras questões, não encontrei nenhum motivo de recurso.
 
See you e Have a Nice weekend !
 
Ena Smith
enaglaucia@gmail.com

Cursos escritos: http://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos-materia/23/ingles

Facebook: https://www.facebook.com/ena.smith.79
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.