Questão Comentada de Direito Civil - AJAJ - TRE/RJ

por Anderson Hermano em 03/11/2012
Prezados amigos,

Vamos aprender mais um pouco sobre o tema anulabilidade dos negócios jurídicos resolvendo a questão abaixo, a qual foi cobrada no concurso do TRE/RJ para o cargo de analista judiciário - área judiciária.

(TRE/RJ - AJAJ - 2012 – CESPE)
 
Com relação a direito civil, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e do Adolescente e Código de Defesa do Consumidor, julgue o item a seguir.
 
O negócio jurídico realizado mediante representação é anulável se houver conflito de interesses entre o representante e o representado, desde que haja previsão para tal no contrato celebrado. O prazo prescricional para a anulação, nesse caso, é de cento e oitenta dias, contado da assinatura do contrato ou da cessação da incapacidade.
 
Comentários:

O item está errado. De acordo com o art. 119, CC, é anulável o negócio concluído pelo representante em conflito de interesses com o representado, se tal fato era ou devia ser do conhecimento de quem com aquele tratou. E o parágrafo único, do mesmo diploma, prescreve que é de cento e oitenta dias, a contar da conclusão do negócio ou da cessação da incapacidade, o prazo de decadência para pleitear-se a anulação prevista neste artigo.

Desse modo, a questão está errada em três pontos: primeiro, por afirmar que o negócio jurídico nas condições mencionadas será anulável desde que haja previsão para tal no contrato celebrado. Independente de previsão contratual, a causa de anulabilidade decorre da lei e basta que o fato fosse ou devesse ser do conhecimento da pessoa com quem o representante tratou. Além disso, a questão está errada por afirmar que o prazo de 180 dias é prescricional, sendo que o mencionado dispositivo legal é expresso em definir que se trata de prazo de decadência. Por fim, o prazo para anulação é contado a partir da  conclusão do negócio ou da cessação da incapacidade e não da assinatura do contrato ou da cessação da incapacidade.

Forte abraço.

Conheça os nossos cursos em: http://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos-professor/3220/anderson-hermano
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.