Questão sobre Amostragem da Cespe: 'Cai com frequência!'

por Tonyvan de Carvalho em 01/03/2019
Olá, Concursante!
 
Hoje exploraremos um modelo de questão que vem CAINDO com frequência nas provas de Auditoria. 
 
Veja como ela CAI nas provas da CESPE:
 
1. (CESPE – AUDITOR FISCAL – SEFAZ RS - 2019) Em auditoria, o tamanho da amostra é influenciado por vários fatores, mas deve possibilitar que o auditor faça inferências  sobre toda a população. Entre esses fatores, aquele que possibilita reduzir o tamanho da amostra é o aumento.
A) na taxa tolerável de desvio.
 
2. (CESPE - Perito Criminal da Polícia Federal/Área 1/ Ciências Contábeis - 2018) Julgue os itens a seguir, relativos aos trabalhos de auditoria e perícia.
Na definição do tamanho da amostra que o auditor utilizará para formar sua opinião sobre as demonstrações contábeis da auditada, quanto maior for o valor da distorção esperada na população analisada, maior deverá ser o tamanho da amostra.
 
3.(CESPE - Contador (DPU) - 2016) A respeito do planejamento dos trabalhos de auditoria governamental, da fraude e do erro, dos testes, das técnicas e da amostragem estatística em auditoria, julgue o próximo item.
Para reduzir o erro tolerável em uma amostra aleatória simples, é necessário que o auditor também reduza o tamanho da amostra.
 
4. (CESPE - Analista Judiciário (CNJ) / Contabilidade / Administrativa - 2013) A respeito das normas de auditoria aplicáveis ao setor público, julgue o item subsequente, considerando que a sigla TCU corresponde ao Tribunal de Contas da União.
Considere que, na determinação da quantidade de processos licitatórios a serem analisados em uma auditoria, o auditor tenha determinado o nível de confiança estatística em 95% e um erro tolerável de 5%, com emprego da amostragem aleatória simples. Nessa situação, durante o processo de revisão, se a supervisão da equipe de auditoria sugerir reduzir o erro tolerável, será necessário aumentar o tamanho da amostra, mantendo-se o mesmo nível de significância.
 
Comentários:
 
Questão difícil e recorrente em todas as bancas de concursos! Ela relaciona um dos fatores que altera o tamanho da amostra. Nesse tipo de questão temos que ficar atentos qual efeito provocado na amostra quando esse fator é alterado, ou seja, se ele tem uma relação direta ou inversa, quando comparado ao tamanho dela. Ela vem caindo constantemente nas provas da Cespe quando o assunto “amostragem” está previsto no edital. 
 
Vocês poderiam responder todas essas questões por meio do Mapa Mental “Quadro Mágico”. Os apêndices 2 e 3, da NBC TA 530, traz um resumo desses fatores com suas relações. Veja:
 
 
Nota-se que são vários fatores, mas a Cespe adora a relação entre “taxa tolerável de desvio” e “tamanho da amostra”. Olhando a tabela acima, verifica-se que essa RELAÇÃO É INVERSA!
 
Dessa forma, temos os seguintes gabaritos para as questões:
 
Gabarito das questões: 
 
1) CERTO   2)CERTO 3) ERRADA  4) CERTO
 
Venha conhecer o nosso material teórico que está disponível juntamente com os comentários das questões, em conformidade com a árvore de assuntos de Auditoria. Esse material está ATUALIZADO e adaptado às novas alterações das normas de auditoria e contempla mapas mentais, tabelas e esquemas para facilitar a memorização dos tópicos mais recorrentes em provas.
 
Bom carnaval e firme nos estudos!
 
Grande abraço,
 
Prof. Tonyvan
 
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.